Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O que fazer em Cracóvia: 10 melhores passeios

O que fazer em Cracóvia: 10 melhores passeios

Cracóvia foi uma das cidades polonesas que nós mais nos apaixonamos. Há uma infinidade de passeios, lugares e comidas para experimentar. Assim, hoje te conto nos 10 melhores passeios para você incluir no seu roteiro de o que fazer em Cracóvia (e se apaixonar pela cidade😍).

Você pode achar que Cracóvia é uma cidade pequenininha, mas na realidade ela não é tão pequena assim. A população de Cracóvia, por exemplo, é maior que a população de Lisboa. Parece pequena mas é uma cidade potente que só.

O que você precisa saber antes de visitar Cracóvia?

  • Um ótimo local para passar 7 dias de viagem (uma semana de férias!)
  • Precisa de seguro viagem para visitar a Polônia
  • A tomada é 230v 50Hz.
  • A moeda na Polônia é o zloty.
  • Pode beber água da torneira, ela é segura para se beber.
  • O transporte público da cidade de Cracóvia é bom e fácil de usar.
  • Em sua maioria, os locais aceitam cartão como forma de pagamento.
  • Tente ficar hospedado próximo ao centro da cidade, valerá a pena.
  • Leia o post do blog onde explico o que você precisa saber da Polônia

St. Florian Gate: Portal da cidade de Cracóvia

Esse é o principal portal da cidade. Antigamente a cidade de Cracóvia já foi murada. Hoje em dia já não há muros pela cidade, mas, em seu lugar eles construíram um jardim que é bem bonito para fazer uma caminhada. Caso você vá no outono ou no inverno, o visual desse jardim fica ainda mais impressionante.

o que fazer em cracóvia

Cidade medieval de Cracóvia

A cidade histórica – Old Town de Cracóvia é lindíssima, repleta de monumentos históricos e uma infinidade de lojas para se conhecer (sem esquecer dos museus ali dentro). Então, tire uma manhã ou até um dia inteiro, caso você visite um dos museus, para conhecer esse local.

Na praça central de Cracóvia você tem alguns pontos importantes para conferir, sendo:

  1. Rynek Glowny: Praça central de Cracóvia
  2. Basílica de Santa Maria (Bazylika Mariacka)
  3. The Cloth hall: mercado medieval de Cracóvia
    • Museu no subsolo do Rynek Glowny: Podziemia Rynku
  4. Wieza Ratuszowa: Torre da Prefeitura
    • Arte de Igor Mitoraj
    • Walk tour grátis do centro histórico

Rynek Glowny: Praça central de Cracóvia

Essa é a praça central de Cracóvia e que provavelmente onde você mais vai passar seu tempo. Então, ali você encontra muitos dos pontos principais da cidade, sem tirar que após as 17h ela fica repleta de gente. Há também aqueles passeios de carruagem, mas nós aqui não curtimos esse tipo de atração.

old town de cracóvia

Bazylika Mariacka: Basílica de Santa Maria

Primeiramente, essa basílica do século XVI tem duas torres diferentes e foi construída em cima de uma outra basílica que fora destruída em uma invasão dos tártaros. Dentro dessa basílica você ficará encantado com seu teto azul turquesa e sua imensidão. Portanto, vale a pena conferir essa basílica, mesmo se essa não for a sua religião.

basílica em cracóvia
Achei ela tão linda por dentro, uma pena que a foto ficou muito escura

The Cloth Hall: Mercado medieval de Cracóvia

Esse local é cheio de pequenas lojas dentro de casinhas de madeira. É até complicado explicar o que é, mas você consegue ver abaixo pelas fotos. Assim, esse local é cheio de itens dos quais você pode levar de lembrancinha para casa e dar de presente. Ademais, há também todos os brasões das cidades da Polônia em sua parede. Atenção especial para os brasões de Cracóvia, Katowice, Gdynia, Gdansk, Lublin e Varsóvia.

Museu no subsolo de Cracóvia: Podziemia Rynku

Esse museu é uma escavação arqueológica que fica no subsolo da praça central. Ali embaixo você vai seguir por mais de 1.000 anos de história de Cracóvia, desde a idade média. É um passeio interessante se você quiser conhecer um pouco mais sobre Cracóvia e sua história medieval. Você pode comprar o ingresso antecipado e garantir sua entrada, clicando aqui.

Wieza Ratuszowa: Torre da Prefeitura

Essa torre foi o único item que sobrou da antiga prefeitura da cidade. Você consegue conferir na lateral dele como era a construção da prefeitura. Como apenas a torre sobrou, eles fizeram dela um ponto turístico onde você pode subir seus mais de 100 degraus e ver a cidade de cima. Ah! Essa vista de 75 metros de altura não é 360º, tá?

  • Nós não subimos, a vista do castelo é melhor e de graça.🤭
centro histórico de cracóvia
a esquerda o Cloth hall e a direita a torre da prefs de Cracóvia

Eros Bendato: Arte de Igor Mitoraj

Bem ao lado da torre da prefs você verá uma cabeça de aço deitada. Essa é a arte de Igor Mitoraj. Ele é um escultor polonês que tem como principal trabalho esculturas de fragmentos do corpo humano. Usualmente representando algum momento histórico da Polônia.

eros bendato arte de igor mitoraj em cracóvia

Tour grátis por Cracóvia

Essa é uma ótima opção caso você queira conhecer ainda mais da cidade histórica de Cracóvia com um local. Há uma infinidade de tours pagos pela cidade, mas esse grátis aqui vale muito a pena.

O que comer no centro de Cracóvia

Aproveite que você está no centro antigo de Cracóvia e prove um donuts polonês no Dobra Paczkarnia. Para nós foi um dos doces mais saborosos que provamos na Polônia. É muito bom, principalmente o de chocolate e o de rafaello. Prove e depois nos conte o que você achou.

donuts de cracóvia
Doba Paczkarnia: se você cruzar com um, pare e compre!

Você também vai encontrar muitos Bar Mlecznys ou Milkbar, que são restaurantes poloneses que ficaram muito conhecidos após a primeira guerra mundial. Naquela época a oferta de itens com carne era quase nula e a alimentação muito cara. Sendo assim, os milkbar possuíam refeições a preços justos e com culinária polonesa que incluíam muitos itens com leite (daí o nome do lugar). Ali você encontrará pierogi, panquecas de batatas, sopas e uma infinidade de coisas.

Planty: Parque que circula o centro de Cracóvia

Esse é o nome do parque que substituiu as muralhas da cidade, que comentei ali em cima. São ao todo 4 km de verde e é nele que você encontrará vários banquinhos com nome de pessoas famosas para os poloneses. Não atoa que você encontrará um banco com o nome de Karol Wojtyla, que é o nome do papa João Paulo II. Sabia que ele estudou na cidade de Cracóvia e passou uma boa parte de sua vida ali? Pois é! Você encontrará algumas estatuas e bancos pela cidade com o nome dele.

Papa João Paulo II em Cracóvia

Castelo Real de Wawel: Castelo de Cracóvia

O castelo de Wawel é do estilo gótico, porém ao longo de sua ‘vida’ ele já passou por muitas restaurações e transformações, algumas dessas no estilo renascentista. Consequentemente esse castelo hoje em dia é uma miscelânea de estilos que o deixam ainda mais charmoso.

Ele é tão lindão e imponente que o Will até chegou a comentar que ele lembrava muito um castelo bem no estilão de conde drácula, e ai o que você acha?

Olha só que castelão lindo!

O Castelo de Wawel já passou por muita coisa, latitudiano. Ele já foi abandonado quando o governo foi para Varsóvia (sim a capital polonesa já foi Cracóvia), ai o governo não viu mais ‘utilidade’ em usar o castelo e o deixou abandonado. Acontece que com isso esse castelão já foi saqueado e já passou pela mão dos russos e dos nazistas.

Castelo de Wawel por dentro

Você pode conhecer o castelo por dentro e ficar ainda mais impactado com toda a sua beleza. Dá para comprar o ticket direto na porta, mas não recomendo se for na alta temporada tá? Ele realmente fica bem cheio e você pode ficar sem a opção de compra na hora. Se você estiver viajando na alta temporada, compre o ticket antes. Melhor evitar perder tempo, né não?

Como em sua maioria, os castelo medievais eram bem posicionados nos topo das cidade, isso tinha uma explicação, eles eram construídos ali para que a segurança da cidade fosse feita e conseguissem ver possíveis invasores de longe. Essa colina onde fica o Castelo de Wawel era habitada na época paleolítica (aquela da pedra lascada), muito antigo!

Ele fica em frente ao rio Vístula, o mais longo rio da Polônia com seus 1.047 km! Aos pés do castelo e em frente ao rio Vístula você verá o dragão de Cracóvia. Sim, Cracóvia tem um dragão para chamar de seu.  Ele solta fogos pelas ventas de meia em meia hora (aproximadamente). Não atoa que você também verá muitos itens de dragão para se vender na cidade, isso porque há uma lenda entorno de um dragão e o rei da cidade. Eu explico melhor essa parte no vídeo no canal:

(e ele solta fogo pelas ventas)

Comida de rua em Cracóvia

Bem aos pés do castelo você já pode dar uma paradinha e provar o Obwarzanek bagel. Uma comida típica da cidade de Cracóvia. É um bagel grande, repleto de gergelim na parte de fora e macio por dentro. É um bom snack para que você continue seu percurso do seu roteiro e conheça mais coisas da cidade. Sim, você precisará tomar uma água hehe Leve uma garrafa e mantenha-se hidratado.

comida de rua em cracóvia
Esse é o Obwarzanek bagel

Aliás, não deixe de provar também o Zapiekanka, uma comida típica e que remete o pós guerra, onde não se tinha muito acesso a carnes e os poloneses criaram um prato que é considerada a pizza dos poloneses. Isso mesmo, ele é um pão crocante (e enorme), com cobertura de queijos, cogumelos, milho e uma infinidade de coisa! O zapiekanka que mais gostamos foi o Elebele, que fica na sua próxima atração da lista (Okraglak em Plac Nowy).

o que comer em Cracóvia
Esse é o Zapiekanka

Bairro judeu de Cracóvia: o que visitar

O bairro judeu novo e o antigo são dois pontos que você precisa conhecer na cidade. Principalmente no quesito história, já que você passará pelo antes, durante e pós segunda guerra mundial ao caminhar por ali. Vale cada segundo e fará com que você tenha ainda mais noção sobre o que foi a segunda guerra mundial para os poloneses.

Por ali os pontos principais que você irá conhecer no bairro judeu de Cracóvia, são:

  1. Plac Nowy Okraglak: uma praça de alimentação que fica ao ar livre (prove o zapiekanka).
  2. Pijalnia wódki i piwa: para provar uma sequência de vodcas polonesas.
  3. O bairro de Kazimierz e o gueto judeu: ambos os locais precisam ser visitados. Você pode fazer por conta (igual mostramos no vídeo abaixo) ou fazer esse tour do holocausto.
  4. Antiga sinagoga (old synagogue): Sinagoga restaurada do século xv, hoje um museu que conta a história judaica de Cracóvia.
  5. Schindler’s list passage: corredor onde foi filmado a Lista de Schindler de Steve Spielberg.
  6. Fábrica de Oskar Schindler: sobre como era a Polônia antes, durante e no pós segunda guerra.
  7. Plac Bohaterów Getta: praça pública de onde os judeus eram separados e levados a Auschwitz.
  8. Apteka pod Orlem: Farmácia do único não judeu que foi permitido ficar no bairro (ele salvou muitas vidas e contrabandeou remédios para que as pessoas não morressem, hoje um museu)
  9. Fragment muru bylego getta: Fragmento do muro que separava o bairro judeu de Cracóvia.

Há muitos outros pontos do bairro judeu a serem visitados, mostrei todos no vídeo abaixo:

Fizemos todo o percurso do bairro judeu de Cracóvia

Bate e volta de Cracóvia: Auschwitz

Esse item da lista você precisará de um dia inteiro para visitar, já que ele fica a 60 km a oeste da cidade de Cracóvia e leva em torno de 1:30h de ônibus para chegar. Auschwitz foi um campo de concentração nazista que virou símbolo do holocausto. Foi ali que as maiores atrocidades da humanidade começaram e que deram inicio a parte mais triste e sombria da nossa história.

Para você que quiser conhecer, eu expliquei como chegar em Auschwitz aqui no blog e até mesmo como visitar Auschwitz de graça. Caso você prefira conferir por vídeo e ver o que te espera nesse passeio, recomendo assistir nosso vídeo abaixo. Nesse vídeo, nós te explicamos tudo sobre Auschwitz e o que foi esse momento tão triste da segunda guerra mundial.

Auschwitz, o pior campo de concentração

Nós fizemos esse passeio para Auschwitz de graça (só pagamos o ônibus/van até lá e o retorno de trem), como expliquei certinho no nosso post sobre Auschwitz. Mas caso você queira um guia + o transporte até lá, tem também essa opção tá?

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Nayara Lemes

    Cracovia é uma das melhorzs cidades que eu já visitei. E uma das mas bonitas tb.

    responder
    • Aline Kamiji

      Concordo Nayara!! Eu amei demais Cracóvia. Lublin também foi uma cidade polonesa que ganhou meu coração.

      responder
  • Nayara Lemes

    Lublin eu não conheço. Mas Cracovia foi algo especial tb porque minha melhor amiga é de lá. Reencontra-la fez a cidade ainda mais especial 🤍

    responder