Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Review da nova Gopro Hero 7 Black

Review da nova Gopro Hero 7 Black

Nesse post vou tentar responder algumas questões sobre a nova GoPro Hero 7 black e dizer o que achei sobre ela agora que estou usando há um pouco mais de um mês.

Comprei essa câmera na minha última viagem a Nova York e paguei 414 dólares já incluso o imposto local.

Os Setup de filmagem

Comprei esse case de metal que custou 20 dólares. O motivo que me fez comprá-lo foram dois:

  • Entrada cold shoe aqui em cima, que permite anexar uma luz de led e um microfone.
  • Entrada parafusada que me permite conectar no stick que eu já tinha.

Assim, para conseguir fixar a câmera, você precisa fazer igual o Frankstein e prender com esse parafuso da lateral (mostro no vídeo). A câmera fica com uma endentação mas não dá nada, não chega a danificar. Similarmente, durante a viagem, acabei percebendo uma terceira vantagem desse case. A câmera caiu no chão umas duas vezes e da pra perceber aqui que se não fosse essa armadura, talvez eu não já nem teria mais a câmera inteira.

Eu comprei também uma luz de LED para quando precisar de mais iluminação, o que de fato aconteceu inúmeras vezes na viagem. Como também durante esse nosso vídeo, a luz esta posicionada abaixo do lado direito do meu rosto.

Também comprei dois tipos diferentes de microfone. Um que fica posicionado acima da câmera (esse Rode), e que você precisa tomar cuidado, para que o pompom (dead cat) não apareça na filmagem. E outro microfone de lapela que foi o que eu mais usei em todos os momentos, ele é bem prático.

O áudio da nova GoPro Hero 7 Black é bom?

Primeiramente, os microfones melhoraram muito em relação as versões anteriores, eu tinha uma GoPro Hero 4 e posso dizer que a nova versão melhorou bastante. Mas mesmo assim, ainda é bem ruim porque pega uma interferência do ambiente.

Para resolver isso, você tem uma entrada para conectar o microfone, MAS precisa agora de um acessório extra para conseguir funcionar um microfone. Na GoPro 4 eu só conectava um adaptador que era um cabinho e estava resolvido.

A grande questão é que anteriormente você só comprava um cabo aleatório de qualquer marca, e ele já funcionava. Agora esse aparelho que a GoPro desenvolveu, apenas ela possui e custa 50 dólares! Imagina, na época que eu comprei, o dólar estava 4/1 então estamos falando aqui de 200 reais só nesse mostrinho.

Review GoPro Hero 7 Black: Tira dúvidas

Vou tentar organizar esse texto e o vídeo tentando responder algumas questões. Não é meu objetivo cobrir todos os aspectos da câmera. Vou tentar focar nos mais importantes, principalmente na parte de vídeo. É apenas o que eu achei e percebi da câmera. Não é um tutorial nem a máxima das verdades, ok?

  1. Qual a grande vantagem dessa câmera?

Essa câmera filma em 4K e literalmente cabe na palma da sua mão. Então, sem esquecer que por ser uma câmera de esporte (action cam) ela possibilita você filmar em diferentes cenários, posições e ideias. Mostrei no vídeo algumas dessas possibilidade.

Ah! Não podemos esquecer que a GoPro Hero 7 Black agora é aprova d’água. Coisa que antes você precisava de uma case a parte para protege-la. Mas, vale lembrar que ela tem que estar toda fechada, não pode estar com o microfone conectado, combinado?

2. Ela é uma câmera que serve para todos os propósitos?

Não. Obvio que uma câmera desse tamanho tem várias limitações. Portanto, não é possível trocar as lentes, o que já te limite bastante. A abertura é fixa e não permite desfocar o fundo da imagem e em ambientes de pouca luminosidade ela fica tremida e perde um pouco da sua boa resolução.

E o que mais na GoPro Hero 7 Black?

3. Como é o sistema Hypersmooth? É realmente igual um gimbal?

Na GoPro Hero 7 eles introduziram o novo sistema de estabilização da câmera chamado de Hypersmooth. E ele é simplesmente fantástico! É preciso entender só que ele não é mecânico ou seja, não é ótico nem do sensor.

Funciona bem com você andando e correndo! Mas ele não funciona como um gimbal, na minha opinião, nesses quesitos.

  • em ambiente de pouca luz.
  • um gimbal estabiliza a imagem em 3 eixos. E a GoPro apenas em 2 eixos, logo a estabilização é boa, mas não é excepcional.

E lembrar que quando a estabilização da câmera estiver ligada, ela faz um crop de 10%

Modos da Câmera GoPro

MODO VIDEO NORMAL

Você pode configurar a câmera para ligar no modo que você quiser. Por exemplo, eu configurei para quando ela ligar já estar no modo vídeo. Isso permite, por exemplo, quando você estiver andando numa viagem e perceber algo interessante que quer gravar, é so ligar a câmera e apertar o botão de gravar. Mas você pode configurar para ligar no modo fotografia também se você quiser.

Assim que você liga, essa é a tela que você tem. É so clicar nessa espécie de banner que fica embaixo para mudar as configurações.

Eu sempre deixo configurado nesse modo (1080p e 24 fps). Porque é o modo que eu utilizo pro modo vlog. Assim, sempre que vou falar algo, eu uso 24 fps. Só aumento quando eu sei que vou talvez precisar ou ter a possibilidade de fazer um slow motion depois.

O segundo item é o campo de visão ou Field of View e o modo linear que é o que eu mais utilizo é quando aparecem pessoas ou no modo vlog que ai a imagem não fica tão distorcida. Os modos wide e o superview são os conhecidos como olho de peixe.

Você também pode optar por ligar ou desligar a estabilização. E por que desligar? A estabilização não é algo positivo? Depende. Se você não precisa movimentar e vai deixar ela paradinha, pode desligar a estabilização que como eu disse antes, a estabilização “rouba” um pouco da imagem.

PROTUNE

A GoPro te permite fazer alguns ajustes a seu critério nos modos de vídeo e foto. No entanto, no modo de vídeo, ele te permite ajustar manualmente o White Balance, o ISO mínimo e máximo, a coloração do vídeo que pode ser essa opção GoPro onde a câmera faz automaticamente do jeito que ela achar o ajuste de cores ou o perfil flat em que ela cria um perfil sem contraste e sem cores para você trabalhar depois na pós-produção.

MODO VOZ

Você pode programar a câmera para obedecer a comandos de voz. Então, acho isso muito bom por que por se tratar de uma câmera de ação, as vezes você está com as duas mãos ocupadas e quer iniciar um vídeo, você pode simplesmente “falar” para a câmera começar a gravar um vídeo ou tirar uma foto.

Tem a opção em várias línguas, inclusive português.

CÂMERA LENTA

  • Em HD ou 1080, você tem a opção de 60, 120 e até 240 fps ou quadros por segundos.
  • 2.7K, vai até 120, não permitindo mais o 240 fps.
  • Na resolução de 4K, ela só grava até 60 fps.

No vídeo eu mostro como ficam essas imagens. Mas o que eu percebi é que na resolução 240 quadros a imagem é meio instável. Não é tão boa. Já 120 é a minha escolha para câmera lenta.

LOOPING MODE

No modo vídeo, a câmera ainda te permite o que ela chama de modo looping. O que é isso?

Vamos imaginar que você está tentando registrar algo. Mas que não acontece exatamente no momento que você quer. Ou vamos imaginar que você está andando de skate e está tentando uma manobra. Você pode programar a câmera a fazer gravações de um determinado tempo especifico.

Por exemplo: Você pode programar a câmera a fazer vídeos de 5 minutos. Se nesses 5 minutos, nada interessante acontecer, você pode deixar a câmera gravando que automaticamente ela vai gravar outro vídeo de 5 minutos em cima desse vídeo. Se não fosse assim, vamos imaginar que aquilo que você estava esperando que acontecesse demorasse 30 ou 40 minutos. Depois você precisaria procurar num imenso vídeo de 40 minutos aquele momento particular. Desse jeito, você só precisará procurar num vídeo de 5 minutos.

O tempo é configurável.

TIME WARP

Da mesma forma, outra função sensacional dessa câmera é o que a GoPro chamou de Time Warp. Nada mais é que a possibilidade de criar um vídeo em time lapse ou lapso de tempo em movimento, usando a estabilização interna Hypersmooth. Você tem algumas opções de velocidade, mas quanto maior a velocidade, mais estável ela é.

OS OUTROS MODOS DE TIME LAPSE

Os outros modos de Time Lapse são o time lapse feito com vídeo, com fotos e o modo noturno.

No modo vídeo, a câmera grava automaticamente uma sequência para você e o bom é que enquanto você está gravando, ela já da o tempo de vídeo que vai ser.

No modo foto, ela tira fotos em sequência num intervalo que você determina. A questão aqui é que você vai precisar juntar todas essas fotos num editor de vídeo para o time lapse “acontecer”.

Pontos negativos

A bateria dura pouco tempo (principal na minha opinião)

Eu comprei outra bateria sobressalente que vem em um kit de 3 baterias e um carregador que permite carregar as 3 ao mesmo tempo. Não achei ela assim tão boa porque um dos slots na primeira semana começou a falhas na hora de carregar. E a bateria também dura menos tempo que uma da GoPro original. Mas tudo bem. São 3 baterias a mais que eu tinha por dia. E acredite. Num dia filmando, eu usava 4 baterias. Então se você comprar a câmera e ficar apenas com a bateria original dela, vai ser meio frustrante.

A necessidade desse trambolho para conseguir conectar um microfone

Um dos pontos que eu mais detestei foi o fato de ficar atrelado a esse equipamento extra, que nada mais é que um adaptador para o microfone da câmera. Sinceramente, eles poderiam ter pensado melhor nessa parte.

Dicas para a GoPro Hero 7 Black

  1. Desligue o GPS e o bluetooth e o comando de voz para quando não for precisar usar. Pois ambas as funções ligadas ajudam a bateria durar menos.
  2. Quando for fazer uma filmagem que inclua mudanças na iluminação, fixe a exposição antes de começar o vídeo.
  3. Já deixe a câmera no modo que você mais utiliza. É bem frustrante quando você precisa ligar a câmera para registrar algo rápido e depois de acontecer, ver que a configuração não é aquela que você desejava.
[table id=1 /]

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?