Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Qual a moeda do Japão: Qual dinheiro usar?

Qual a moeda do Japão: Qual dinheiro usar?

Preparando a sua viagem para o Japão? Perfeito! Nesse texto vou tentar tirar todas as suas dúvidas quanto a moeda japonesa. Vale a pena ou não levar real pro japão? Qual a moeda do Japão e quanto custa? Como funciona o câmbio no Japão? Cartão de crédito é aceito no Japão? Yep, todas essas perguntas e várias outras responderei nesse texto. Quero que a sua viagem transcorra muito bem, como foi com as nossas para esse país tão impressionante.

Como chama a moeda do Japão?

A moeda do Japão se chama Yen ou Iene. Essa é a moeda oficial e única aceita por lá. Dessa forma, para qualquer tipo de transação em dinheiro, você deverá entregar uma nota e/ou moeda de iene. Não é como em alguns países asiáticos onde o dólar também é aceito (exemplo: Camboja).

Eu vou te mostrar mais a frente como as notas e as moedas são, assim você já tem uma boa ideia de como elas são e como funciona o sistema deles, combinado?

Como eu expliquei no post sobre a moeda da China, fazer a conversão não é um bicho de sete cabeças. Porém, você tem que sempre levar em consideração que os valores que eu coloquei aqui, são referentes a cotação do dia. Consequentemente, quando você for fazer a cotação para comprar a moeda, precisa verificar o valor de venda. As cotações de qualquer moeda são flutuantes, o que significa que o valor nunca é o mesmo de um dia para o outro. Quiçá da data desse post até a data que você vai de fato comprar.

Devo comprar iene no Brasil?

Sim, deve. Eu sempre vou te recomendar chegar no país com a moeda local. Isso pelo simples fato de que usualmente as casas de câmbio dos aeroportos não são tão favoráveis. A única vez que eu vi uma casa de câmbio do aeroporto com preço melhor que da cidade foi na Argentina.

Já troque o seu real por iene ainda no Brasil. Aqui em Curitiba eu troquei os meus reais na casa de Câmbio Dourada. Você precisa ligar, conferir o valor do iene para o dia. Se o valor estiver do seu agrado, você reserva e vai buscar no dia seguinte. Eles não tem a moeda de bate e pronto, é sempre para o dia seguinte.

  • No Japão tem Airbnb também! Aliás, se você nunca usou Airbnb, clicando aqui e já se cadastrando você ganha até 130 reais de DESCONTO na primeira hospedagem!

Te recomendo já começar a trocar seu dinheiro no momento em que comprar suas passagens. Provavelmente você tenha feito todo o processo da compra da passagem com alguns bons meses de antecedência. Até porque você precisará tirar seu visto para entrar no Japão. Enfim, compre um pouquinho toda semana, assim você tem como pegar todas as taxas e fazer uma média delas. Dessa forma você não perde dinheiro.

Se você não sabe como funciona a questão do Visto, temos um vídeo explicando:

Qual o valor da Moeda do Japão?

No dia de hoje – 09/fevereiro/2020 – o valor da compra da Moeda, na casa de câmbio que sempre cotamos é de: 0,0427. Ou seja, 1 iene vale 0,0427 reais.

“Meu Deus Aline, como eu vou calcular isso? ” Para você calcular quanto de real e quanto de iene terá, é bem simples. Você precisa pegar o valor em real e dividir pelo valor da cotação do iene. Lembrando sempre que você deve pegar o valor de venda da casa de câmbio.

·         100 reais é igual a 2.341,92 Yen.

Sim, parece assustador o valor. Como se você tivesse ficado rico da noite pro dia né? Mas não. Provavelmente, não achará nada no Japão por menos de 100 ienes. Não é à toa que tem aquelas lojas de “Hyakuen“, as lojas de 100 ienes tão famosas do Japão. Similares às lojas de 1,99 do Brasil, porém, num nível muito melhor! Você já deve estar familiarizado com a Daiso.

Qual moeda eu devo levar pro Japão?

Leve iene ou dólar. Na realidade, eu vou te recomendar levar apenas iene, pelo simples fato de que você só terá feito uma conversão de moeda e terá pago apenas por uma conversão. Levar dólar é apenas se você já tem esse dinheiro contigo de uma viagem anterior. O motivo disso é que se você trocar real por dólar, para depois trocar dólar por iene, terá feito duas transações de conversão de moeda. Consequentemente, você não terá o melhor valor possível.

  • No entanto, se você gosta de se hospedar em hotéis, aqui já deixamos uma lista de hotéis em Tokyo no site do Booking.com.

Lá no Japão, você vai encontrar casas de câmbio e até máquinas automáticas que trocam dinheiro. No caso, eles trocam dólar e euro, por iene. Então, não adiantará de nada você tentar levar real para trocar por lá, isso não irá lhe ajudar.

qual a moeda do japão
Aliás, tenha moedas sempre com você. Há sempre uma máquina de refrigerante com bebidas diferentes pra provar! 😀

No Japão eles aceitam cartão de crédito?

Olha, de todas as vezes que nós fomos, sempre levamos dinheiro. A grande maioria das lojas e restaurantes pequenos não aceitam cartão de crédito. Portanto, por via das dúvidas leve dinheiro. Os locais que o cartão de crédito foi aceito: hotel, restaurante grande e lojas de departamento. Lojas como a Uniqlo também aceitam.

Então, para a resposta é que sim, eles aceitam cartão de crédito. Porém, não são todos os locais que aceitam, dessa forma é recomendável que você já saia do Brasil com a moeda do Japão, para que não tenha nenhum tipo de perrengue durante a viagem.

qual a moeda do japão. cartão pasmo
Cartão Pasmo

No entanto, nas principais cidades, o que você consegue fazer é depositar dinheiro nos cartões de transporte da cidade. Em Tokyo, usamos o PASMO, mas também tem o SUICA. Além de conseguir utilizar nos transportes, você consegue pagar um monte de coisa com ele. Em máquinas de refrigerantes e lojinhas nas estações!

E como é a Moeda do Japão?

Opa. A parte mais divertida do texto. Vou te mostrar as moedas Japonesas e assim tentar te explicar como funcionam. Vale dizer que muito dos trocados são feitos com moeda, já que tem moeda de 500 ienes, por exemplo. Então, leve uma bolsinha e/ou deixe um bom espaço para receber muitas moedas.

moeda do japao
Moedeira que eu utilizava no Japão

Lembre também de trocar essas moedas, tente pagar com as moedas que você recebeu, para que não acabe ficando com um monte de moeda no final da viagem.

moedas do japão. ienes
Faltou apenas a de 500 ienes
[table id=1 /]

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Danielle

    Oi casal, tudo bem? É a Dani 🙂

    Eu estou começando a ler os posts sobre o Japão e esse foi o primeiro. Poderiam me ajudar? tenho algumas dúvidas, como:
    1- Qual é o valor médio de gastos diários em iene?
    2- Onde se compra o cartão Pasmo? Porque vocês escolheram ele, em vez do SUICA?
    3- Há máquinas 24h no aertoporto para retirada de ienes?
    4- É fácil encontrar na cidade as máquinas automáticas, que trocam dólar por iene?

    Sobre o câmbio na Argentina, eu fui há pouco tempo e a situação mudou: o câmbio na cidade está mais vantajoso do que no aeroporto.

    Beijinhos e obrigada!

    responder
    • Aline Kamiji

      Oie Dani!! Tudo ótimo e contigo??

      Fico feliz que você começou o processo pra procurar sobre o Japão. Temos de fato vários posts sobre 🙂

      1- valor médio depende do seu tipo de viagem e das escolhas que você fará. Tem que colocar na ponta do lápis o custo do hotel por dia + o transporte (se você vai pegar JR pass ou não) + comida (você pode comer em loja de conveniência ou em restaurante. Coloque no mínimo 40 reais pra isso) + custo de cada coisa que você quer ver e/ou visitar.
      Faça uma planilha e coloque cada coisa no papel, assim você terá uma ideia de quanto vai ser necessário por dia e se você tem algo que vai tirar por conta do custo.

      2- o cartão Pasmo você compra direto na estação de metrô. É bem fácil de comprar e a máquina tem idioma inglês.

      Pasmo e Suica são similares. A diferença é que o Pasmo, quando você devolve o cartão, eles te entregam o custo dele integralmente. Quanto que no suica eles retém uma porcentagem do valor. Pra turismo, recomendo o pasmo mesmo.

      3- quando fomos não tinha, mas hoje em dia deve ter sim viu.

      4- quando fomos não era, mas as informações que temos é de que continua não sendo fácil achar na cidade. Então, recomendo já sair daqui com o dinheiro.

      responder
  • Danielle

    O que seria o JR Pass? Um passe ilimitado por dia? Melhor comprar ele ou o Cosmo? OU eles são usados para transportes distintos?

    responder
    • Aline Kamiji

      São coisas distintas. Sobre o Jr pass, tem um post específico aqui no blog sobre: JR pass e o cartão de transporte japonês. Ali eu explico pra que ele foi necessário na nossa viagem, qual o custo dele. Só recomendamos o JR se você for mudar de cidade, se não, melhor o Pasmo mesmo.

      responder
  • Maria C

    Esses detalhes de preparação da viagem para o Japão como a moeda, câmbio etc. são essenciais. Adorei a dica dos cartões de transporte que pagam outras coisas. Muito prático!!

    Muita vontade de conhecer o Japão! E quando isso estiver próximo, certamente voltarei aqui pra pegar outras dicas! 🧡

    responder
    • Aline Kamiji

      Oie Maria!! Que bom que esse post te ajudou a entender melhor a moeda do Japão. Ficamos felizes em conseguir ajudá-la. Espero que você vá conhecer o Japão! E quando for, volte aqui em 😀 Queremos saber a sua experiência.

      responder
  • Mariana Menezes

    Oi Aline, super completo e explicadinho seu post sobre qual é a moeda do Japão e qual dinheiro usar. Morro de vontade de conhecer esse país. Babo nas fotos toda vez que vejo posts de la.
    Já salvei essas dicas para quando for. Já sei que é melhor levar iene ja daqui do Brasil. 😉
    Adorei!!

    responder
    • Aline Kamiji

      Ahhhh que bom que você gostou <3 ficamos felizes quando alguém comenta que esse post sobre a moeda do japão ajudou. 😀 Mulher, Japão é muito fotográfico hehe você vai amar quando for viu

      responder
  • Victoria

    Amei esse post com dicas de dinheiro no Japão e qual moeda usar. Muito útil para quem está planejando uma viagem para esse país maravilhoso em breve! Por mais incrível que pareça era para estarmos lá agora, nos preparando para as Olimpíadas 2020 que só acontecerá no próximo ano. Essas dicas serão super úteis, muito obrigada!

    responder
  • Thaís

    Muito bacana ter se dedicado a explicar a questão da moeda do Japão. É algo que parece tão banal, que na hora de estarmos lá, a gente se embanana todo, né?

    responder
  • Ruthia

    O seu post sobre o iene, a moeda do Japão é super útil para quem planeia uma viagem ao país. É um destino caro, vale a pena um planeamento bem antecipado.

    responder
  • Carla

    É sempre bom saber qual a moeda do Japão bem como tudo o que tem a ver com o dinheiro para não ficar desprevenido em viagem.

    responder