Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Google Maps: Como viajar sem chip de celular (ATUALIZADO)

Google Maps: Como viajar sem chip de celular (ATUALIZADO)

O texto de hoje é uma utilidade pra viajante que é sobre Google Maps: Como viajar sem chip de celular. Recebi muitas perguntas na ultima semana dos meus colegas sobre como eu faço para andar por Toronto, saber me localizar e ainda por cima não ter um chip de celular. Todas as vezes que me perguntaram isso eu ficava pensando “mas ué, eu uso o google maps” e depois de explicar para uma amiga japonesa como funcionava, que achei interessante trazer o assunto para cá, vai que vocês, meus amigos, não sabem desse pulo do gato?

Vamos ao Passo a Passo: Como viajar sem chip de celular?

Primeiro de tudo, você tem que fazer esses passos todos que vou te mostrar, antes da viagem, ou durante a viagem enquanto você tiver wifi, ok?

1º de tudo: Baixe o Aplicativo do Google Maps em seu celular e faça o login com seu email. 

2º: Coloque o nome da cidade (da sua próxima viagem) e quando o mapa aparecer da cidade, coloque o nome dos lugares que você quer visitar.


Eu normalmente começo essa parte colocando os museus, aquários, pontos turísticos que quero conhecer, lojas que adoro entrar (staples, como no exemplo, é loja de papelaria. eu amo!), restaurantes ou lanchonetes que quero conhecer.

Como na imagem, você vai clicar em ‘save’ e colocar uma estrela (starred places), um lembrete verde (want to go) ou um coração (favorites). Eu sempre coloco o coração como o hotel/casa (agora homestay e escola), o want to go as lojas que eu mais amo na vida e as estrelas, todas as demais coisas.

photo-28-03-17-19-18-18.jpg

3º: Depois de colocar todos os marcadores, você verá seu mapa mais ou menos assim. 

Photo 28-03-17 19 17 16

4º: Clique nos três risquinhos ali de cima (lado esquerdo do Search Google Maps) e aparecerá a imagem a seguir, clique em áreas offlines

Photo 28-03-17 19 17 26

5º Você terá que clicar (conforme imagem abaixo) para poder salvar uma nova área. Veja que caso você tenha estrelas em áreas que o primeiro quadrado não consiga alcançar, você terá que fazer duas vezes e criar dois mapinhas salvos. No meu caso ali, veja que tem três, não tem problema, você só precisa de memória no celular. 

photo-28-03-17-19-17-39.jpg

6º Selecione a área do download. 

Photo 28-03-17 19 17 51

7º: Agora sempre que você acessar o google maps offline (modo avião), você poderá encontrar as estrelas e ver se você esta próximo ou não. Ai você me pergunta “como assim? o GPS funciona em modo avião?”, sim! O localizador do Google funciona quando você esta em modo avião, então você consegue ver se o seu ponteiro azul esta virado para esquerda ou direita, o que facilita pra caramba saber qual lado você tem que ir.

Como você salvou a imagem do mapa, você consegue aproximar dos lugares e descobrir o nome da estação de metro mais próxima e ir se localizando com o GPS até lá. Você só não conseguirá criar uma rota, tá? (igual no carro), mas você pode chegar no metro e olhar o mapa das linhas, descobrir qual a linha que você precisa pegar para ir até a outra estação de metro que você quer ver.

Mas e se eu pegar um carro?

Ai a coisa muda de figura. Sempre quando eu alugo um carro fora do país, eu compro chip de celular na cidade destino. Não saio do Brasil com um chip, porque eu sempre acho que pagarei mais aqui do que se comprar lá. Temos um texto aqui no blog sobre a nossa viagem de carro em Portugal e o valor que eu paguei em um chip de celular por lá.

Quer saber de outra experiência? O pessoal do Mapa na Mão fez um texto especifico falando sobre o uso de Waze, Google Maps e Gps nas viagens e qual navegador usar. E ele também lhe ajudaram a escolher um dos navegadores. Ah! eles diferente de mim, usam chip saindo do Brasil, o que você já sabe que é diferente da minha forma de viagem. Sempre bom ouvir uma opinião diferente, não é?

Em todas as viagens que eu já fiz, o único lugar que eu comprei chip de celular foi o Japão, e porque lá eu realmente precisava criar rotas para encontrar as coisas, mas no resto? Eu não compro se não tiver alugado um carro. Em 90% das viagens que fazemos, que são de turismo na cidade mesmo, uso o google maps.

Boa próxima viagem pra vocês, espero ter ajudado.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Wilson

    Ótimo post! Explicação passo a passo detalhada!! 🙂

    responder
  • Will Franck

    Muito bom ! Por que você não foi antes de mim pra Alemanha, assim seu blog ( posts ) teria me ajudado e muito !! Continue esta sendo muito construtivo !!!

    responder
    • Aline Kamiji

      Uau; muito obrigada pelo elogio! Postarei mais coisas legais, espero que goste e ajude em uma próxima viagem 🙂

      responder
  • Marcia

    Muito bom, Aline, obrigada por compartilhar em detalhes. bj

    responder
  • CÁTIA

    Oi Aline, quero te falar que eu consigo criar rotas de carro em modo off-line.
    Melhor usar versão em português. Abcs

    responder
    • Aline Kamiji

      Oie Cátia! Que bom que agora já dá. Esse post é de 2017 e na época não era possível.

      responder