Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Os melhores e mais úteis aplicativos na China

Os melhores e mais úteis aplicativos na China

Você já comprou a sua passagem de ida e volta, já reservou seu hotel, já começou a fazer seu roteiro para algumas das cidades que irá visitar (indico ler o nosso de Shanghai e Beijing), porém, ficou na dúvida quanto aos aplicativos? Calma, eu vou te contar os melhores e mais úteis aplicativos na China. Os que nós usamos e salvaram nossa pele por lá.

Vamos começar já com o primeiro e o mais necessário, principalmente que para os demais aplicativos que indicarei abaixo você necessitará desse aqui (só não precisa pros de transporte, pro restante sim).

Express VPN

O que é um VPN? Você já deve ter cruzado com essa sigla pela internet, mas nunca entendeu realmente o que ela significa. Pois bem, a sigla VPN significa Virtual Private Network, que em tradução livre, significa Rede Virtual Privada.

Mas o que isso significa de fato? Quando você conecta em qualquer wifi, que não seja o da sua casa, os seus dados ficam disponíveis para serem coletados pelas redes públicas. Sabe quando você entra em um café, conecta no wifi deles? Então, se alguma pessoa com segundas intenções estiver coletando os dados ali, ela saberá tudo de todos os seus aplicativos, incluindo o seu do banco.

Então o VPN nada mais é que um carro blindado em um túnel público. Você esta dentro do carro, com seus dados seguros, andando por um ambiente público. Deu pra entender? Ele consegue proteger todos os seus dados, uma vez que ele cria uma localização anônima para a sua navegação.

Então como conecta e funciona?

Isso significa que no momento em que você conectar com o VPN e depois acessar o Wifi do local, você na realidade estará em outra localidade. Já que com o VPN você pode escolher qual país o seu IP será transformado. Vou te mostrar melhor nas imagens abaixo:

Esse é o único aplicativo que é pago da nossa lista. Já que é um serviço específico de proteção. No caso nós temos parceria com o Express VPN e você pode baixá-lo e tem reembolso em 30 dias se não gostar e/ou quiser cancelar. Então só clicar aqui e conferir.

aí ele fica com a localização do país que você escolheu.

Aplicativo de Transporte Público

A China tem vários aplicativos para o Transporte Público deles. O que eu mais usei e que de fato achei melhor para compreender como funcionava, foram esses dois abaixo. Claro que só baixei o de Shanghai e de Beijing, por conta de termos ido apenas para essas duas cidades. Recomendo que caso você queira ir para outra, procure na pesquisa do Google ou da Apple, se há um aplicativo similar a esses.

Procure como Explore Beijing, Explore Shanghai. Tem vários aplicativos similares, mas pegue esse do ícone acima.

O bom dele é que você coloca qual o nome da estação que quer ir, e ele te mostra qual o sentido da linha (muito necessário, os nomes lá são difíceis pra entendermos), quantas estações até o seu destino. Ele chega até a informar qual o valor e quantos minutos. Eu usava esses aplicativos todo santo dia a todo santo minuto.

Ah! tenho outro texto sobre o que você precisa saber antes de ir a China. Não esquece de ler também, tá?

O Google Maps na China

Lembra ali que eu indiquei o VPN? Então, ele também é necessário para o caso de você usar os aplicativos do Ocidente. O Google, Facebook, Instagram, Youtube, são bloqueados na China. Eles nem acessam, sério, tentei conectar sem o VPN e ele nem abre, não roda. Dessa forma, para usar o Mapa do Google na China você precisa sim do VPN instalado.

E como dá pra usar o Mapa do Google?

O mapa do Google sempre é um aliado nosso em todas as nossas viagens. Já até ensinei como usá-lo em outro post, e nós sempre o usamos. Já tentei baixar outros similares, mas não adianta, o melhor mesmo é o do Google.

Com ele você consegue até saber qual a saída do Metrô, para que você fique do lado certo na rua quando sair. Eu usei o mapa do google a todo o momento. Desde de coisa básica, como saber qual a direção que eu tinha que ir. Quanto a procurar a saída do metrô, para que não fosse necessário atravessar a rua. Sim, atravessar a rua na China é uma loucura, e te mostramos nesse vídeo aqui no canal.

No caso da China, não dá nem pra salvar o mapa offline. Pois é, de tão proibido que é. Pra isso você precisa de um chip de internet (ou comprar um no aeroporto), o VPN (tem que ser antes, ainda no Brasil. Lá não consegue acessar, por ser bloqueado) e ai você tem como usar o mapa a todo o momento na sua viagem.

Como se Locomover pela China de Trem?

Pois é! Ainda mais depois de você assistir nosso vídeo onde nos perdemos, você percebe que para comprar o Ticket de Trem não é a coisa mais fácil do universo. Por isso, eu recomendo que você baixe o aplicativo China Trains, ali você consegue fazer a sua compra segura e já sabe exatamente qual o valor que será cobrado no seu cartão.

Como falei no vídeo abaixo, recomendo que você compre o seu para um horário mais propicio para caso você também se perca. Sério, parece bobeira, mas se perder na China e não conseguir falar Chinês, dá uma tristeza no coração hehe. Compre para depois das 09:00 da manhã, ok?

E no vídeo eu te mostro como é o ticket do trem.

E quanto a qualidade do ar na China?

Bom eu tenho várias alergias, sou quase um potinho de alergia andante. Por conta disso, e por ter alergia respiratória, eu baixe o aplicativo Air Matters. Com ele eu, logo quando acordava, dava aquela conferida no ar da cidade. Assim eu sabia se precisava já sair com várias capsulas do meu anti-alérgico respiratório, ou se podia ir só com a bombinha mesmo.

Ele até coloca se recomenda ou não usar mascara.

Ao longo do dia eu ficava de olho também, mas só precisei usar minha bombinha em Beijing. Na vez que usei por lá foi mais por pre-caução mesmo, não cheguei a ter uma crise respiratória nem nada. E eu só recomendo o controle, pra quem já tem algo pré-existente quanto a respiração. O Will, por exemplo, não tem problema algum com alergia e não sentiu nada de diferente.

WeChat na China: Preciso baixar?

Então, eu só baixei o WeChat por conta dos passeios que fizemos (O de Comida por Shanghai e o passeio na Muralha). Foi mesmo para forma de comunicação com os dois passeios, já que lá eles não usam o Whatsapp.

Os Chineses usam o WeChat eo Alibaba pra pagamento. Cheguei a mostrar como é no totem de atendimento tanto no McDonalds, quanto no KFC. Porem, não consegui (e olha que tentei várias vezes) cadastrar o meu cartão nesses aplicativos. Não funcionou. Então, eu só usei o WeChat para comunicação mesmo (usei principalmente com o da Muralha e o do Tour de Comida – Lost Plate).

Eu mostro aqui o Totem do KFC e as opções de pagamento.

Preciso de aplicativo de Tradução?

Me foi recomendado baixar o Pleco e também o Google Translate. Até cheguei a usar o Pleco algumas vezes, mas achei a funcionalidade do Google Translate (e o fato de poder pesquisar quantas vezes eu quisesse), melhor. Claro que, no caso do Google, a tradução não fica assim tão perfeita. Principalmente se você for usar o recurso de foto do tradutor.

Mostrei nesse vídeo a tradução maluca que o fotos faz.

Já no caso se você escrever em Português e traduzir para o Chinês, funciona ok. Precisei fazer isso quando comprei um item na Miniso deles, e o produto veio rasgado. Escrevi no tradutor que precisava trocar o item, e eles entenderam. Ah! e sim, fizeram a troca sem problemas também (precisei mostrar a nota fiscal).

Tem mais algum outro aplicativo?

Tem vários, mas vou te ser bem sincera que usei APENAS esses que mostrei aqui. Cheguei a baixar um bando de aplicativo, que só ocupou espaço e não ajudou em nada. Então, já tira o print ai da tela abaixo para baixar apenas o necessário.

Esses foram os aplicativos que usei na China.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Tancredo

    Muito boas dicas!!! Vai me ajudar na minha viagem! Obrigado!

    responder
    • Aline Kamiji

      Opa, fico feliz Tancredo! Que sua viagem seja incrível viu, depois volta pra contar 😀

      responder
  • Diego

    Muito bacana as dicas, pretendo ir pra China em breve se tudo der certo. A dica do VPN era a unica que eu sabia!

    responder
    • Aline Kamiji

      Opa Diego, que bom que ajudamos! Depois dá uma olhadinha no post de Shanghai e de Beijing, pode ajudar na sua viagem. 😀
      Depois volta e me conta como foi conhecer a China 😀

      responder
  • Deisy

    Ótimas dicas, eu sempre fico caçando informações dos principais aplicativos das cidades e países que viajo, essa lista está super completa, adorei.

    responder
  • Angela C

    esse guia de apps na china ta super detalhado, ainda mais com esses videos dando as dicas “em tempo real” huaehaue so de ler ali na imagem tiandandonlomei ja me perdi

    responder
    • Aline Kamiji

      hahahaha né? os nomes ficam difíceis, só com o aplicativo pra você consegui se virar na china.

      responder
  • Edson

    Muito bom! Dicas bem importantes de app, ainda mais pelo que o lemos da China ter uma acesso a Internet tao fechado.

    responder
    • Aline Kamiji

      Acaba até dando um receio né? mas com esses aplicativos (e o vpn em especifico), fica mais tranquilo de viajar.

      responder
  • Aparecida

    Sempre estranho nos filmes de lá que vejo,
    eles falam em tantos mil e fico tipo “meu deus mas é só um sanduiche kkk”.

    Agora faz mais sentido mesmo, ótima explicação.

    responder