Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O que fazer em Portugal em 7 dias

O que fazer em Portugal em 7 dias

Esse texto é específico para você que precisa de roteiro de o que fazer em Portugal em 7 dias, pela primeira vez. Já adianto que Portugal tem muita coisa para conhecer e que 7 dias é um prazo bem corrido. Mas já dará para ter um gostinho das principais atrações das duas principais cidades do país: Lisboa e Porto.

Se você tiver mais tempo, te recomendamos dar uma conferida no nosso texto de viagem de carro por Portugal, vale a pena conferir. Temos aqui no blog muito conteúdo de várias cidades portuguesas, então só conferir a nossa categoria principal: Portugal para brasileiros.

Então chega de delongas, vamos ao texto de o que fazer em Portugal em 7 dias.

Chegando no país

A fim de te auxiliar no começo do seu roteiro, levaremos em consideração a sua chegada em Lisboa. Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal (mas sempre fique de olho nessa informação, já que ela pode alterar conforme regras da união), mas fique atento que a união europeia solicita um seguro para cada viajante de no mínimo 30 mil euros.

Brasileiros podem solicitar o CDAM (certificado de direito à assistência médica), que é um acordo do governo brasileiro com Portugal, Itália e Cabo Verde. Com esse certificado você tem direito a ser atendido na rede pública de Portugal como se fosse um cidadão Português. 

O que nós sempre fazemos é cotar um seguro viagem com a Seguros Promo, que é parceira do blog e disponibiliza um cupom de desconto para os leitores. Além desse cupom, há sempre a possibilidade de adicionar um cupom com valor superior, já que eles liberam cupons sempre. Então, comente o texto aqui que eu te falo qual é o cupom com melhor desconto na época.

Como sair do aeroporto de Lisboa?

Assim que você chegar no aeroporto de Lisboa, você terá algumas opções de transporte. O primeiro e o que mais usamos é o metro da cidade (linha vermelha estação aeroporto). Você também pode ir de ônibus (aerobus), Uber ou alugar um carro.

Aliás essa última opção de alugar carro, nós não sugerimos para esse tipo de viagem de 7 dias. O trânsito em Lisboa é caótico na hora do rush e estacionar pode sair bem caro dependendo da região.

Curiosidade do dia: Ônibus em Portugal se chama autocarro e ponto de ônibus é paragem.

Onde se hospedar em Portugal?

Antes de mais nada, Lisboa é a capital de Portugal. Consequentemente tem hotéis espalhados pela cidade inteira. Por isso, as vezes pode ser difícil decidir onde ficar, já que há tantas opções. Afim de te ajudar e facilitar a sua locomoção, nós sugerimos algumas regiões da cidade.

Bairro do Chiado

De fato o Chiado é uma das principais regiões da cidade. Se hospedar nessa região já te garante estar próximo de muita coisa legal da cidade.

Bairro da Baixa

Esse é o bairro vizinho ao Chiado. Aliás há muitas atrações em seu entorno e facilita demais a locomoção para esses locais, como também para as demais regiões da cidade.

Ficar no entorno da Avenida Liberdade

Essa é uma das regiões mais bonitas da cidade, na nossa opinião. Por conta disso, os hotéis aqui têm um preço mais elevado, porém, valem o seu valor caso você esteja procurando por extremo conforto.

Ficar no entorno da rotatória Marques de Pombal

Também é uma área bonita da cidade, mas tem alguns hotéis com preços mais acessíveis. Ali tem uma estação de metrô para facilitar a sua locomoção e tem um dos parques mais bonitos da cidade. Há também um shopping famoso e que vale a ida (mesmo que seja só para ir no último andar para comer bacalhau), que é o El Corte Inglés.

Dica do Latitude: Procure evitar ficar em hotéis perto do aeroporto e na região do Parque das Nações. Apesar de ser uma região interessante de se visitar, ali é meio afastado e você irá gastar mais tempo se locomovendo até o centro da cidade.

Booking.com

O que fazer em 1 dia em Lisboa

Ah o seu primeiro dia na cidade! Por conta disso te recomendamos aproveitar o centro histórico de Lisboa. Essa é a imagem que a maioria dos brasileiros tem da cidade, então aproveite para já explorar essa sua curiosidade e tirar muitas fotos lindas.

aliás essa é a praça do comércio

Os locais para você caminhar e se aventurar no centro histórico são:

  • Praça do Comércio
  • Rua Augusta (e suas inúmeras lojas)
  • Praça do Rossio
  • Suba no Elevador de Santa Justa
  • Pegue o pôr do sol no alto do Castelo de São Jorge

Curiosidade do dia: O calçadão da praça do rossio, serviu de inspiração para o desenho do calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Desse passeio acima proposto, o que eu não perderia de forma nenhuma é o pôr do sol do castelo. Você ter a imagem da ponte ao fundo e o sol se ponto é de tirar o folego. Sou apaixonada por essa vista.

O que ver em Lisboa
afinal a foto é mega antiga, mas eu amo essa minha foto no Castelo de São Jorge<3

Vídeo de o que fazer em Portugal em 7 dias

Se você quiser salvar para assistir depois, esse texto todo também virou um vídeo no nosso canal do Youtube. Assim você tem como ler aqui, conferir com calma e também assistir no youtube e ter um gostinho do que será a sua viagem dos sonhos.

Caso você queira conhecer a Universidade de Coimbra, ela fica a 1h40 de Lisboa e pode ser uma boa pedida para incluir na sua viagem. Até pelo motivo dela ser uma das mais antigas da Europa e ter todo um ar diferentão.

O que fazer em 2 dias em Lisboa

Opa que esse já é o seu segundo dia na cidade, e você estará mega animado para conhecer mais coisa ainda por lá. Então, pegue um elétrico (que é como os bondes são chamados) e vá até a região de Belém.

Você já deve ter ouvido falar em pastéis de Belém, não é?  Ali é onde você irá comer o único e inigualável Pastel de Belém. Que por sinal é único, já que apenas os vendidos ali podem ser chamados de Pastel de Belém.

pois bem, eu amo demais esses pastéis

Dica do Latitude: Você verá uma fila enorme na frente, respire fundo e entre na loja. Não fique na fila. Entrando, você seguirá por um labirinto, onde terá uma sala enorme, cheia de mesas e cadeiras. Das vezes em que fomos (bem mais de 10 hehe), só tivemos que ficar uma vez em uma fila lá dentro desse salão, que levou menos de 5 minutos para dissipar. Então, entre e sente-se. O salão comporto umas 200 pessoas, você não precisa comer o seu pastel de Belém andando na rua.

O que mais tem na região de Belém para fazer?

Já comeu o seu pastel de Belém, agora com as energias repostas te recomendando ir ao Mosteiro dos Jerónimos. Essa é uma atração imperdível. Dê uma entrada e se encante pelo Mosteiro.

pois essa photo by Amanda Yeung on Unsplash

Depois, numa breve caminhada você chegará a Orla do rio Tejo. Ali é onde você verá duas atrações imperdíveis na cidade. A Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

Em conclusão, andando pela orla da mais ou menos 1km de distância. A caminhada é bem agradável e você irá adorar a experiência. Tem também a possibilidade de você alugar aqueles patinetes e fazer esse caminho com ele.

Passeio em Lisboa: Torre de Belem
Aliás esse monumento atrás é a Torre de Belém

Dica do dia: Se você gosta de arte, ali fica o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), o prédio é muito lindo e você pode curtir visitar.

O que fazer em 3 dias em Lisboa

No terceiro dia na cidade, recomendamos que você vá na região moderna da cidade. Na região do Parque das Nações.

Sabia que em 1998 aconteceu em Lisboa a Expo 98 (Exposição Mundial). O tema foi “os oceanos” e é ali que até hoje você encontra o Oceanário. Aliás essa é uma das atrações mais visitadas de Lisboa. Ah! Então, o aquário principal conta com mais de 5 milhões de litros de água. Se você for com criança, tem vários contadores de história por lá, para explicar sobre os animais. É bem legal, vale a visita com certeza.

Curiosidade do dia: Aliás ali pertinho tem o shopping Vasco da Gama. Ele é bem grande e tem até supermercado dentro dele. Ali você pode conhecer algumas lojas portuguesas e quem sabe fazer algumas comprinhas.

Aliás, alguns passeios por Lisboa que não incluímos aqui (como por exemplo o zoológico de Lisboa), estão no post da Carol Miranda, com dicas incríveis de o que fazer em Lisboa com crianças, confere lá!

Como ir de Lisboa a Porto

No seu quarto dia de viagem, você sairá da cidade de Lisboa em direção a cidade do Porto. Aqui basicamente você tem as seguintes opções:

  1. Avião: Leva entorno de 50 minutos. Porém, pense em toda a chatice de embarcar e passar pela segurança do aeroporto. Conte pelo menos mais 2 horas nesse tempo.
  2. Trem: Leva entorno de umas 2:40h a 3:00h até chegar no Porto.
  3. Ônibus: você chegará no Porto em 3:30h a 4:00h de viagem.

Qual que nós te recomendamos? Qualquer uma das opções. Nós gostamos de indicar o trem por conta da paisagem, mas fica total a seu critério e bolso.

o que fazer em Lisboa
Área dos canhões no Castelo de São Jorge

O que fazer em 1 dia no Porto

Chegou na cidade do Porto e esse é o seu primeiro dia por lá. Faça o seu check-in no hotel ou Airbnb e aproveite para comer uma francesinha. Calma! É a comida típica deles. Um sanduíche com bastante queijo derretido, linguiça, fiambre, bife e molho. Sério, é algo surreal de tanta coisa que eles colocam dentro. Não achei a coisa mais deliciosa do mundo, mas vale a prova.

Onde ficar no Porto?

Tudo bem, eu te indiquei locais para ficar em Lisboa, então nada mais justo do que te indicar lugares no Porto também.

Igualmente as indicações de Lisboa, a região que talvez faça você se sentir na Europa é o centro histórico. Procure hotéis na região da Ribeira e no entorno da estação São Bento.

Outros dois locais que você também pode ter interesse em ficar é na região da Avenida dos Aliados e também no entorno do mercado do Bolhão.

Todas essas opções tem uma lista completa de hotéis da região, então é só clicar em cima do nome de cada bairro/avenida, tá?

Booking.com

Airbnb no Porto

Todas as vezes que fomos a cidade do Porto acabamos ficando em Airbnb. Nenhuma delas era no centro, mas sim nos bairros mais afastados. O motivo? Sempre procuramos opções diferentes em bairros diferentes, para que aí possamos indicar para vocês.

Aliás, se você nunca se hospedou em Airbnb, você tem um bom desconto se acessar pelo nosso link, em sua primeira utilização. Você ganha desconto, o dono do apartamento ganha a sua hospedagem, o Airbnb ganha a sua inscrição e a gente ganha uma pequena porcentagem do valor que o Airbnb ganha (você não paga a mais por usar o link, mas ajuda o blog).

A última viagem ficamos hospedados no Airbnb abaixo (só clicar na imagem aí para conferir).

O que fazer em 2 dias no Porto

Ontem você fez bem poucas coisas. Mas convenhamos que a saída de Lisboa, mais o tempo de transporte, adicionado ao tempo de check-in e chegada na hospedagem, você não ia querer fazer muita coisa mesmo.

Então, consideraremos esse dia aqui como o seu primeiro na cidade de fato. Aproveite para caminhar pela região da Ribeira. Ali perto do Rio Douro, caminhe e atravesse a famosa Ponte Luiz I. Do outro lado do Douro, estará a cidade de Vila Nova de Gaia. Então, procure um dos vários produtores de Vinho do Porto e faça um tour com direito a degustação.

Na Orla em Vila Nova de Gaia, existem vários restaurantes onde você pode almoçar um bom bacalhau as natas. Depois de barriguinha cheia de vinho e bacalhau, suba no teleférico.

O teleférico te proporcionará uma vista bela das duas cidades. Caso você curta fazer umas compras, em Vila Nova de Gaia fica a filial do El Corte Inglés, o shopping que a gente te indicou em Lisboa, lembra? Esse aqui também é enorme e vale a visita.

O que fazer em 3 dias no Porto

Seu terceiro dia na cidade! Enfim, te recomendamos conhecer a região histórica do Porto. Comece o seu dia na famosa livraria Lello. Quem eu, como muitos outros fãs de Harry Potter, achava que a autora tinha se inspirado na escadaria dessa livraria. Mas diz ela que não e quem nunca entrou ali. Enfim, o lugar é bonito, porém bem cheio. Então dê uma conferida na frente, para ver se vale a entrada ou não.

Partindo dali vá até a Torre dos Clérigos. De fato esse é um dos pontos históricos da cidade que você vai querer conhecer. Ao lado da torre tem uma loja do Bolinho de Bacalhau com queijo da serra da Estrela. É interessante, é saboroso, mas não é a melhor coisa que você vai comer nessa viagem (mas vale provar).

Afinal você gostou de comer?

Depois que você comer, saia dali descendo a rua dos clérigos (tem pasteis de nata pelo caminho, vale entrar no Manteigaria), até chegar na Estação São Bento.

Essa estação é uma das estações mais lindas que já vimos na vida. Os azulejos na parede, o teto. Tudo é muito lindo e sempre que vamos ao Porto, damos uma passadinha ali, de tão lindo que achamos. Então, aproveite para conhecer também.

Dica do Latitude: Há vários pontos interessantes para você ver o pôr do sol no Porto. Pode ser do lado do Porto ou em Vila Nova de Gaia. Mas o local que eu amo é o Miradouro da Vitória. Para mim, esse lugar pega no meu coração, por conta do pôr do sol.

depois que você ver o pôr do sol aqui, você vai me agradecer

O que fazer em Portugal em 7 dias

Ufa! Terminou. Você deve ter cansado de ler, mas se você chegou até aqui, já saiba que a sua viagem vai ser inesquecível! Apesar de o roteiro ser um esquema enxuto, por conta dos poucos dias para conhecer ambas as cidades, você ficará com vontade de voltar e conhecer mais coisa ainda.

Vale ressaltar aqui que há muitos outros lugares para você conhecer, como a Ilha da Madeira, por exemplo.  E caso você queira voltar a Lisboa e ao Porto, você terá tempo de conhecer outros tantos pontos turísticos e alguns não tanto, que valem a sua visita.

Um outro lugar que é próximo de Lisboa e que você pode querer incluir, principalmente no verão, é Ericeira. Esse local foi um dos que mais gostamos em toda a Portugal. É apenas incrível de se conhecer, tem praias lindíssimas e uma estrutura muito boa.

Dica muito importante: Para que esse esquema funcione redondinho, sugerimos que você compre a sua passagem no modo múltiplas cidades. Todas as companhias aéreas oferecem esse sistema. Isso facilitará a sua viagem. Já que você sairá de São Paulo para Lisboa e o retorno será do Porto para São Paulo. No momento em que escrevo esse texto e também quando filmamos esse roteiro, a TAP e a Azul disponibilizam voos para as duas cidades portuguesas e possuem essa modalidade de múltipla cidade.  

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Nicholas

    Nossa!!! Esse post é o melhor e mais completo sobre Portugal que eu já vi!! Parabéns

    responder
    • Aline Kamiji

      Caramba Nicholas! Muito obrigada. Fico feliz de você ter gostado do roteiro de 7 dias em Portugal ♥️ quando for, volta pra contar 🙂

      responder