Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Como tirar passaporte

Como tirar passaporte

Você já reparou que os vídeos de viagem já partem da ideia de que você já sabe tudo sobre o assunto? Mas as vezes temos dúvidas que podem parecer básicas, isso lhe soa familiar?

Para tirar as suas dúvidas, hoje eu te explicarei como tirar o seu passaporte, quando ele é necessário, se o passaporte é um documento oficial. Até mesmo o que fazer para ter uma segunda via do seu certificado de reservista e título de eleitor. Então, já pegue o papel e a caneta que é hoje que tiraremos todas as dúvidas que você tem do assunto.

O passaporte é necessário quando?

Bem, o passaporte é necessário quando você quer fazer uma viagem internacional, fora do Mercosul. Mercosul? Quê?

Mercosul é mercado comum do Sul, uma iniciativa de integrar a regional da América Latina. Dar aquela redemocratizada, aproximar os países. Tem os estados partes e os estados associados. Eu preciso te explicar a característica deles? Não, você nem quer saber. O que te interessa saber é quais os países que você pode entrar com seu RG.

países mercosul
Esses são os países que estão no Mercosul

Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (Venezuela está suspensa, então tem que verificar no site do Mercosul quando você quiser ir), Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Bolívia (ainda está no processo de adesão).

Você está vendo aí a bandeirinha de cada uma delas, tiradas diretamente do site do Mercosul. Que eu recomendo você dar uma olhada, porque como a Venezuela, os países podem ser suspensos do acordo. Dessa forma, recomendo sempre que você confira o site do Mercosul antes da sua viagem com RG.

Sobre viajar com RG

Aliás um adendo: O RG para essa viagem, necessita ter no máximo 10 anos de expedição. Não pode ir com seu RG de quando você tinha 4 anos de idade, sendo agora um adulto de 20. O RG tem que obrigatoriamente ter no máximo 10 anos, se tiver mais que isso eles podem negar a entrada.

Para o restante do mundo eu preciso de passaporte? Sim, precisa. Por exemplo, caso você queira ir para Portugal, você precisará de passaporte. Para ir ao Japão, China, Estados Unidos também será necessário.

Alguns desses países que citei acima precisa de visto, mas isso eu abordarei em outro texto. Aliás será toda uma lista de textos onde você poderá seguir de cabo a rabo e realizar a sua tão sonhada viagem da melhor forma (e da forma correta) possível.  

Ah! Não compre passagem aérea sem ter um passaporte em mãos.

Como tirar o passaporte?

Primeiro de tudo, entre no site da Polícia Federal. Lá você terá as seguintes telas abaixo:  

como tirar passaporte

A primeira página lá é assim, explicando que você não deve comprar a passagem antes de ter o passaporte e demais informações referentes aí a atual situação do mundo. Enfim, você estando ciente desses itens, só continuar.

como tirar passaporte
aliás sempre leia as dúvidas

A segunda parte é a da solicitação. Tem ali para você iniciar a sua solicitação (será esse o que você clicará para solicitar seu passaporte). Continuar de onde parei, avaliar o atendimento e dúvidas frequentes. Aliás, recomendo sempre que você leia as dúvidas frequentes, usualmente ali já tem a resposta para a maioria das nossas dúvidas quanto ao processo.

Quais os passos para tirar passaporte?

Na segunda parte da tela, você clicará em Iniciar a sua solicitação. A partir desse momento, preste muita atenção a todas as perguntas. Elas consistirão em abordar a sua idade, se você é nacional brasileiro (nasceu aqui) ou se você adquiriu nacionalidade (veio de outro país e pediu cidadania). Também terá perguntas sobre seu gênero, para que os documentos de cada gênero sejam solicitados.

como tirar passaporte

Como assim? Se você for homem, há a necessidade de apresentar o seu certificado de reservista. Aquele documento ao qual todos os homens que completam 18 anos possuem quando se apresentam para o serviço militar. Tenha você servido ou sido dispensado do serviço. Você precisará apresentar esse documento.

Como tirar a segunda vida do certificado de reservista?

Caso você não tenha mais esse documento em sua posse, precisará solicitar uma segunda vida do seu certificado de reservista. Para isso dirija-se ao local em que você prestou o serviço militar ou procure uma junta militar mais próxima de você.

Tem como verificar cada um desses locais no site da EB, clicando aqui.

E se for mulher?

Precisará da certidão de casamento, caso seja casada. Caso não, apenas a certidão de nascimento será solicitada. No nosso caso é até mais simples, já que não será necessário nenhum certificado de serviço militar. Uma vez que o serviço militar é obrigatório apenas para o sexo masculino.

documentos como tirar passaporte

Um item que todos são obrigados a levar é o título de eleitor. Uma vez que o voto no Brasil é obrigatório a todos os maiores de idade legal. Dessa forma, você terá que conferir se o seu título de eleitor está correto e sem pendências.

documentos como tirar passaporte
documentos como tirar passaporte

Como conferir o título de eleitor?

Caso você não tenha o título em mãos, você pode entrar no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e portando seu nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe, conseguir o número. Aliás, com esses dados você já consegue verificar a sua situação eleitoral e saber se precisa regularizar algo. Como por exemplo se não tiver votado em algum ano.

Preciso ir até a Polícia Federal para tirar passaporte?

Sim, é necessário.  A segunda parte do seu pedido de passaporte será toda na Polícia Federal da sua região. Após você preencher o formulário do site, eles lhe informarão todos os documentos aos quais você precisa levar (tem uma lista completa aqui). Aliás, também será necessário fazer o pagamento da taxa para o passaporte nesse momento, antes de agendar a sua ida a Polícia Federal.

O valor do primeiro passaporte na data de hoje (08/agosto/2020) é de R$ 257,25.

Fez o pagamento? espere a compensação do pagamento (a confirmação do banco que o valor foi pago com dinheiro mesmo e não vento) de 24 a 72 horas úteis, para daí sim você agendar o atendimento presencial.

Aliás, se o passaporte for para você, é você quem terá que ir até a Polícia Federal. Se for para um menor de idade, o menor e um responsável legal terão que ir até a Polícia Federal.

Lembre-se que você está indo a Polícia Federal, então chegue cedo para não perder seu atendimento. Lá eles irão colher a sua digital e tirarão sua foto. Os documentos que solicitaram no preenchimento do formulário, serão entregues a eles nesse momento. Tudo certo? Em aproximadamente 6 dias úteis o passaporte estará disponível para você retirá-lo na Polícia Federal.

Ah! e vai pegar em, porque se passar 90 dias e você não retirar, o seu passaporte será cancelado. E detalhe importante, o valor pago não será ressarcido viu.

Tenho o nome sujo no SPC, não posso tirar o passaporte?

Problema com Receita Federal, Serasa, SPC etc. não interfere na emissão do passaporte. Desde que eles são tenham impedimento judicial. A justiça tem que te proibir. Ser procurado pela justiça, ou impedido de sair do país.

Mas convenhamos que recomendamos mesmo que você pague toda e qualquer dívida antes de viajar. Assim quando você voltar de viagem terá apenas as contas da viagem e não itens a mais para pagar.

Passaporte é um documento oficial?

Sim, o passaporte é um documento oficial que permite que um cidadão seja identificado em outro país.

[table id=1 /]

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • TEDY BK

    Oii,
    acho sua escrita muito boa e clara.

    Queria tirar umas duvida:
    O visto pode ser usado em mais de uma viagem né? Tirei o dos estados unidos em 2018 e queria saber.

    responder
    • Aline Kamiji

      Oiee Tedy,

      Pode ser usado mais vezes, tem no próprio visto a data que ele expira. Dá uma conferida no seu!!

      responder