Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos - Latitude Infinita
Latitude Infinita

Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos

Certamente você já ouviu falar nos vinhos da marca Miolo, não é verdade? Mas, sabia que é possível visitar a vinícola Miolo no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul?

Vale dos Vinhedos

Provavelmente, você já ouviu falar no Vale dos Vinhedos. Se não, é uma região que compreende três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Em resumo, existem duas vias principais onde estão localizadas a maioria dos vinícolas. A RS 444 e a Via Trento.

A Vinícola Miolo se encontra na RS444. Facilmente acessada das 3 cidades citadas. Nós nos hospedamos na cidade de Garibaldi. Portanto, algo em torno de 25 minutos da porta do nosso apartamento, já estávamos na vinícola.

Vinícola Miolo Telefone

Normalmente, não é necessário agendamento para as visitas. Porém, no site, eles solicitam que caso o grupo seja maior que 15 pessoas, agendar pelo telefone (54) 2102-1537 ou pelo e-mail visita@miolo.com.br.

Valor da visita

O custo da visita e degustação foi em dezembro de 2020 R$35,00. Porém, vale lembrar que desse valor, há um bônus de R$10 de desconto nos produtos da loja.

O Tour na Vinícola

O tour começa do lado de fora, mostrando e explicando exatamente as variedades das uvas. Na Miolo, eles produzem vários tipos de uvas de diferentes partes do mundo. Inclusive, na época em que se colhem as uvas é possível as pessoas colherem as uvas e provarem!

Em seguida, conhecemos alguns dos processos na produção dos vinhos. A Miolo é uma das maiores produtoras de vinhos do Brasil!

visita vinícola miolo

Curiosidade

A Miolo também produz espumantes pelo método tradicional. Como é isso? Nesse método, o gás que a bebida possui é produzida dentro da própria garrafa com leveduras que são inseridas. Assim, as garrafas ficam nessa posição curiosa.

Com isso, nos explicaram e mostraram como seria a bebida caso essa levedura não fosse retirada depois. Desse modo, teríamos um espumante turvo e com grumos. Para isso, vira -se as garrafas para baixo que assim, as leveduras são concentradas perto do bico e facilmente retiradas depois (ufa!)

metodo tradicional espumante
  • Aliás, ficamos 30 dias na cidade de Garibaldi visitando todo o Vale do Vinhedo num Airbnb. Caso tenha interesse, deixamos um link com a nossa hospedagem para você poder conferir!

Degustação (ou melhor hora!)

Por fim, organizaram mesas com 4 taças enfileiras para apreciação e explicação de alguns dos produtos. E quais vinhos serviram? Vou deixar essa pergunta em aberto para não estragar a surpresa para quando você visitar :D.

Aliás, um dos vinhos servidos durante a degustação

Concluindo, visitar a Vinícola Miolo no Vale dos Vinhedos é um passeio que vale a pena. Primeiramente é um lugar muito bonito. Segundo, aprendemos algo sobre os vinhos e, por fim, degusta se boas bebidas podendo ainda levar para casa algumas garrafas.

Caso tenha interesse, fizemos esse post sobre a visita na Vinícola Garibaldi!

Hospedagem no Vale dos Vinhedos – Airbnb em Garibaldi
Vale mesmo a pena ir no Buraco do Padre?
Sequência de Camarão: Prato típico de Santa Catarina
8 comentários
  • Juvenal

    Que legal !! Estava na dúvida em quais vinícolas visitar e já vou incluir essa no meu roteiro

    Responder
  • Mônica

    Nossa! Tomei um vinho deles ontem, acredita? Gostei de saber como é o passeio e na próxima ida a Vale dos Vinhedos vou querer conhecer a Miolo. Obrigada casal simpático! Uma dúvida: Vocês filmaram né? Quero assistir!

    Responder
  • Alcir Soares

    Que lugar bonito!! Já quero visitar quando formos no Rio Grande do Sul. Sabe se aceitam cartão?

    Responder