Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O acervo do Museu Folkwang em Essen, Alemanha

O acervo do Museu Folkwang em Essen, Alemanha

O Museu Folkwang é um museu de arte situado em Essen, Alemanha. É considerado um dos mais importantes museus de arte da Alemanha e abriga uma das mais prestigiadas coleções de arte do mundo.

Nós somos nômades digitais e viajamos pelo mundo enquanto trabalhamos, por conta disso, muitas vezes passamos por algumas cidades que nunca estiveram em nosso radar. Não eram cidades que já havíamos pesquisado antes. Foi isso com Essen, Alemanha.

Essa sala só de fotografias é bem legal, é uma foto de uma pessoa de cada idade, até 100 anos.

Confesso que não sabia que Essen tinha tantas obras de arte renomadas. Foi uma grata surpresa ao entrar no Museu Folkwang e descobrir obras de Van Gogh, Monet, Picasso, Salvador Dali e Renoir. E detalhe: esse museu em Essen estava gratuito quando fomos.

Hoje te conto um pouco mais sobre esse museu e o motivo de você ter que visitá-lo ao passar por Essen.

Aliás no nosso vídeo sobre Essen, eu mostrei esse Museu!

Por sinal aproveite para fazer algum desses três passeios aqui embaixo em Essen. Assim você conhece a cidade de uma forma diferente e até mesmo bem divertida.

A história do Folkwang Museum

O museu foi fundado em pelo Dr. Hans Folkwang e sua esposa, a baronesa Gertrude von Folkwang. A coleção do museu inclui pinturas, esculturas, fotografias, gravuras e objetos de arte decorativa da Idade Média ao século XX.

Sério tem uma infinidade de objetos nesse museu

Atualmente o Museu possui mais de 900 pinturas e 320 esculturas, 60mil fotografias e objetos relacionados. O lugar pode não parecer tão grande, mas é sim. Ele tem várias salas na parte de dentro, e com espaços dedicados a várias obras de artes, separadas por ano.

Quadro de Van Gogh

O acervo do Folkwang Museum

O museu Folkwang não é cheio e acredite se quiser ele até é bem vazio. As obras de arte de Van Gogh, Monet, Picasso, Salvador Dali e Renoir estão todas bem preservadas e você pode chegar perto pra poder apreciar e conferir cada uma das pinceladas que esses pintores já deram.

O quadro de Renoir tem a parede todinha só pra ele

Há também uma coleção extensa de obras alemãs como Caspar David Friedrich, Max Beckmann e Ernst Ludwig Kirchner. E em 2022 (esse ano que estamos aqui) o museu completa 100 anos!

Coleção de pinturas de Van Gogh na Alemanha

Aliás a coleção de Van Gogh aqui no Museu Folkwang é um dos poucos museus em toda a Alemanha, fora do Museu específico de Van Gogh na Holanda a existir. São várias pinturas de Van Gogh, todas em excelente qualidade. Por exemplo a pintura Cais com Homens Descarregando Barcaças de Areia, uma das obras inusitadas do pintor e que não tinha absolutamente ninguém olhando. Foi uma das pinturas mais diferentes dele que tive o privilégio de ver de perto e poder de fato apreciar a arte tranquilamente.

Olha ai um dos quadros de Van Gogh, esse é o Cais com Homens Descarregando Barcaças de Areia
Outro quadro de Van Gogh impressionante!

Obras de Pablo Picasso em Essen

Ta aí uma coisa que eu não imaginei que fosse encontrar, claro que também não tinha imaginado dar de cara com Van Gogh, mas você me entende.

Outras obras de arte importantes

Há uma infinidade de obras de arte no Museu, como comentei. Por exemplo as que mostrarei abaixo, que são incríveis de perto.

Chagall
Aliás olha só esse quadro de Claude Monet, não sei nem o que dizer!

Museu Folkswang

Em conclusão esse museu valeu muito a pena ter conhecido, as horas que ficamos ali dentro foram de grande valia e pudemos ver de perto obras que nem imaginávamos que iriamos encontrar. A cidade de Essen nos surpreendeu positivamente, recomendo muito que você a visite também!

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?