Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Planilha Financeira para começar 2019

Planilha Financeira para começar 2019

Verdade seja dita: Todo final de ano prometemos que no ano seguinte teremos mais controle sobre os gastos e que retiraremos uma parte da renda para investir no sonho de viajar. E como também em todos os anos, com a correria do dia a dia, acabamos nos perdendo no meio do caminho e ficando no sofá de casa. Por isso compartilho contigo minha planilha financeira 2019 (e a 2020 também).

A PLANILHA DE 2020 JÁ ESTA DISPONÍVEL CLICANDO AQUI! 

As informações abaixo são da planilha de 2019. Para a de 2020, clique no link acima!

Mas calma que hoje você terá acesso a planilha financeira que eu uso e que me fez ter maior controle sobre os meus gastos mensais. Parei de pagar juros por esquecimento de boleto, e com isso, já deu para economizar uma boa grana (que foi direcionado a viagens).

Eu vou te explicar o passo a passo dessa planilha, para que você não tenha, em momento algum, alguma dúvida e acabe abandonando a ideia tá? Eu sei que quando algo é complicado a gente tende a abandonar, mas eu fiz essa planilha o mais simples possível para que isso não aconteça.

O Controle dos meses do ano

Tudo é controlado aqui. Cada mês, cada salário (e qualquer outra renda que tenhamos), para que possamos ter um real controle dos gastos e dos rendimentos. De nada adianta só anotar meia dúzia de informações se elas não serão precisas né? Você precisa ter uma ideia geral de todos os meses, para que ai comece a encontrar os gatilhos que te fazem gastar mais do que devia ou queria.

Nessa parte você pode alterar o nome dos seus rendimentos, se são proveniente de salário ou se você vendeu alguma coisa sua, enfim, qualquer entrada de dinheiro. Vai que você recebeu algum pagamento de alguém que estava te devendo? Ou um 13º salário? Tudo isso entra nesse campo de rendimento mensal.

Ai sim você começará a preencher os campos das despesas. Eu separo por despesas do apartamento onde moro (conta de luz, água, telefone, gás e aluguel). Você pode escolher colocar qualquer gasto principal que você tenha. Ali mesmo você tem o espaço para colocar o valor e qual o vencimento, como também clicar em pago (para ter um duplo controle se pagou ou não).

Os demais campos de despesas eu acabo separado por classificação, colocarei os meus para que você tenha uma ideia do que pode colocar nesses campos. As vezes a gente fica na dúvida do que colocar, não é?

  • DESPESA 2: Despesas diversas (boletos de livros, boletos de maquiagens …)
  • DESPESA 3: Conta do Celular
  • DESPESA 4: Plano de Saúde
  • DESPESA 5: Cartões de Crédito

O campo de Saldo Mensal você não mexerá, a própria planilha fará todo o trabalho. Ali é o local que você saberá se ficou no vermelho ou não. Ali ocorrerá a mágica da soma de gastos descontando o valor de salário. Mostro também a porcentagem que os gastos tem em seus rendimentos, isso sempre assusta e faz com que tenhamos mais controle.

Relatório Anual

No relatório anual você não precisará mexer em nada, todas as informações já estão sendo retiradas dos meses que você preencheu. Nesse campo eu gosto de olhar o meu fluxo de caixa, quanto que sobrou de grana. Ele puxa o valor dos meses anteriores também, mostrando quanto de saldo você teve.

Eu recomendo que você use esse valor de saldo, o que sobrou do seu salário para investir. Pelo menos no começo, é bom você pegar o que sobrou para isso, mas depois dos primeiros meses se acostumando com o controle dos gastos, recomendo (muito) que você já retire do seu salário um valor de 20%, antes mesmo de pagar qualquer coisa. Isso servirá de seu pé de meia. Caso você tenha dúvidas de como investir seu dinheiro, você pode assistir os vídeos da Nathalia Arcuri, que são bem legais e com uma fácil compreensão de termos econômicos.

Planilha Financeira 2019

Já estou ouvindo você dizer “Me dê logo essa planilha!” calma! você a terá. Como algumas pessoas disseram que não estavam recebendo a planilha por email, eu vou facilitar ainda mais a sua vida. A Planilha Financeira 2019 esta disponível nesse link, só clicar e baixar pro seu computador.

Agora se você for daqueles que gosta de receber informações novas e planilhas novas quando lançadas, ai eu já te digo para preencher com seu email abaixo. Assim que eu criar algo novo, te envio por email antes de todo mundo receber.

Nós realmente esperamos que a planilha lhe ajude como nos ajuda a alguns bons anos (eu a criei em 2016, pense!). Caso você tenha alguma dúvida, por favor, não fique acanhado (a), pode perguntar. Estamos aqui para isso, combinado?

Pinterest

Quer salvar a planilha pra voltar aqui depois? Ou para compartilhar com seus amigos? Segue abaixo a nossa imagem para o Pinterest <3

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • janaina pereira carneiro

    Bom dia ,adorei a planilha . Mas estou com duvidas de como aumentar os campos de despesas, pois tenho mais do que está sendo proposto na planilha.

    Mas parabens a planilha é muito boa mesmo.

    Att

    Janaina

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Janaína! Obrigada pelo elogio quanto a planilha. Eu vi seu email agora a pouco, se você quiser me dizer quantas linhas você precisa, aí eu posso enviar uma específica pra ti. Principalmente por causa do relatório final, que essas linhas terão que aparecer. Mas caso você saiba mexer com códigos do Excel, eu te envio ela desbloqueada, ok?

      (Só não mandei pro seu email ainda pq estou nesse momento no aeroporto em conexão 😅 mil desculpas).

      responder
  • Lais Rodrigues

    Amei a planilha! Fácil de preencher, prática, objetiva! Obrigada por você ser uma pessoa que compartilha essas facilidades com os outros! 
    Gostaria de saber como que faço pra adicionar mais campos de despesas. Preciso de mais algumas linhas… 

    E novamente, parabéns pela planilha! Já tinha visto outras, mas nenhuma tinha me ganhado ainda! 

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Lais!

      Obrigada pelo elogio a Planilha. Acabei de enviar uma versão estendida para você a Janaina.
      Qualquer dúvida, por favor, me falem, ok?

      (enviei o email que vocês colocaram em seus respectivos comentários hehe)

      responder
      • Rebecca

        Bom dia!

        Muito maravilhosa a planilha, porem estão bloqueados os demais meses após janeiro e pede uma senha a qual não tenho e também gostaria de receber a versão estendida, os gatos estão grandes, porem vou reduzi-los ao máximo utilizando ela!

        Gratidão!!

        Beijos..

        responder
        • Aline Kamiji

          Oi Rebecca. Que estanho, aqui ela não esta bloqueada não. Só os campos que tem formula e ai eu bloqueio para que ninguém acabe apagando sem querer e ferrando a planilha toda.

          De qualquer forma, mandei pro seu email a planilha novamente, veja se funcionou ok?

          responder
  • Emelin

    Olá, boa tarde.

    Já tem uma semana que coloquei meu e-mail para receber a planilha, mas infelizmente até agora eu não recebi.

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Emelin. Que estranho, pq ele vai automático. Deve ter ido pro seu spam e acabou sendo deletado. De qualquer forma vou te enviar de forma manual tá? Peguei o email do cadastro dessa mensagem que você enviou. Avise de receber, ok?

      responder
  • Carolina

    A planilha é incrível! Super completa e ao mesmo tempo simples de trabalhar.

    Como outros acima, também gostaria de receber a versão desbloqueada para acrescentar algumas linhas, se possível.

    Agradeço desde já.

    Parabéns!

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Carol!

      A planilha que está direto aqui (agora tem um link direto pra ela, não precisa do email), já é a desbloqueada 🙂

      responder
  • Edivana Lourdes da silva

    eu Quero essa planilha

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Edivana, o link da planilha está no final do texto. Está escrito até que é pra clicar no link 😅

      responder
  • Zélia

    Quero muito essa planilha

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Zélia! A planilha está no texto, no final dele tem um link clicavel para você baixá-la direto em seu computador.

      responder
  • Isabela Scheiner

    Bom dia!!

    Primeiro, obrigada por compartilhar!! Mas, estou com uma dúvida, os rendimentos de aplicações em curso eu coloco como renda ou eles não entram nessa planilha?

    Obrigada, mais uma vez!
    Isabela

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Isa. Nessa planilha não tem esse campo. Eu estou aprimorando a minha planilha de investimentos e que dai sim, essa terá os rendimentos de aplicação.

      responder
  • Mariana Fonseca da Silva

    Boa noite!!! Amei a planilha, porém estou com uma dúvida… eu coloco na despesa 1 o valor de 100,00 e no gráfico, no campo de despesa total o valor é multiplicado por 2, ou seja, a despesa total conta 200,00. Poderia sanar essa dúvida 🙂

    responder
  • Guiomar Cristal

    Oi, sua planilha está ótima! A única coisa que estou encontrando dificuldade é para retirar o “check”, o meu Excel não tem suporte para executar esse formulário 🙁

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Guiomar, na próxima planilha a do ano que vem, vou deixar uma versão para os que não tem essa funcionalidade.
      Agora, uma dica: Tenta clicar com o botão esquerdo bem em cima do CHECK, e ai com o direito. Ele provavelmente vai te permitir excluir.
      Qualquer coisa visa 😀

      responder
  • Bruna Luiza Fernandes

    Olá, boa tarde!
    Amei a planilha, mas teria como você me enviar uma desbloqueada? Assim consigo acrescentar linhas onde preciso 😀

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Bruna. A planilha não esta bloqueada, ela abre normal aqui e pode adicionar linha e tudo. Só ai você precisa arrumar a parte das somas, mas esta normal.

      responder
  • Sônia

    Bom dia ! Já baixei sua planilha, muito completa e prática. Muito obrigada por compartilhar, lhes desejo tudo de melhor e sucesso. Abração.

    responder
  • Cillene Cavalcante

    Ameii a planilha, é de utilidade pública!!! Mto obrigada!

    responder
  • Grazziela Janice Santos

    achei essa planilha a pouco tempo e estou amando.
    Parabéns, e obrigada por compartilhar.
    É como a Carolina disse: ” A planilha é incrível! Super completa e ao mesmo tempo simples de trabalhar.”
    Obrigada!

    responder
    • Aline Kamiji

      Oi Grazziela! Fico mega feliz de ter ajudado. Estou preparando uma nova versão pra 2020. Já salva o nosso site ai no seu navegador, pra você não perder 😀

      responder
      • Grazziela

        Oi Aline.

        Obrigada.
        Já havia baixado.
        Me tire uma dúvida. Eu super amei a de 2019 pois atende perfeitamente às minhas necessidades. Então, gostaria de saber se posso mudar apenas as informações relativas ao ano?

        PS: A planilha 2020 está ótima, porém eu não tenho tantas despesas.

        Dúvida – Por que a planilha 2020 não tem o relatório anual?

        Mais uma vez, obrigada você faz um trabalho incrível. Parabéns.
        Um feliz ano novo. 🙂

        responder
        • Aline Kamiji

          Oie Grazzi!!

          Super pode usar a de 2019 sim. Você pode até usar a que já tem, só renomear o arquivo e pagar o que já preencheu no ano passado (da que renomeou).

          Não coloquei o relatório anual pq dos e-mails que eu recebi, as pessoas pediam pra tirar ele e colocar mais linhas. Que mais linhas era algo que eles queriam mais do que o relatório 😅 mas bom saber que você gostou do relatório, pq aí eu posso programar de introduzir isso no próximo novamente 🙂

          responder
  • Luisa Xavier

    Oi Aline, boa noite!! tudo bem?
    Você vai mesmo fazer uma versão atualizada da planilha para 2020?
    Se ja tiver a nova versão, poderia me enviar por email?
    Se não for fazer uma nova versão, poderia me ensinar a acrescentar mais linhas de despesas na planilha 2019 que usarei para 2020, mas precisarei de mais linhas e não sei usar o excel.
    Desde já agradeço!!

    responder
    • Aline Kamiji

      Oie Luísa! Vou postar a nova planilha logo, logo. Só estou finalizando algumas coisas nela, pra que todas as linhas deem certo.
      Assim que eu colocar te aviso por e-mail, pra você acessar ♥️

      responder
  • Mariney Marques Queiroz

    olá Aline gostaria de receber a versão 2020 por e-mail, desde já agradeço.

    responder
  • Juliana

    tive um problema com minha planilha e agora não consigo baixar outra. tem como me encaminhar no email?

    responder
  • Grasi

    Olá parabens, estou gostando muito de seu conteudo,
    continue postando assuntos interessantes.

    responder