Viajar e conhecer um destino novo sempre é bom, não é verdade? E se nesse destino tiver várias atrações gratuitas? É esse o objetivo desse texto. Te mostrar o que fazer em Los Angeles de forma gratuita!
Antes de mais nada, vale lembrar que eu vou te mostrar algumas atrações. Portanto, o transporte NÃO está incluso, assim como a alimentação. Assim sendo, de algum modo você precisará se deslocar pela cidade e comer também. Como eu escolhi o transporte público e peguei o passe de 7 dias ilimitado, considerei o transporte de graça também. rsrs
Grand Central Market
Comece o dia conhecendo o famoso GRAND CENTRAL MARKET. A saber, é um mercado que já tem 100 anos e recentemente foi renovado e possui uma variedade enorme de comida. Então, aproveite para tirar uma foto no belíssimo neon que fica em uma de suas entradas. Ah! Já veja aquela comida diferente para você provar um outro dia que vier.

- Grand Central Market – 317 S Broadway, 90013
- Aliás, nesse post eu dou algumas sugestões do que comer em Los Angeles e minha experiência nesse mercado.
Agora um pouco de cultura! O museu The Broad
Do Grand Central Market, você fará uma caminhada de uns 10 minutos, ou mais ou menos 640 metros (só que é uma subidinha) até um museu de arte contemporânea chamado THE BROAD (pronuncia broud).


A entrada no museu é gratuita, porém, recomendo você reservar de antemão o ingresso. Portanto, vá no site oficial e entre em GET TICKETS que está em vermelho. Na página seguinte, clique em “The Broad General Admission” e coloque a quantidade de tickets que você quer. Posteriormente, o sistema irá te mostrar um calendário para você escolher a data e, com isso, um horário de entrada. Todavia, quanto maior a antecedência, mais opções de horário terá.

E se eu não reservar pelo site, não conseguirei entrar? Conseguirá. Na entrada, existem duas filas. Daqueles que reservaram pelo site e os que não tem ingresso. Em conclusão, não sei como funciona a entrada dos que não possuem ingresso ou quanto tempo precisarão esperar. Por isso, recomendo já adquirir de antemão.
O que eu recomendo no The Broad
Assim que você entra, no mesmo pavimento já procure pelo INFINITY MIRRORED ROOM da artista japonesa Yayoi Kusama. Terá uma fila, pois cada pessoa entra sozinha numa pequena sala onde há espelhos e luzes fazendo com que você perca a noção do espaço literalmente. Em suma, cada experiencia dura cerca de 45 segundos. Portanto, a fila andará rápido.
Após passar nessa sala dos espelhos, suba a escada rolante e verá o resto do museu. Recomendo as obras do americano Andy Warhol, famoso pelas suas pop arts. E não deixe de tirar uma foto na sala da mesa gigante! Você vai entender o que eu estou dizendo.

O museu também possui atrações pagas. Por isso, veja se alguma te interessa e aproveite a oportunidade.
- The Broad – 221 S Grand Avenue, 90012
Continuemos nosso tour em Downtown Los Angeles!
Saindo do museu, logo no quarteirão do lado você verá um edifício de metal todo moderno. É o WALT DISNEY CONCERT HALL. Aparentemente, a acústica dessa sala é uma das melhores do mundo! Aproveite para tirar uma foto também!

- Curiosidade: A estrutura de metal fez com que o sol refletisse nos prédios vizinhos de tal forma que aumentasse a temperatura de alguns apartamentos de maneira significativa! Ainda, há pontos da calçada que a temperatura pode chegar a 60 graus devido a esses reflexos indesejáveis.
- Walt Disney Concert Hall – 111 S Grand Avenue, 90012
Enfim, um pouco de verde!
No quarteirão seguinte ao Walt Disney Concert Hall, finalmente você verá uma área verde em plana downtown de Los Angeles! É o GRAND PARK e é por onde você vai passar para continuar nosso roteiro gratuito.

O parque não tem nada de mais, porém, não deixa de ser uma caminhada agradável no meio de tanto asfalto e concreto. Quando estiver no parque, já avistará um prédio que também chama a atenção e será nosso próximo ponto.

- Grand Park – 200 N Grand Avenue, 90012
A Prefeitura de Los Angeles
Quando chegar no fim do Grand Park, você chegará na N Spring street e do outro lado da rua estará a Prefeitura ou o LOS ANGELES CITY HALL. No alto desse edifício tem uma área 360 graus onde é possível apreciar a cidade do alto.
No dia que eu fui, estava tendo uma filmagem da rede ABC de televisão e fechou toda a entrada principal. Achei que minha ida tinha sido em vão. Procurei outra entrada para ver se ainda conseguiria aproveitar e ver a tal vista que eu tinha lido que valia a pena.
Na verdade, a entrada para o deck de observação é na rua de trás! Sim, então, contorne o prédio e vá até a Main street. Embaixo dessa passarela que eu mostro aqui nessa foto abaixo, terá uma entrada com detector de metal e é por ali que os turistas entram para o observatório.

Ali, você ganhará um adesivo para colar na sua roupa e o segurança da entrada irá te mostrar um papel com instruções para chegar até o deck de observação. Vou deixar aqui a foto que tirei no local, mas já deixo também as instruções em português.

Para chegar ao Deck de Observação:
1. Pegue os elevadores expressos (5 a 8) e suba até o 22° segundo andar.
2. Saia do elevador e pegue o elevador que estará de frente ao que você saiu e suba até o 26° andar.
3. Saindo do elevador, suba o lance de escada até o 27° andar que é onde estará o observatório.
Dali é possível ver várias coisas, inclusive o The Broad e o Walt Disney Concert Hall que acabamos de passar.

- Altura te deu vertigem? NUNCA viaje sem fazer um seguro viagem! No nosso link, você consegue já fazer ganhando desconto ainda!
Quando sair de lá, não esqueça de tirar o adesivo que você colou, ok? Vi várias pessoas na redondeza da prefeitura com o adesivo. rsrs

- Los Angeles City Hall – 200 North Spring Street, 90012
Chinatown de Los Angeles
Volte para a Spring street que é a rua da entrada principal da prefeitura e caminhe uma quadra até a North Broadway e pegue o ônibus 28, 45 ou 83 (todos te deixarão lá). Nossa próxima parada é a CHINATOWN de Los Angeles. Caso prefira andar, será um trajeto de mais ou menos 1,6 km. Mas, recomendo pegar o ônibus, já que nesse trajeto não tem muitas coisas interessantes para se ver.

A Chinatown de Los Angeles, se comparado com de San Francisco ou Nova York, é bem insignificante. Ademais, é pequena e tem aquilo que toda Chinatown tem. Lojas, restaurantes e arquitetura típica. Aproveite para vascular algumas lojas ou até experimentar algo.

Mas, não perca muito tempo aqui e já procure a estação de trem Chinatown da linha amarela do metro para nossa próxima atração, e essa sim, vale a pena!
- Não tem hospedagem em Los Angeles ainda? NESSE TEXTO, falo dos 3 tipos de hospedagem que fiquei na cidade! Não deixe de conferir também! 😀
Cenário de Hollywood
Pegando então a linha amarela, desça na Union Station onde você trocará para linha vermelha do metro. Desça na estação Vermont/Sunset e ali você pegará um ônibus que NÃO está incluso no passe de 7 dias que se chama DASH. Esta empresa tem várias linha em Los Angeles e a que você vai pegar é a Dash Observatory.

Em seguida, esse ônibus te levará até o famoso GRIFFITH OBSERVATORY que fica no alto das colinas de Los Angeles. Sem dúvida você já viu esse observatório em algum filme de Hollywood. Para mim, a cena que mais me chamou atenção foi no filme Sim Senhor com Jim Carrey que ele chega de uma noitada após ter tomado um monte de Red Bull.

Similarmente, o edifício do observatório funciona como um museu relacionado à astrologia.

A entrada é gratuita desde sua fundação, pois, Griffith J. Griffith fundador e de quem o observatório leva o nome, deixou em testamento que a entrada deveria ser gratuita ao público.

Além disso, aproveite para tirar uma foto do letreiro de Hollywood que é visível dali também.
Ainda tem folego para mais uma atração?
Então, para voltar do observatório, pegue o mesmo ônibus de volta a estação Vermont/Sunset da linha vermelha do metro.
Caso ainda consiga encarar uma atração, faça com eu fiz. Pegue o metro ali mesmo em Vermont/Sunset em direção a North Hollywood. Portanto, você descerá na estação Universal City que é onde está localizado o parque Universal Studios. Mas, como hoje é um dia de atrações gratuitas, você irá para o UNIVERSAL CITYWALK que é um aglomerado de lojas e restaurantes. Ali é um bom local para terminar o dia, já que sempre tem músicos ao vivo, gente animada e quem sabe comer algo merecido depois de andar tanto pela cidade.


Primeiramente, para chegar até o CityWalk, após sair da estação do metro, siga as placas até um transporte do parque. Ele te levará até a entrada do parque e ao Universal CityWalk. Ademais, esse transporte é gratuito. Não se preocupe.

Assim termina nosso dia de passeios gratuitos em Los Angeles. Ah! Já que você está no CityWalk, aproveite para provar uns donuts bem diferentes no Voodoo Doughnut.
Aliás, temos também um vídeo desse dia de atrações gratuitas em Los Angeles:
Ficou com alguma dúvida?