Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Viena, Áustria: os principais pontos turísticos

Viena, Áustria: os principais pontos turísticos

Viena, capital da Áustria, é banhada pelo Rio Danúbio, o segundo maior rio da Europa. A cidade é conhecida mundialmente pela música e pelo seu estilo arquitetônico. Mas se você pensa que é só isso, está muito enganado, aqui também é o local de pontos turísticos de tirar o folego e de ruazinhas deliciosas para se caminhar (e é sobre isso que falaremos hoje, os principais pontos turísticos de Viena!)

Aliás Viena também é conhecida pelo seu estilo elegante e sofisticado. A cidade tem vários dos melhores restaurantes (e até estrelados), casas de ópera e teatros da cidade. Muitos lugares ao ar livre para se caminhar, andar de bicicleta e até relaxar na grama dos parques (como um típico vienense).

Então vamos lá conhecer os principais pontos turísticos de Viena juntos?

E como sabemos bastante sobre Viena?

Olá, eu sou a Aline e junto com meu marido Will, nós somos nômades digitais. Ficamos por um período de tempo em casa local e com isso conseguimos te dar dicas bem legais de cada cantinho do mundo. Nesse momento estamos em Viena, Áustria onde ficamos por 3 meses cuidando de animais em troca da hospedagem (expliquei nesse post sobre O que é Trusted House Sitters?).

Como já estamos bem no final dos 3 meses, conseguimos conhecer muita coisa na cidade. Algumas que amamos e outras que deixaríamos passar. Por conta disso, vou te contar todos os locais que eu acho que vale muito a pena você conhecer e quem sabe te inspirar a conhecer um lugar diferente do seu tradicional roteiro de viagem.

Ah! nós sempre mostramos todas as viagens em vídeo lá no nosso canal no YouTube, vou deixar aqui embaixo o video da nossa chegada, assim você já tem uma ideia até mesmo sobre o transporte público em Viena.

Aliás esse foi o nosso vídeo de primeiras impressões da cidade (você vai se surpreender!)

Palácio Belvedere e Jardins

Nós adoramos arte e já sabíamos de antemão que aqui era a casa do Gustav Klimit. Um pintor austríaco que tem como obra principal “O Beijo“. Por sinal, esse quadro foi transformado em NFT e as pessoas podem comprar um pedaço do quadro. As principais obras dele estão no Belvedere de cima.

É aqui que eu preciso te explicar o que é o Palácio Belvedere. Ele é um museu com dois prédios principais distintos. O baixo Belvedere é onde você pode encontrar as obras de Salvador Dalí, por exemplo. Já no Belvedere de cima (que é o prédio principal) você encontrará as obras de Klimt e muitas outras. Como também um salão lindíssimo e que as vezes tem gente dançando música clássica por ali. É a terra de Mozart, afinal.

Caso você não seja de museu, vá mesmo assim aos jardins. Os jardins são gratuitos e são bem bonitos. Eles lembram os jardins do Palácio de Versalhes na França, mas claro que esse tem seu charme especial. Dá para sentar nos bancos na lateral (e onde tem sombra) e até mesmo entrar no pequeno labirinto de árvores que ficam em frente ao baixo Belvedere.

  • O preço para entrar no museu é 18 euros. (cada prédio)

Desde 2001, Belvedere se tornou um patrimônio mundial da UNESCO.

UNESCO
Esse é o vídeo do Palácio Belvedere e da arte do Klimit.

Catedral de Viena ou Catedral de São Estevão

Essa é a principal Catedral da cidade e a que você já deve ter visto foto quando pesquisou sobre a cidade. Ela fica na região central e é enorme. Você pode entrar sem pagar nada e pode ficar lá dentro o quanto quiser. Caso você queira subir em uma das torres da Catedral, há uma cobrança. De lá do topo você verá os telhados bem desenhados da Catedral e também a cidade como um todo.

Por sinal, nenhum prédio na região próxima do centro pode ser maior que a Catedral, sabia? O que deixa ainda mais lindíssima a vista lá do topo, já que você não terá nenhuma barreira de visão. Ah! vá em um dia de sol, tá?

Na Torre norte você vai observar o maior sino da Áustria. Há também catacumbas e onde estão 14 membros da família monarca Habsburgo. Essa ida a catacumbas eu não encarei, já havia vindo de uma viagem para Auschwitz e decidi que não queria entrar em nenhuma catacumba por um tempo.

Aliás esse é o vídeo onde eu mostro a Catedral e também os parques da cidade

Centro de Viena e Parque Volksgardeen

Vou adicionar aqui o centro de Viena como um todo, já que é uma das regiões onde você encontrará a maior parte dos pontos turísticos de Viena. Ele todo fica no distrito 1 de Viena. Aliás, Viena é dividida por distritos, nós ficamos hospedados no distrito 8 (super bom!). Todo distrito tem alguma coisa característica, só te recomendo em evitar ficar no 16º distrito.

Esse vídeo é sobre a hospedagem que ficamos no 8º distrito

É no centro de Viena que você vai encontrar vários museus e óperas. Como também passar em frente a prefeitura da cidade que é lindíssima. Caminhe bastante por ali, é seguro e vale super a pena.

Antes de mais nada, se for no final de semana, aproveite para dar uma paradinha no Volkspark, que é “Parque do povo”. Os Vienenses ficam ali tomando sol no verão, fazem piquenique e tudo. Vale a pena você passar no Spar (supermercado que gostamos) e ir lá tomar um suco e comer algum quitute.

Pontos turísticos de Viena para quem gosta de museus!

A gente aqui adora entrar em um museu, dessa forma fomos a alguns pela cidade e elencamos os nossos dois preferidos, assim você pode escolher de forma mais assertiva em qual ir e não perder muito tempo. Mas só para você ter uma ideia uma amiga nossa foi em 8 Museus de Viena e elencou os preferidos dela também.

Museu Albertina

Esse foi um dos meus museus favoritos da cidade. É aquele ponto turístico para quem gosta de arte. Ele tem artes de Monet, Renoir, Cezanne, Matisse, Miró e Picasso. Por sinal esse é o museu que possui uma das coleções mais extensas. No primeiro e segundo andar do Museu é onde você encontrará as principais artes. Enquanto que no térreo é onde você encontrará as exposições temporárias.

Nós ficamos em Viena até Junho/2022, então na exposição do térreo tinha Andy Warhol, que é uma das figuras mais conhecidas da pop art. Eu confesso que achei essa parte térrea bem pequena e não tá interessante quanto a dos demais andares.

Sério, fiquei impressionada com a coleção de arte de Picasso que eles tem. Você consegue ver desde o começo da carreira do pintor, até seus últimos quadros. Aliás é ali que você consegue ver como ele transitou entre formas de pintar e como as mudanças foram ocorrendo ao longo dos anos e dos tempos de sua própria história.

Pra mim, com certeza o museu Albertina foi o melhor de todos.

Museu do Palácio Belvedere

Comentei ali em cima sobre o Palácio Belvedere e que fomos lá para conferir as obras de Klimt. De fato tem muita obra incrível desse pintor e vale sim a pena conhecer. Porém, as obras de Salvador Dalí ficam no baixo Belvedere, o que significa que se você quiser conhecer tudo vai ter que tirar dois dias para esse museu e pagar o valor cheio de quase 36 euros para ver tudo. Resumindo, eu acho um tanto quanto caro se você não tiver interesse em nenhum outro grande pior austríaco (que é o forte de quantidade de quadros no Belvedere).

Mas claro, você vai saber qual escolher. Eu gostei de ir no Albertina e no Palácio Belvedere de cima. Só os dois pra mim já foi suficiente e me fez bem feliz.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?