Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Como é ser Nômade Digital: Quais os prós e contras?

Como é ser Nômade Digital: Quais os prós e contras?

Você já imaginou viver todo mês em um lugar diferente, um bairro diferente, uma cidade diferente ou um país diferente? Pois é! É isso que estamos fazendo a um ano. Nós trabalhamos pela internet. O que mais precisamos de uma residência nova é que a internet seja boa, que a cama seja confortável e que tenha espaço para que possamos trabalhar. Parece simples esses pedidos, né? Mas de fato não é assim tão fácil. Por isso, hoje eu vejo te contar como está sendo toda essa nossa experiência de vida e te ajudo a entender melhor tudo isso.

Uma coisa que precisa ficar bem clara é que quando escolhemos esse estilo de vida, já sabíamos que encontraríamos problemas pelo caminho. Mas que no geral teríamos bem mais benefícios do que malefícios. E isso é algo que você precisa ter em mente, ok?

O que são nômade digital?

Hoje em dia esse termo ficou bem conhecido e difundido. Resumindo é poder trabalha de forma remota de qualquer lugar do mundo. Sem a necessidade de ir para um escritório, mas sim se conectando a sua empresa e/ou ao seu cliente via internet.

A ideia de ser nômade é conseguir trabalhar com algo que seja rentável e viver em um local mais em conta. Pelo menos esse é o nosso estilo. Trabalhamos pela internet e tentamos ficar em cidades na baixa temporada, evitando sempre as altas temporadas e os preços elevados.

Eu trabalho com edição de vídeo, criação de conteúdo de viagem e gerenciamento de canais de YouTube. Bastante coisa né? Mas esses itens se completam e eu posso viver viajando e escrevendo mais e mais roteiros e dicas incríveis para você. Por falar nisso, já viu nosso canal no YouTube? Mostramos muita coisa que ninguém mostra pelo mundo.

Por sinal já fiz um vídeo contando as vantagens e desvantagens por lá

Nômade digital é o mesmo que tirar um ano sabático?

O que precisa ficar bem claro aqui é que ser nômade digital é diferente de tirar um ano sabático, por exemplo. Eu preciso trabalhar todo dia, faço meus horários e as vezes trabalho de madrugada para entregar meus projetos. Então, a prioridade não é curtir a vida adoidado (por mais que esse seja o sonho) e sim trabalhar dentro de casa e no horário livre curtir a cidade nova.

Tipo você quando sai do trabalho sabe? Você tem seu horário fixo, mas quando termina o trampo vai passear no parque. Vai tomar uma cerveja no bar. Vai passear no centro da sua cidade. É a mesma coisa, a única diferença é que eu estou em um lugar totalmente diferente no mês seguinte.

Por sinal, se você quiser que eu edite seus vídeos (seja o assunto que for) e transfira tudo o que você pensou para a tela, entre em contato comigo: [email protected]

Por que ser nômade digital?

Certamente você vai ver nas vantagens e desvantagens que ser nômade é algo que você precisa querer. É para aquele tipo de pessoa que gosta de estar em um lugar diferente sempre, que gosta de mudar a rotina e que não é apegado as coisas materiais. Sim, as coisas materiais você vai ter que vender ou deixar para trás. Acredite, viver com uma mala de mão ou uma mala despachada não é tão simples como parece. Vou contar mais sobre as malas em um outro post por aqui.

Minha mãe gosta de me definir para as amigas como “ela não gosta de ficar trancada em um lugar e só. Não quer ver o mundo só nas férias. Ela quer trabalhar e viver a vida ao mesmo tempo e não esperar a aposentadoria pra isso“. Acho que resume bem em como ser nômade.

Você vai precisar gostar de coisas novas. Se for mudar de país então, mais ainda. Por exemplo, se você for ser nômade e ficar 30 dias na China, vai precisar ir ao mercado local, encontrar novos produtos, provar coisas diferentes. Ter a mente e o coração aberto é um dos requisitos para ser nômade.

Quanto tempo um nômade fica na cidade?

Isso vai depender de cada nômade digital. No nosso caso preferimos ficar um mês em cada hospedagem, não mais que isso e nem menos que isso. Aliás recomendo que você pesquise 30 dias, já que a maioria das plataformas de casa por temporada dão desconto para longas estadias.

No nosso caso, escolhemos viver em Airbnb e procuramos sempre com 30 dias de reserva. Há hospedagens na plataforma que dão 50% de desconto para uma longa estadia. Então aproveitamos essa facilidade e desconto.

O tempo na cidade em si vai depender de quanto você vai gostar do lugar e também do seu visto. No caso, o visto para caso você esteja fora do país. Na pandemia nós escolhemos ficar de 30 a 60 dias em cada destino, mas sempre mudando de 30 em 30 dias de casa. Ficamos mais tempo em Curitiba, por ser a nossa cidade base e por já estarmos habituados com a região.

Por exemplo: nesse vídeo estávamos de mudança para Florianópolis por 30 dias

Vantagens e Desvantagens de ser Nômade Digital

Conhecer lugares diferentes fora do seu roteiro

O primeiro ponto positivo é que você vai conhecer vários cantos diferentes. Veja pelo nosso exemplo: Nós queríamos visitar o vale dos vinhedos, lá no Rio Grande do Sul. Como cidade base, nós conhecíamos Bento Gonçalves, mas as opções em Bento não estavam boas para aquele mês. E isso é algo que pode acontecer durante a sua busca, tá? Há momentos em que você vai procurar uma região e as opções serão mínimas ou muito caras, enquanto que na cidade vizinha o valor pode ser bem melhor e ter mais opções.

Sendo assim, ao invés de ficarmos em Bento Gonçalves, ficamos em Garibaldi. E acredita que nós amamos a cidade? Foi uma cidade incrível, o apartamento era ótimo e super valeu a pena.

Aliás essa hospedagem foi uma das melhores que já ficamos

Um ponto negativo de viver de Airbnb em Airbnb é que pode ter problemas ao longo do caminho. As vezes as fotos mentem. Ou a internet não funciona como o prometido e o anfitrião não quer resolver. Existem esses e outros possíveis problemas no Airbnb e você terá que ter jogo de cintura para resolver. Mas tem como resolver, tá? O Airbnb dá assistência quanto a isso.

+ leia: Experiência boa e ruim no Airbnb

Nômade digital viaja todo mês?

Sim! Pelo menos esses dois nômades aqui viajam. O lado super positivo disso é que mudamos sempre. Então sabe aquele vizinho que faz barulho, que arrasta os móveis de madrugada? Ou quando tem obra no prédio e não para nunca o barulho? Você só vai escutar a obra durante um mês.

Quando nós morávamos de aluguel e tínhamos problema com o ralo do banheiro, por exemplo, era de nossa responsabilidade resolver. Chuveiro parou de funcionar? Está dando mofo no banheiro? Tudo isso tínhamos que resolver. Mas hoje em dia não. Hoje em dia nós apenas informamos ao proprietário da casa e ele resolver (ou durante a hospedagem ou quando sairmos). Vou te dizer que esse é um dos itens que eu mais gosto de ser nômade hehe

O lado negativo de viajar todo mês é fazer a mala todo mês. Eu já me acostumei e confesso que já nem tiro tudo da mala como antes. Mas a questão é que você vai precisar fazer a mala, colocar sua mochila nas costas, guardar seus equipamentos de trabalho e mudar de lugar. Outro ponto é que você tem que administrar seu tempo muito bem para que esse dia da mudança não caia bem no seu dia de entregar um trabalho, ou algo do gênero.

Nômade digital tem rotina?

Tem, mas é diferente. Esse é um ponto tanto positivo, quanto negativo. Você precisa se adaptar a uma nova realidade todo mês, desde mudar de casa e entender essa nova casa, como lidar com uma internet nova (as vezes ótima, as vezes nem tanto). Você vai acabar criando novos hábitos em cada novo lugar que for.

Por exemplo, ficamos em um Airbnb perto de um parque em Curitiba que fez com que o Will fosse correr todos os dias – e isso fez muito bem pra ele. Em compensação já ficamos em um que não saímos de casa, nem pra colocar o pé pra fora, a redondeza não era muito boa.

por sinal falamos sobre isso nesse vídeo

Você vai perceber ao longo do tempo que esse processo de nova rotina fica mais fácil. A princípio sofríamos um pouco para nos adaptar, hoje em dia já é muito mais rápido. Pois eu acho que esse é um dos pontos de ser nômade digital, você vai se adaptando e aprendendo a se adaptar mais rápido.

Antes sofríamos pensando que tínhamos que mudar de casa e que iriamos sentir saudade do bairro ou do sofá, por exemplo. Hoje sempre que alugamos um novo lugar ficamos animados. Procuramos no google maps, ficamos olhando as ruas dos lados, quais restaurantes tem, quais mercados, quais parques. Hoje a mudança já é bem vinda.

Aliás meditação e leitura foi algo que o Will aprendeu e isso ajudou na rotina matinal dele

Tem ponto negativo de ser nômade digital?

Claro que tem! Tudo na vida tem um lado positivo e outro negativo. Ficar doente, por exemplo, é péssimo quando se é nômade. Will teve intoxicação alimentar em Garibaldi e ficou bem ruim. Ainda bem que somos um casal e eu pude ajudar nisso, já que eu fui até a farmácia e mercado para conseguir deixá-lo mais confortável e medicado. Mas imagine se fosse só ele? Não tem uma mãe na porta do lado. Um irmão no bairro próximo que pode vir ajudar. Ficar doente com certeza é um ponto bem negativo.

Você vai sentir saudade, seja das pessoas que conviviam com você ou da comida do seu bairro. Algum tipo de saudade você vai sentir. No nosso caso, nossas famílias não vivem na mesma cidade, então nós já lidávamos com a distância bem. Sendo assim, tudo dependerá de como é a sua vida hoje em dia.

Você precisa vencer seus medos e limites

Em resumo viver de lugar em lugar não será fácil. Desse modo o importante é você ter um plano, seguir esse plano e no meio do caminho mudar. Você vai perceber que a mudança será a sua principal aliada. Isto é, se adaptar é uma arte e você precisa praticá-la todo dia, para ficar mais fácil.

Em conclusão: eu recomendo? Ainda que a resposta seja mais complexa do que apenas um sim e não, o que eu te recomendo é começar aos poucos, comece se planejando. Depois vendendo suas coisas e reduzindo suas roupas do armário para uma mala. Alinhar seu estilo de vida e também seu trabalho para conseguir encaixar uma viagem por mês. Depois disso? espero que você já tenha uma ideia se essa será uma vida pra você, pois afinal você conseguirá decidir sozinho se essa será o seu estilo de vida.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Henrique

    Amei demais, me inspirou mais do que eu já estava a virar nômade.
    O vídeo ficou perfeito pois você fala de forma amigável e faz com que me sinta acolhida.
    Por favor faça mais post de dicas par nômades (sobre trabalhos e etc).

    responder
    • Aline Kamiji

      Oie Henrique! Pode deixar, falaremos também sobre os países e a vida nômade em cada um deles.
      Com as dicas que adquirimos vivendo em cada um desses lugares. 😀 Obrigada por comentar.

      responder