Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Como emitir o Certificado Digital COVID: Passo a passo

Como emitir o Certificado Digital COVID: Passo a passo

A pandemia ainda não acabou, mas alguns países já estão permitindo a entrada de turistas mediante apresentação do Certificado Digital COVID. Como também para entrar em hotéis e restaurantes, há a necessidade da apresentação desse Certificado Digital.

Explicarei como retirei o meu aqui em Portugal, para que possa facilitar a sua vida.

O que é o Certificado Digital Europeu?

Então, ele é um Certificado que serve como comprovativo da vacinação do cidadão. Dessa forma constará qual a vacina que você tomou, o lote, a data da vacinação e se você já tomou as duas doses (ou dose única).

Quais países pedem o Certificado Digital?

Já são 21 países que solicitam o Certificado Digital para o ingresso de viajantes. Lembrando que não é apenas o Certificado Digital que muitos países pedem. Há, por exemplo, o caso dos países que solicitam além do certificado, um formulário com informações relacionadas ao seus últimos 14 dias, a hospedagem da qual você ficará, entre outras informações.

Cada país adota uma medida extra para segurança.

Sendo assim, após você obter o seu certificado digital, lembre de conferir no site do consulado de cada país a necessidade de preencher algum formulário. As grandes companhias aéreas já informam em seu site sobre formulários e seus respectivos países.

Precisa de certificado de vacinação em portugal?
Aliás em Portugal é necessário apresentar o certificado em hotéis e restaurantes

Como retirar o certificado Digital em Portugal?

Antes de tudo, falarei pela minha experiência ao retirar o meu certificado digital COVID. Agora vamos ao passo a passo:

  • Acesse o site do SNS: Sistema Nacional de Saúde.
  • Selecione a opção: Certificado de Vacinação.
  • Preencha seus dados: Data de Nascimento e número de utente.
  • Seu telefone: Ali há uma opção de SIM e NÃO, quanto a confirmação do seu número de telefone. Como você tomou a sua vacina, o número de telefone que você colocou para receber o horário da sua vacinação. Então clique em SIM.
  • Você receberá em seu celular (Telemóvel) um número para acessar a plataforma.
  • Ali você preencherá a data de nascimento, utente e o número que te enviaram pelo celular.
  • Clique em submeter na plataforma.
Photo by Nataliya Vaitkevich from Pexels

Como é o certificado digital COVID europeu?

Assim, após seguir os passos acima, você terá acesso ao seu Certificado Digital COVID europeu. Nesse documento há um QR CODE. Seus dados de identificação, as informações sobre a vacinação e os metadados comprovativos que aquele certificado é original.

Guarde esse certificado em seu celular ou o imprima! Em restaurantes, hotéis e demais lugares por Portugal, há a possibilidade de você ter que apresentar esse certificado para poder entrar. Aconteceu comigo em um hotel e em vários restaurantes.

Sendo assim, salve no rolo de câmera do seu celular ou em arquivos. Mas sempre tenha esse documento junto consigo.

O dia que o Will tomou a vacina aqui em Portugal. Quase chorei, confesso!

Precisa de Certificado Digital COVID para viajar?

A princípio (27/09/2021) sim, a necessidade de você portar esse documento para fazer qualquer viagem. Seja ela aérea, marítima ou terrestre. Então eu fiz viagem aérea e terrestre e em ambas as situações foi necessário apresentar.

No caso de viagem aérea eles irão solicitar no Check-in, no embarque e na chegada. Então não há nenhuma possibilidade de viajar sem isso.

Fique atento a qual destino você irá. Já que há alguns países que ao invés do certificado, solicitam um teste PCR negativado para autorizar a sua entrada. Eu já escrevi um post sobre onde fazer seu teste PCR em São Paulo e PCR em Curitiba.

Não esqueça do Seguro Viagem!

Sério, esse item é indispensável nesse momento. Por mais que você possa achar que não vai precisar, nesse momento de incerteza quanto ao vírus e também aos efeitos rápidos do mesmo. Aliás eu recomendo que você tenha um seguro viagem que cubra o COVID. O meu é da Assist Card e eu comprei pelo site parceiro do blog. Consegui um cupom de desconto para os leitores do Latitude Infinita. Só usar o cupom: LATITUDEINFINITA

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?