Depois de resolver a compra das suas passagens e a reserva do seu hotel, como montar um roteiro de viagem? Parece um monstro de sete cabeças e você não tem a mínima ideia de por onde começar.
Dá aquela vontade de copiar um roteiro da internet e se jogar nele, e eu sei que na grande maioria das vezes essa é a opção mais fácil. Porém, vou me usar como exemplo, eu adoro ir em museus e comer comida típica e meus roteiros sempre envolvem esses locais. Entretanto, tenho amigos que preferem outro tipo de viagem, uma viagem de compra, uma viagem de culinária.
Entendeu? Nem todo roteiro, tem como se encaixar no seu gosto se ele não foi feito por você ou especificamente para você. Vou te ensinar a seguir os meus passos de como montar um roteiro de viagem e você conseguirá ser auto-suficiente para montar o seu próprio, ok?
O que fazer primeiro para montar o roteiro de viagem?
Primeiramente, a sua viagem é com qual propósito? Qual a meta principal da sua viagem? Sim, você precisa ter essas perguntas em mente para começar a montar o seu roteiro de viagem. O motivo? Veja abaixo os exemplos:
- Cultural: ir a museus, galerias, livrarias, exposições …
- Gastronômica: Experimentar comidas novas, provar comida típica, ir em algum restaurante com estrela Michelin.
- Compra: Conhecer os outlets, lista de compra para lojas específicas.
- Descanso/relaxamento: Quero é sombra e água fresca, sentar na areia da praia e ficar por ali.
- Híbrida: Isso tudo ai de cima e o que mais aparecer pela frente.
Decidiu qual o seu estilo de viagem? Agora você já consegue decidir para quais lugares você quer ir e quais os lugares você quer passar longe. Com isso em um papel. (sério, coloque no papel o que você quer ver, fica mais fácil de visualizar). Você já pode começar a procurar todas as suas opções.
Já sei meu estilo, como devo começar a montar o roteiro?
Aqui é que esta o pulo do gato! Você já sabe qual a sua motivação da viagem, isso já te facilita e muito. Vou mostrar como eu crio os meus roteiros. Lembrando que aqui no blog você encontra vários roteiros gratuitos dos locais que fomos, então dá uma conferida, combinado?
O segundo passo que eu sigo é colocar no papel quais os lugares que eu quero visitar. Com esses nomes de lugares, começo a procurar então qual o horário de funcionamento deles. Quais dias eles fecham e, acima de tudo, qual o pico de horário. Sim! O nosso amigo Google te mostra, em uma grande maioria dos lugares, quais desses lugares são mais cheios e em quais horários.
Agora você consegue ver quais os dias e quais os melhores horários para ir até o Museu de História Natural de Nova York. Pode parecer bobo olhar isso, mas acredite, evitar uma fila ou evitar lugares muito cheios, farão de sua viagem, uma viagem bem melhor.
Terceiro passo para montar o roteiro de viagem.
O terceiro passo de como você montar um roteiro de viagem é bem simples e eu já ensinei por aqui. Você tem que colocar todos esses locais com estrelas, marcadores. O local para o qual eu faço isso é o Mapa do Google. Ali você vai conseguir dividir a cidade por regiões e o que nessas regiões você quer conhecer/ver.
Coloquei como exemplo o Mapa de Nova York, assim você tem uma ideia de como funciona. Eu marco de estrelas todos os locais que eu quero conhecer, dessa forma eu tenho a certeza de qual o endereço do local e qual a estação de metrô mais próxima.
Quando eu volto de uma viagem, como Nova York, eu sempre deixo marcado lugares que eu amei conhecer e voltaria. Marco também dicas novas e lugares que passei na porta e achei que na próxima viagem eu possa querer conhecer. Como o mapa do google, funciona Offline (veja como no nosso post sobre) você consegue verificar o seu posicionamento e onde estão as estrelas. Facilitando e muito a sua autonomia na viagem.
Aliás você tem até como colocar outros tipos de marcadores, não apenas a estrela. Eu coloco o marcador de coração, para o local onde estou hospedada. E o marcador de “quero ir” que é verdinho, para os locais que eu quero comer. Dessa forma tudo fica bem categorizado e eu consigo me encontrar no mapa.
E para finalizar …
Você também precisa saber um pouco dos custos nos locais, sendo assim, te recomendo sempre procurar algum blog que tenha descrito os valores. Para que você tenha uma boa ideia de quanto precisa levar para a sua viagem. Um ótimo exemplo disso é o post da Mah do Aos Viajantes, onde ela explica quanto levar para a África do Sul. Confere lá e depois procura um similar do local pra onde você vai viajar.
Acho que esta bom o post de hoje em? Muitas dicas, muitos truques e ótimas indicações de lugares. Agora você já sabe como montar seu roteiro de viagem. Já percebeu que nem é tão difícil assim e que você pode melhorar e muito sua próxima viagem a algum local, né?
Vale lembrar que o roteiro tem que ser montado de acordo com as suas necessidades e que não tem como fazer tudo de uma única vez. Faça seu roteiro priorizando os lugares que você mais quer conhecer e deixe os demais para a sua próxima viagem ao local. Lembre que você sempre pode voltar e vai ser tão legal poder rever alguns locais e visitar novos, não é?
[table id=1 /]
Carla Franck
Amei as tuas dicas.
Aline Kamiji
YAY! Obrigada!! Super bom saber disso! Fico bem feliz com seus comentários 🙂
JENNIFER
Já disse que amo passar por aqui ? ❤️
Aline Kamiji
Ohnnn! E eu fico bem feliz de saber disso!!! Espero que essas dicas super te ajudem na sua viagem a NYC. Quando for me avisa 😍
Roland
Top!!!