Já pensou que viajar de trem nos Estados Unidos é sim uma opção a se levar em conta? Portanto, nesse texto vou explicar como foi minha experiência em uma viagem de trem nos Estados Unidos. Saindo de Los Angeles a San Diego na Califórnia.
Quais as VANTAGENS de viajar de trem?
Valor – talvez mais barato comparando o mesmo trecho de avião.
Conforto – trem possui poltronas normalmente mais confortáveis que avião e ônibus.
Internet – possibilidade de utilizar a internet durante o trajeto.
Comodidade – estações de trem normalmente são centrais e não tem toda a chatice de aeroportos.
Então, estava eu em Los Angeles e decidi que queria conhecer San Diego na mesma viagem. Como estava sozinho, não quis alugar carro. Pesquisei passagens de avião que estavam bem caras para a data que eu queria. Ônibus é uma boa opção e barata. Mas, como eu adoro viajar de trem e para unir o útil ao agradável resolvi por essa modalidade.
A empresa que faz os trechos principais na Califórnia é a AMTRAK. Já utilizamos outras vezes o serviço deles em Nova York para Philadelphia e Washington. Viajar de trem nos Estados Unidos está longe de ser encantador como na Europa, China ou Japão, porém, mesmo assim o serviço por ser eficiente, vale muito a pena! Até porque existem alguns trechos que tem importância turística e devem ser levados em consideração.
Union Station Los Angeles
A estação ferroviária em Los Angeles é a Union Station que fica na região central da cidade (Downtown). Chegar até ela é muito fácil pois 3 linhas do metros passam por ela, além de várias linhas de ônibus e outras empresas de trens que servem cidades próximas. Assim, chegando de metro não deixe de perceber a beleza da arquitetura da sala de espera. Tenho certeza que você se sentirá na Los Angeles dos anos 30.

Se estiver com fome, após a sala de espera terá um Starbucks, Subway, sorvete e outro café. Se achar que nada ali te apeteceu, pegue o longo corredor que verá logo que terminar a sala de embarque e vá até o outro lado da estação no chamado Union Station East. Ali também outras opções de comida.


Mas primeiro um café!
Peguei um café e já me dirigi para a plataforma. Como era um domingo de manhã, a estação estava bem vazia. Mas, imagino que dependendo do horário, o corredor da estação deve ficar lotado!
A plataforma designada era a 8B e encontrar a plataforma correta é muito fácil. Nesse corredor que citei antes tem letreiros para cada plataforma com o número do trem e a cidade de destino. Não tem erro.

O trem tinha previsão de saída às 08.20h da manhã e às 08.05h ele encostou na plataforma.
Para essa viagem eu tinha comprado uma passagem para classe executiva. Por que? Porque eu tinha visto em vídeos que o recomendado é você sentar no segundo andar do lado direito do trem pois em determinado momento, o trem margeia o Pacífico e a vista é bem bonita. E como eu imaginei que apenas o carro da classe executiva eram dois andares, fiz questão de comprar o bilhete mais caro. Mas, assim que o trem foi entrando na plataforma, já percebi que minha estratégia foi por água abaixo. Todos os carros eram dois andares.
E quanto foi a passagem?
Paguei para essa classe executiva o valor de 54,65 dólares. A passagem em carro “comum” custava 35,65 dólares, portanto 19 dólares mais caro.
- Eeeeeeiii !! Nunca viagem sem um seguro viagem, ok?! Clicando aqui você consegue fazer orçamento e tem desconto com nosso coupon LATITUDE INFINITA!
Como é a tal classe executiva?
Assim que entrei no vagão, percebi que os assentos pareciam bem confortáveis e espaçosos. Não tinha assento marcado, assim, já corri para assegurar meu assento do lado direito do trem.

O assento tinha uma mesa que abria num sistema peculiar. Portanto, tem que puxar todo para cima e depois para o seu lado. Tinha uma tomada, porém, apenas uma para os dois assentos. WI-FI gratuito que funcionou razoavelmente bem por todo o trajeto. Não é aconselhado para streaming de qualquer forma. Mas quebra um galho para mensagens e Facebook.

Ademais, tinha uma mesa com algumas comidinhas gratuitas para os passageiros dessa classe. Café, suco de laranja e água, além de alguns pães e jornal a disposição de todos os passageiros da executiva.


A viagem de trem
A previsão de Los Angeles até San Diego eram de 3 horas. Então, o trem para em 10 estações incluindo o terminal Santa Fe em San Diego que é a final. Ele deixou a Union Station em Los Angeles pontualmente as 08.20 e a cada parada havia um anuncio de voz indicando a estação que estávamos parando.
Cada parada é bem rápida, portanto caso não vá até a estação final em San Diego, certifique-se de todos os seus pertences estarem organizados minutos antes do trem parar. Do contrário, ele sairá com você dentro dele mesmo.
- Já tem hospedagem em LOS ANGELES? Nesse outro post listei as 3 opções de hospedagem que fiquei em Los Angeles!
Anaheim: A segunda parada
A segunda parada é em Anaheim. Nesse ponto, do lado direito do trem é possível ver um estádio que pertence ao time dos Los Angeles Angels que integra a liga principal de beisebol dos Estados Unidos. Ainda, a Disneyland também fica na cidade de Anaheim. Portanto, caso queira ir de transporte público até o parque, é possível utilizar esse mesmo trem e conectando com um ônibus que vai direto para o parque num trajeto de 25 minutos mais ou menos.

Após a estação San Juan Capistrano, o trem começa a margear o Oceano Pacífico. As vezes fica bem próxima a água. Portanto:
- De Los Angeles a San Diego => lado direito do trem
- San Diego a Los Angeles => lado esquerdo do trem

Assim, pontualmente 3 horas após a partida, o trem começa a desacelerar para o ponto final na estação Santa Fe Depot em San Diego. Aliás, na cidade de San Diego, o trem faz duas paradas. A penúltima estação se chama Old Town. Portanto, dependendo da região da cidade que você vai ficar, vale a pena descer nessa estação.

- Aqui já deixamos um link para HOTÉIS em Los Angeles pelo site do Booking.com. É só clicar aqui!
Considerações Finais
Sempre que possível tento fazer trechos com viagem de trem. Como disse antes, caso eu quisesse fazer o mesmo trecho de avião, precisaria acordar bem mais cedo para conseguir ir até o Aeroporto de Los Angeles que fica mais afastado e sem dúvida é mais tumultuado. Passar na segurança que invariavelmente tem filas, sem falar que dependendo das condições climáticas, pode haver consideráveis atrasos.
O ônibus foi na verdade o modo como voltei até a cidade de Los Angeles. Então, de longe não tem o mesmo glamour do trem, porém, é mais barato. A companhia que utilizei foi a Greyhound.
Portanto, num equilíbrio entre orçamento, conforto e comodidade, encorajo a viagem de trem sem sombra de dúvidas. Faria novamente esse trecho, mas não sei se pagaria os 19 dólares a mais para viajar na classe “executiva”. Lembrando apenas, que na Union Station em Los Angeles existe um lounge que passageiro da executiva podem esperar como internet e algumas comidinhas de graça.
Aline Kamiji
Nossa, queria muito ter feito esse passeio junto contigo. Sem sombra de dúvidas, isso está na minha listinha 😀
Helen Mello
Obrigada pela dica. Vou seguir para San Diego de trem. 🙂
Aline Kamiji
ahhh que ótimo! boa viagem, Helen!
Cláudia Lúcia
qual o menor valor de passagem entre San Francisco e San Diego?
Igor
Amigo, por gentileza., passe os detalhes de onde comprar a passagem de ônibus da cia Greyhound. pra voltar para Los Angeles, qual o local da cia para comprar e pegar o bus de volta? É próximo a estação de trem que vc chega em San Diego?
Aline Kamiji
Compramos direto no site da Greyhound mesmo Igor.