Champanhe feito no Brasil? Isso é possível? Sim! Decerto, a vinícola Peterlongo que fica no Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul é a única vinícola que pode usar essa denominação fora da França!
E a vinícola que fica no centro da cidade possui uma visitação que vale muito a pena. Então, nela entendemos mais sobre sua história e provamos vários espumantes magníficos!
O que você verá nesse post
Vinícolas em Garibaldi
A cidade de Garibaldi é conhecida como a capital do espumante no Brasil. Portanto, nela estão localizados três vinícolas importantes: Vinícola Garibaldi, a francesa Chandon e a Vinícola Peterlongo.
E como ficamos hospedados na cidade de Garibaldi, fomos a pé até a visitação. Assim, ninguém precisaria dirigir depois e poderíamos voltar os dois bem felizes! hahaha
Vinícola Peterlongo telefone
Primeiramente, agendamos a visitação previamente via WhatsApp. De fato a resposta foi rápida e bem cordial. Perguntaram quantas pessoas iriam participar e qual o melhor horário. Há horários tanto de manhã quanto a tarde.
O telefone para contato via WhatsApp (54) 98114-3844. Por e-mail eventos@peterlongo.com.br.
E qual o valor da visitação?
Nós pagamos o valor de 49 reais por pessoa em novembro de 2020.
A visitação
Assim, nosso tour teve a orientação da Aline que foi nossa guia para as explicações e nos guiou na degustação das bebidas.
A fim de sanar todas as suas dúvidas, vou te contar como é a visita.
A visita começa pela história da vinícola com a imigração italiana e como eram processadas as uvas naquela época.
Assim, foi interessante ver a mente brilhante do senhor Armando Peterlongo que revolucionou a empresa criada de forma simples por seu pai e transformou numa marca conhecida no país inteiro!
“Benditas sejam as mulheres, pois elas fazem tudo com amor”. Era uma das frases do Sr. Armando. Ele foi um dos primeiros empresários a contratar mulheres e pagando conforme as leis trabalhistas da época.
Similarmente, caso você esteja procurando por Pousadas em Bento Gonçalves, de uma olhada nesse nosso post. Acho que você vai gostar!
Champanhe produzido no Brasil, pode?
Desde o início, a produção dos espumantes era feita da maneira tradicional como o champagne francês.
Então, a Vinícola Peterlongo após brigar na justiça contra os franceses consegue estampar em seus rótulos a denominação Champagne. É a única fora da França autorizada a usar.
Degustação
Em seguida, foi a hora de degustar algumas das bebidas produzidas ali. Inegavelmente, achei a proposta muito interessante.
Foram servidos 4 espumantes do mais seco para o mais doce.
Então, o primeiro foi um legitimo champanhe Nature que possui 0% de açúcar. É o mais seco na escala. Mas, achei simplesmente sensacional. Foi o meu preferido.
Afinal vale a pena?
Em conclusão, foi uma visita positiva em todos os aspectos. Foi realmente uma tarde agradável. As bebidas foram sensacionais. Similarmente a esse passeio, visitamos a Vinícola Miolo e a Vinícola Garibaldi.
Aliás, nós ficamos 30 dias em Garibaldi nesse Airbnb e foi excelente! Assim, fomos a pé até a vinícola Peterlongo Vale dos Vinhedos e também a Garibaldi.
Samantha
Adoro espumante. Acho que essa visita vou gostar de fazer.
Will Kamiji
Otima dica!! Deu vontade de fazer esse tour! 😀
Alcir Soares
Estaremos no Vale dos Vinhedos em fevereiro 2021 e já vou anotar essa visita no nosso roteiro!
Will Kamiji
Vão adorar!!