Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O que fazer no centro de Porto Alegre

O que fazer no centro de Porto Alegre

Talvez você tenha se programado para conhecer Gramado e Canela ou está a trabalho em Porto Alegre e se pergunta: o que será que tem para fazer na capital gaúcha? Portanto, nesse post vamos dar algumas dicas do passeio que fizemos e o que fazer no centro de Porto Alegre.

Hotel em Porto Alegre

Primeiramente, ficamos num hotel que era perto do centro. Ele era muito bom. Fica do ladinho do Parque da Redenção ou Parque Farroupilha.

Então, caso tenha interesse, vamos deixar um link do site do Booking com o Intercity Cidade Baixa em PoA.

Aliás, até temos um post explicando como foi nossa estadia, o café da manhã e o nosso quarto. Veja aqui sobre a nossa hospedagem em Porto Alegre.

intercity cidade baixa porto alegre

Escadaria 24 de Maio

Então, nossa primeira parada foi numa escadaria bem bonita que foi inspirada na escadaria Selarón lá do Rio de Janeiro. Da mesma forma, possui muitos azulejos coloridos com frases de escritores famosos e o legal, de moradores locais! Adoramos ficar lendo as mensagens, sentimentos e opiniões sobre a cidade e a escadaria.

escadaria 24 de maio
porto alegre

Não sei por que, mas a escadaria me lembrou a que aparece no filme do Coringa e que ficou super famosa em Nova York. A cena é marcante. O coringa desce a escadaria dançando. Se não viu esse filme, recomendo!

Nos disseram para tomar cuidado quando fossemos na escadaria pois muitas vezes é perigoso. Mas, fomos numa manhã de quinta feira e não tinha ninguém. Vez ou outra, passava um morador. Portanto, para nós foi bem tranquilo. Mas, fica a orientação para quando você for!

Viaduto Otavio Rocha

Esse viaduto faz parte da história de Porto Alegre. Suas colunas são lindíssimas e cada escadaria (no total quatro) leva o nome de uma estação do ano.

Mercado Público de Porto Alegre

Aliás, a próxima parada é a mais gostosa de todas. O Mercado Publico de Porto Alegre fica num prédio histórico de mais de 150 anos! No entanto, a fachada nos lembrou bastante o mercado de Florianópolis, inclusive, ambas são pintadas de amarelo e ambas já tiveram estragos devido a incêndio.

mercado publico de porto alegre

Além disso, estávamos curiosos para provar algumas coisas que nos foram recomendados. Como estamos em período de pandemia, na entrada, todas as pessoas têm sua temperatura medida e ganhamos uma borrifada de álcool em gel nas mãos.

A parte superior do mercado onde tinham restaurantes está fechada. Pelo menos no dia que fomos estava.

mercado publico de porto alegre

Era dezembro e estava um dia quente de verão. Assim, fomos é tomar um sorvete que é bem famoso! A Banca 40 que já está na ativa desde 1927! Imagina, se está esse tempo todo, deve saber o que está fazendo, não é verdade?

Banca 40 Mercado Público de Porto Alegre

Estávamos atrás da famosa Bomba Royal. Esse sorvete nos remete à época da 2ª Guerra Mundial! Na ocasião, os clientes pediram que o estabelecimento misturasse todos os ingredientes disponíveis.

banca 40
mercado público de porto alegre

Então, misturaram três sabores de sorvete feito ali, nata batida e salada de fruta. Afinal de contas, essa mistura não tinha como dar errado. O dia estava tão quente, que mal conseguimos gravar o que queríamos para nosso vídeo no YouTube.

bomba royal
banca 40
mercado publico de porto alegre

Mais do Mercado Público de Porto Alegre

Provamos outras coisinhas como um bolinho de bacalhau de um dos restaurantes que ficava no andar térreo. Ficamos impressionados com a quantidade de mate vendendo. Dá para perceber como é realmente parte da cultura gaúcha o chimarrão.

erva mate
mercado público de porto alegre
Aliás, olha a quantidade de erva mate!

Farol Santander de Porto Alegre

Do lado do Mercado Público, a uns 250m está o Farol Santander de Porto Alegre. Não é imponente como o de São Paulo, mas fica também num prédio histórico restaurado. Ali funcionava um banco. Mas agora é um centro cultural e conta com um restaurante e um café.

farol santander porto alegre

Para ser bem sincero, o café era o que mais estávamos curiosos para conhecer, pois ele fica no antigo cofre do banco!! Imagina tomar café num cofre antigo! Porém, por conta da pandemia, não pudemos conhecer.

farol santander porto alegre

Farol Santander de Porto Alegre: horário de funcionamento

O Farol Santander não abre às segundas. Funciona de terça a domingo de 12h às 18h.

Casa de Cultura Mario Quintana

Similarmente, a 550m do Farol Santander tem esse outro prédio histórico que antes funcionava como um Hotel. O antigo Hotel Majestic. E quem era um frequentador desse hotel? Mario Quintana! O poeta gaúcho morou nesse hotel por 12 anos. Atualmente não funciona mais como um hotel.

casa de cultura Mário Quintana

A casa de cultura possui um teatro, sala de cinema e galerias! Mas, também não conseguimos visitar em decorrência da pandemia e da situação em que se encontrava o Rio Grande do Sul no momento.

Já ouviu falar em A LA MINUTA?

Além disso, nesse seu passeio, você se deparará com vários restaurantes com os dizeres: “a la minuta”. O que seria isso? A la minuta é um prato feito característico de Porto Alegre. Fomos em um perto do Farol Santander e achamos bem saboroso.

a la minuta
porto alegre

Então, procure um a la minuta para você entrar totalmente no clima porto alegrense.

  • Outra coisa que recomendamos muito em Porto Alegre é visitar os parques. Veja nesse outro post sobre o que fazer em Porto Alegre, os dois parques que recomendamos na cidade.

O que fazer em Porto Alegre com chuva

Então, essa trinca do Mercado Publico e um dos centros culturais (Casa de Cultura Mario Quintana ou o Farol Santander) é uma ótima pedida para os dias chuvosos que você planeje visitar o centro da cidade.

O que fazer em Porto Alegre hoje

Portanto, para a programação atualizada, o jornal Zero Hora de Porto Alegre tem uma página de agenda cultural onde você pode conferir o que está rolando na cidade.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Jorge Israel

    Quantas dicas legais sobre o que fazer no centro de Porto Alegre. Quero provar essa bomba royal. A casa de cultura Mario Quintana parece que rende boas fotos né!

    responder
    • Will Kamiji

      O sorvete é muito bom. A combinação realmente é interessante. Espero que você aproveite seu passeio e tenhamos te ajudado a escolher o que fazer no centro de Porto Alegre!

      responder