Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Nômade digital o que é?

Nômade digital o que é?

Vamos começar pelo básico, o que é um nômade digital? Um nômade digital é uma pessoa que aproveita da tecnologia para realizar as suas atividades de maneira remota, sem nenhum tipo de amarra com um escritório fixo e tendo a tão sonhada liberdade geográfica.

Resumidamente: você trabalha de qualquer lugar do mundo, ganhando seu dinheiro e vivendo uma vida diferente da tradicional. É isso e é isso que nós por aqui fazemos. Nós trabalhamos diariamente pelo computador e saímos de casa em alguns horários para passear e conhecer a cidade ou país que estamos.

Quais as profissões de um nômade digital?

Infinitas, na realidade qualquer pessoa que consegue trabalhar pela internet sem precisar ir até um escritório, já pode ser um nômade. As profissões que já vimos ao longo do caminho foram: fotógrafos, videomakers, editores de vídeo, programadores, desenvolvedores, traders, economistas, contadores, designers e criadores de conteúdo.

Isso significa que apenas essas profissões podem ser nômades? Não! Ainda mais depois da pandemia que muita gente conseguiu trabalhar de casa, essa realidade já é possível. A grande questão é você poder ter a liberdade geográfica e também a possibilidade da locomoção.

Qual a diferença de nomadismo e trabalho remoto?

O que difere um nômade digital de uma pessoa que tem um trabalho remoto é a questão da liberdade geográfica. O nômade exerce um trabalho no formato remoto, entretanto, ele não tem a estrutura física de quem só quer trabalhar em casa.

Por exemplo: Quando eu comecei a trabalhar como editora de vídeo, eu editada de dentro de casa. Tinha lá minha cadeira confortável, meu planner gigantesco, meu computador de mesa com CPU e tudo. Hoje como nômade digital, eu trabalho de qualquer lugar do mundo (desde que tenha luz e internet), mas nas hospedagens que escolhemos, nem sempre tem uma cadeira mega confortável para trabalhar. Não posso levar um CPU, mudei para um notebook compacto e potente.

Eu não tenho endereço fixo. Quem não é nômade digital, tem. Sendo assim, um nômade não tem o custo de aluguel de uma casa que “deixou pra voltar depois”. Nós temos o custo de alugar um apartamento pelo Airbnb (que usamos hoje) pelo período de 30 dias (prazo que escolhemos sempre).

Aliás nesse vídeo eu mostrei trocando de computador

Quem tira ano sabático é nômade?

Ano sabático subentende-se que você não vai trabalhar com nada fixo, vai sim aproveitar aquele ano todo para se conhecer, conhecer novos lugares e voltar para uma casa que você continuou pagando água, luz, aluguel…

O nômade, diferente da pessoa que tira o ano sabático, não tem “um casa pra voltar” e trabalha todo dia. Em muitos casos até trabalha mais do que trabalhava no trabalho “tradicional”. Eu estou incluída nessa galera que trabalha mais que antes.

Não tem certo ou errado tá? Tem propostas diferentes e motivos diferentes. Eu sou nômade digital porque queria viver a vida diferente do que eu vivia. Quero conhecer outros países, outras culturas todos os dias do meu ano e não apenas nas férias.

Por sinal nesse vídeo a gente mostra como escolhemos e também falamos do desapego.

Ser nômade digital é bom?

Eu gosto. Mas não ache que esse estilo de vida não tem seus pontos positivos e negativos, tá? Tem e tem muitos pontos. A gente mostra nosso dia a dia lá no YouTube e também no nosso Instagram. Se você acompanhou as ultimas semanas viu que ficamos sem internet e até sem luz na semana passada, e isso pode acontecer.

Já falamos também sobre a questão de desapego. Você vai precisar ter uma dose de desapego diária. Nós, por exemplo, viajamos apenas com uma mala de mão cada e uma mochila cada, e é isso a nossa vida. Não tem uma mala maior que eu despacho antes, nem um mala maior escondida atrás das câmeras (não faria nem sentido isso).

Então e como é um dia normal na vida do nômade? Will te mostra!

Você pode sentir sim um pouco de solidão se você estiver nesse caminho sozinho. Mas pode ser absurdamente gratificante ficar somente contigo e saber que você consegue e você se basta. Nós aqui somos um casal e trabalhamos, vivemos, dormimos e comemos todos os dias um olhando pra cara do outro (hahaha). Então, tem que ter uma ligação bem forte com quem você viaja, para que os possíveis perrengues e os momentos felizes sejam compartilhados em sua totalidade.

Seguro viagem de nômade digital

Ah! Se você tá pensando em seguir essa vida, já vou logo avisando que você obrigatoriamente tem que ter um seguro viagem, tá? O seguro que nós temos é de 365 dias e cobre qualquer lugar no planeta Terra e não, não precisamos voltar para o Brasil a cada 60 dias (como tem alguns planos que obrigam). Já garante o seu com nosso cupom de desconto: LATITUDEINFINITA

No próximo post eu te explico sobre custos da vida nômade, porque sim, você já precisa ter em mente como procurar uma hospedagem e até como procurar o próximo destino.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?