Então você decidiu suas férias em Florianópolis e quer saber o que mais tem pra fazer além das praias. Pois, nesse post vamos te mostrar um passeio agradável e o que fazer no centro de Florianópolis com direito a muita comidinha gostosa e lugares interessantes.
Primeiramente, paramos o carro num estacionamento bem em frente ao Mercado Público. Ele é relativamente grande e possui uma grande rotatividade. Portanto, é bem capaz de não ter dificuldade para encontrar uma vaga.
E por onde começar o passeio?
Se, por um acaso, a fome já estiver grande, comece explorando o Mercado Público!
Muito antes mesmo da construção do mercado público de Florianópolis, a região já abrigava muitos comerciantes locais. Entretanto, foi após a visita de ninguém mais, ninguém menos que Dom Pedro II que o Mercado começou a tomar forma.
E o que comer no Mercado Público de Florianópolis?
Surpreendentemente, o mercado sofreu um incêndio em 2005 e após uma boa reforma, ganhou um excelente espaço voltado para os restaurantes.
Tem sim algo que agrada a todos os paladares. Mas, vamos indicar aqui algumas coisas que queríamos provar.
Aliás, veja como os corredores são limpinhos!
Decerto, quando se fala no Mercado de Florianópolis, o local mais famoso é o Box 32. E dizem que o pastel de camarão deles é bem recheado e gostoso. Portanto, fomos lá nós provar o famoso!
O pastel é super recheado com camarão numa espécie de molho de tomate. Contudo, a massa do pastel não é crocante. Mas o recheio é gostoso. Ele custou R$18,80!
Experimentamos outras coisas também. Na minha opinião, o mais gostoso foi o bolinho de siri. E da Aline, foi o pastel de berbigão. Berbigão é um molusco que na nossa opinião lembra um pouco o sabor de mexilhão.
Pastel de berbigão
Igualmente, é possível comer polvo, a famosa sequência de camarão que é um dos pratos mais emblemáticos de Floripa, além de poder comprar peixes e mariscos super frescos num preço muito bom!
À propósito, é um excelente local para comprar peixes e frutos do mar
Já tem onde se hospedar em Floripa? Nesse post, contamos nossa incrível experiência no Airbnb Florianópolis na Praia dos Ingleses.
Seguimos o passeio pelo centro de Florianópolis!
Já de barriguinha cheia, seguimos nosso passeio. Primeiramente, bem do lado do mercado você verá uma praça e um edifício histórico. Ali era a antiga alfandega de Florianópolis. Imagine que antigamente, a água do mar chegava até ali. Toda a área que se encontra além, como as avenidas e o estacionamento que deixamos o carro é um aterro!
Atravessando essa praça que leva o nome de Praça da Alfandega você chegará numa praça muito arborizado que é a Praça XV de Novembro. E bem no meio reina uma figueira. Porém, não é qualquer figueira. É uma figueira de mais de cem anos. E ela é enorme! Seus galhos são tão compridos que suportes metálicos foram colocados como uma espécie de muleta. Poxa vida! Estamos falando de uma arvore centenária! Certamente, merece nosso respeito!
Em Floripa, ficamos num Airbnb e foi excelente. Aliás, deixamos aqui nesse link várias opções para pesquisar no período que você for fazer sua viagem.
E na frente da praça XV de Novembro?
Atravessando a Praça XV de Novembro nos deparamos com uma igreja. Contudo, trata se da Catedral Metropolitana de Florianópolis construída em 1908. Imagina, isso já tem mais de 100 anos e quando construíram, a nossa querida figueira já estava ali observando tudo! 😀
Rua de comércio? Temos!
Do ladinho da praça têm duas ruas fechadas para carros onde é possível encontrar muitas lojas. Aliás, são duas ruas paralelas. A Felipe Schmidt e a Conselheiro Mafra. Ali é possível encontrar diversos tipos de lojas como num centro de cidade brasileira que estamos acostumados. Mas, não seja por isso. Dessa forma, confira todo o fervo de pessoas e o movimento da cidade ali nesses quarteirões. Vale sim o passeio.
Pausa para o café da tarde
Na verdade, o que eu mais gostei de todo o passeio no centro de Florianópolis, foi algo que eu tinha visto em vários cantos da cidade. Enfim, trata se de uma rede de lojas de bolo chamada Fábrica de Bolo Vó Alzira. Os bolos são feitos naquelas formas redondas com furo no meio e vendidos inteiros. Assim, pedimos de cenoura, porém, vimos que era só o bolo. Nisso, a menina nos informa. O de cenoura está incluso o chocolate. Chocolate? Agora ficou interessante! Pedimos esse mesmo. Porém, achamos que ela iria jogar uma singela calda de chocolate por cima. Não meus amigos! Ela pegou uma bisnaga com um creme tipo ganache e furou bolo injetando chocolate no meio do bolo! Se não fosse sofrimento bastante, pegou outra bisnaga com um bico grosso e lascou uma camada super generosa de chocolate em cima do bolo.
Entretanto, se não quiser levar o bolo para casa e prefere uma confeitaria gostosa para comer recomendamos O Padeiro de Sevilha. Aliás, esse lugar foi muito indicado pelos nossos seguidores no Instagram. Obviamente, fomos lá conferir! Aparentemente, eles são famosos pelos cookies. Eles realmente são muito gostosos. Pedimos outras coisinhas também acompanhado de um café americano que também estava divino.
Oi Jeovana!! O problema de frequentar o centro no fim de semana é que muitos lugares ficam fechados! Mas, dá pra visitar o Mercado de qualquer jeito. 😀
Gostamos bastante dos pães recheados e da cuca de banana.
Mas como foi uma viagem rápida, não deu pra voltar e provar mais itens.😭😭
Aproveitando, vcs já foram pra BH? Pensando em ir lá na semana q vem.