7 comentários
-
Samantha
Adoro espumante. Acho que essa visita vou gostar de fazer.
-
Alcir Soares
Estaremos no Vale dos Vinhedos em fevereiro 2021 e já vou anotar essa visita no nosso roteiro!
Champanhe feito no Brasil? Isso é possível? Sim! Decerto, a vinícola Peterlongo que fica no Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul é a única vinícola que pode usar essa denominação fora da França!
E a vinícola que fica no centro da cidade possui uma visitação que vale muito a pena. Então, nela entendemos mais sobre sua história e provamos vários espumantes magníficos!
A cidade de Garibaldi é conhecida como a capital do espumante no Brasil. Portanto, nela estão localizados três vinícolas importantes: Vinícola Garibaldi, a francesa Chandon e a Vinícola Peterlongo.
E como ficamos hospedados na cidade de Garibaldi, fomos a pé até a visitação. Assim, ninguém precisaria dirigir depois e poderíamos voltar os dois bem felizes! hahaha
Primeiramente, agendamos a visitação previamente via WhatsApp. De fato a resposta foi rápida e bem cordial. Perguntaram quantas pessoas iriam participar e qual o melhor horário. Há horários tanto de manhã quanto a tarde.
O telefone para contato via WhatsApp (54) 98114-3844. Por e-mail eventos@peterlongo.com.br.
Nós pagamos o valor de 49 reais por pessoa em novembro de 2020.
Assim, nosso tour teve a orientação da Aline que foi nossa guia para as explicações e nos guiou na degustação das bebidas.
A visita começa pela história da vinícola com a imigração italiana e como eram processadas as uvas naquela época.
Assim, foi interessante ver a mente brilhante do senhor Armando Peterlongo que revolucionou a empresa criada de forma simples por seu pai e transformou numa marca conhecida no país inteiro!
“Benditas sejam as mulheres, pois elas fazem tudo com amor”. Era uma das frases do Sr. Armando. Ele foi um dos primeiros empresários a contratar mulheres e pagando conforme as leis trabalhistas da época.
Desde o início, a produção dos espumantes era feita da maneira tradicional como o champagne francês.
Então, a Vinícola Peterlongo após brigar na justiça contra os franceses consegue estampar em seus rótulos a denominação Champagne. É a única fora da França autorizada a usar.
Em seguida, foi a hora de degustar algumas das bebidas produzidas ali. Inegavelmente, achei a proposta muito interessante.
Foram servidos 4 espumantes do mais seco para o mais doce.
Então, o primeiro foi um legitimo champanhe Nature que possui 0% de açúcar. É o mais seco na escala. Mas, achei simplesmente sensacional. Foi o meu preferido.
Em conclusão, foi uma visita positiva em todos os aspectos. Foi realmente uma tarde agradável. As bebidas foram sensacionais. Similarmente a esse passeio, visitamos a Vinícola Miolo e a Vinícola Garibaldi.
Aliás, nós ficamos 30 dias em Garibaldi nesse Airbnb e foi excelente! Assim, fomos a pé até a vinícola Peterlongo Vale dos Vinhedos e também a Garibaldi.
Adoro espumante. Acho que essa visita vou gostar de fazer.
Estaremos no Vale dos Vinhedos em fevereiro 2021 e já vou anotar essa visita no nosso roteiro!