Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Experiência AIRBNB: Relatos de Viajantes

Experiência AIRBNB: Relatos de Viajantes

E ai pessoal, tudo bem? Se tem uma coisa que sempre nos perguntam é se o Airbnb funciona de fato. Vou contar a minha experiência com o Airbnb e contar a de um amigo. Isso poderá lhe ajudar caso tenha algum problema com o Airbnb.

Experiência Airbnb: Boa.

A minha experiência com Airbnb foi realmente incrível. Queríamos reservar uma casa em Roma, que nos proporcionasse a experiência completa de se viver na cidade. Procuramos pelo Airbnb uma casa que ficasse próxima do terminal de ônibus e metro Termini. Esse tipo de informação você conseguirá vendo no mapa de busca das reservas, igual mostro abaixo.

A casa ficava em um bairro residencial e com acesso a ônibus (1 quadra), mercado (4 quadras) e metrô (2 quadras). Foi uma das localizações que consideramos muito boa pelo preço praticado.

Experiência AIRBNB: Proprietária.

A casa que ficamos era dos tios de uma estudante de medicina. Os tios sempre viajava nos períodos em que a cidade estava gelada (aqueles clássicos velhinhos que correm do frio e vão pro calor) e a sobrinha reservava a casa dos tios para hospedes do Airbnb.

Em nenhum momento de nossa estadia encontramos a dona da casa(sobrinha), apenas conversávamos por mensagem de texto e ela sempre respondia bem rápido. Para a retirada da chave, que nos recebeu foi a vizinha e nos explicou como funcionava o aquecimento a gás da residência. Como a casa não tinha máquina de lavar, ela nos explicou que poderíamos entregar a roupa pra ela e que a mesma cobraria um valor simbólico para lavá-la (não chegamos a precisar disso).

Experiência AIRBNB: A residência.

Como eu disse a casa ficava em um bairro residencial, dentro de um condomínio fechado. A chegada e saída da casa foram sempre bem tranquilas e em momento algum sentimos receio ou qualquer sentimento de apreensão. A casa em si tinha:

  • Um quarto: cama de casal, armário e cômodas.
  • Uma sala com cozinha: forno, fogão, geladeira, cafeteira e utensílios de cozinha.
  • Um banheiro: normal, com chuveiro, toalhas, secador e papel higiênico (Sempre bom olhar se tem papel higiênico hehe).

O aquecimento da residência era muito bom e se subdividia entre aquecimento apenas da casa e aquecimento da casa + água. O que achei bem interessante, já que você só ligava essa modalidade de água quando de fato fosse usar.

No condomínio não tivemos nenhum contato com as pessoas, somente com a vizinha (a que nos recebeu) e uma senhorinha do segundo andar que sempre ficava na janela, mas que nunca se comunicava conosco. A divisão de lixo era feito na entrada do condomínio e precisávamos fazer a reciclagem correta. Em geral, toda a nossa experiência foi muito boa e satisfatória.




Experiência AIRBNB: a ruim.

Essa experiência foi do Reinaldo, meu amigo de infância. Essa reserva foi feita em Chicago-USA. A reserva era de um quarto na residência do proprietário, modalidade essa que você reserva apenas um cômodo e divide o restante com o morador.

Assim que ele chegou na residência, o proprietário o trocou para um apartamento sozinho. A princípio a troca seria benéfica, uma vez que o preço da reserva de um quarto é inferior ao preço de aluguel de um apartamento completo.

Até ai, só vemos benefício, não é? Ele teria mais privacidade, poderia usar a cozinha sem se preocupar com outra pessoa, enfim, super bom. Entretanto, como a viagem era por conta de um conferência, seria necessário que o apartamento tivesse ferro de passar roupa (uma vez que era um dos itens descritos previamente na reserva). Sem esquecer de todos os itens de amenidades que eu descrevi na experiência que tive acima. Sendo eles o mínimo para que ele pudesse ficar em uma casa sem precisar comprar itens residenciais.

Experiência AIRBNB: A residência.

Como a reserva foi alterada, agora seria necessário verificar se constavam os itens primários como: pratos, copos e talheres, ferro de passar roupa, tábua de roupa e etc. Nesse apartamento tinha apenas as toalhas, sabonete e papel higiênico. O que convenhamos não eram suficientes para a permanência no local sem a necessidade de comprar itens domésticos. Sejamos sinceros quando você viaja, a última coisa que você quer fazer é comprar prato e faca (com seu próprio dinheiro) e ainda ter que deixá-los em uma casa que nem sua é.

O que fazer quando isso ocorre? Você deverá entrar em contato com o proprietário avisando que faltam itens. O certo é esperar uma resposta, não é? Como disse na experiência boa, a dona me respondia no mesmo dia, as vezes uma hora depois. Nesse caso aqui, não houve retorno. Desde o momento em que o Reinaldo pegou as chaves do apartamento, o proprietário parou de respondê-lo por mensagem.

Foi ai que o Reinaldo decidiu mandar um e-mail questionando o Airbnb. Relembre que ele precisava de um ferro para passar a roupa por causa da conferência. Conferência essa que era super importante e o motivo da viagem ter ocorrido. (Ele não conseguiu nenhum e foi amassado mesmo)

Resposta do AIRBNB

Depois desse e-mail em que o Reinaldo entrou em contato com a Airbnb. O site informou que ele deveria então enviar uma mensagem pelo próprio aplicativo do Airbnb para o proprietário. Uma vez que até então as mensagens estavam sendo enviadas por WhatsApp.

E fica aqui a sua primeira dica: Encontrou algo de errado, quer pedir algo pro proprietário? Mande por mensagem dentro do Airbnb. Assim o site terá como monitorar. Isso servirá como prova para uma abertura de disputa.

“Mas e ai Aline, o dono respondeu o Reinaldo?” Não! Ele foi novamente ignorado. O bom é que agora o caso já estava registrado. E ai veio a segunda dica do Airbnb: Tire fotos de tudo! Para que isso sirva como comprovação de que o host está errado.

Depois de tirar as fotos e conseguir comprovar por meio de algo palpável, vem a terceira dica: Abra uma disputa, no Airbnb, solicitando reembolso. Não necessariamente o valor total da reserva, mas algo a reembolsar. No caso do Reinaldo, ele solicitou o reembolso de 50 dólares. O custo total da estadia dele era de 140 dólares (valor total da reserva de 2 dias). Ele não solicitou o reembolso de metade, nem o valor total, já que bem ou mal ele teve cama, toalhas e chuveiro com água quente.

A resolução do caso.

O Airbnb pede três dias para que o host responda essa disputa. Seja ele questionando ou concordando. Nesse caso aqui, o host não respondeu o Airbnb nesse prazo de 3 dias. Foi ai que o Airbnb entrou em contato, via telefone, com o Reinaldo, informando que eles estavam tentando entrar em contato com o proprietário e que se ele não respondesse em mais um dia, o Airbnb arbitraria em favor da disputa do Reinaldo.

Veja bem: O Airbnb entrou em contato para a resolução do caso. Eu achei essa parte bem incrível, por se tratar de um site de reservas de hospedagens. Acho que estamos tão acostumados a não encontrar retorno em nossas reclamações, que quando algo que deveria ser normal ocorre, ficamos impressionados.

A disputa: O Airbnb arbitrou em favor do Reinaldo, já que mesmo como prazo de 4 dia (desde o começo da disputa) o proprietário da casa não retornou. Você lembra que ele solicitou 50 dólares? O Airbnb decidiu que o valor de retorno seria de 75 dólares. Ou seja, 50% da estadia. O estorno ocorrerá de 5 a 15 dias úteis na conta dele.

Recomendações:

Então vamos lá pro resumão da alegria! Quais são as recomendações para caso a sua experiência seja similar à do Reinaldo.

  1. Faça a reclamação enquanto você estiver hospedado no local.
  2. Tirar foto de tudo que possa servir de prova a seu favor.
  3. Fazer a primeira reclamação para o proprietário(a) pelo chat no aplicativo do Airbnb e não por outro aplicativo.
  4. Caso você não tenha retorno de sua reclamação pelo proprietário(a). Abra uma disputa no Airbnb.
  5. Deixe tudo registrado! Não esqueça de nenhum passo, não pule nada. Lembre-se que você precisa provar o ocorrido e o Airbnb precisa dessas provas para que possam interceder a seu favor.

Depois de tudo isso, caso você tenha uma experiência boa ou ruim, não esqueça de comentar conosco como foi. Vamos adorar escrever uma segunda vez sobre o assunto.

E se for sua primeira vez utilizando o Airbnb, faça a reserva através desse link da imagem abaixo. Isso lhe dará um desconto de 100,00 reais na sua próxima estadia. 

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?