Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Onde ficar em Atenas: melhores bairros e quais evitar!

Onde ficar em Atenas: melhores bairros e quais evitar!

Atenas é aquela cidade em que qualquer pessoa no mundo já ouviu falar pelo menos uma vez. Não sei o que Atenas tem que nos faz querer conhecê-la. Seja a lembrança dos tempos de escola ao ler sobre a Grécia, ou as fotos magníficas que vemos ao longo da internet. Mas como qualquer grande cidade, há regiões em que você pode querer evitar se hospedar. Por conta disso, hoje eu te conto onde ficar em Atenas.

Estamos vivendo na cidade de Atenas a 30 dias e já passamos por todas as regiões da cidade. Dessa forma, consigo te falar com propriedade e experiência de quem já caminhou pelas ruas de Atenas e já entendeu quais os lugares que são incríveis para se hospedar e quais seriam bons evitar (e vou explicar o motivo).

Atenas é antiga!

Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo e além disso, é o berço da democracia. Por ser uma das cidades mais antigas, ela é realmente grande! Mas a área mais importante da cidade com certeza é o centro, onde fica localizada a Acrópole. Local em que você provavelmente mais quer conhecer. Mas já saiba que o centro de Atenas é dividido por pequenos ‘bairros’ e que são peculiares e diferentes entre si.

Atenção: Antes de tudo, Atenas é uma cidade muito visitada na Europa, o que significa que os hotéis que eu indicarei aqui (e que são os melhores e com melhor custo/benefício) são reservados muito rapidamente. Então te recomendo a não perder tempo e já garantir a sua hospedagem agora, ok?

Onde ficar em Atenas?

Eu sei que nem todo mundo tem um tempo para entender cada uma das regiões e escolher com calma o que melhor encaixa no orçamento. Então, para os mais apressados eu já vou logo falando quais são as melhores regiões, assim você já reserva logo de uma vez.

Melhores hotéis de Atenas

As melhores regiões são: Plaka e Syntagma. Pois, são ambas bem centrais e com vista da Acrópole. Dentro dessas regiões os hoteis que eu mais te recomendo ficar são:

Onde ficar em Atenas perto do aeroporto

Outra grande pergunta que fazem é onde ficar em Atenas perto do aeroporto. Já que muitas pessoas vão até Atenas apenas como ponto de parada, mas com destino final em alguma das ilhas gregas. Portanto, se esse for o seu caso, tudo bem também, você tem duas opções bem boas para isso (e que tem transfer para o aeroporto):

  • Hotel em frente ao aeroporto de Atenas: Sofitel Athens
  • Hotel com melhor custo/benefício próximo do aeroporto de Atenas: Esse Holiday Inn com transfer pro aeroporto.

Onde ficar em Atenas: dica por região

Já te expliquei que o centro de Atenas é sub-dividido né? Isso porque a grande maioria das pessoas quer ficar próximo da Acrópole. Dessa forma os bairros que ficam em seu entorno, são chamados de centro. Por exemplo: a praça de Syntagma é o centro, mas é aquele centro chique, onde tem o parlamento, as embaixadas e as lojas chiques. Mais perto da Acrópole tem a região de Plaka, uma das mais antigas de Atenas (tipo o centro histórico da sua cidade). Ali as ruas são menorzinhas, é uma região bem bonita e fica bem nos pés da acrópole.

onde ficar em atenas

Bairro de Plaka

Esse é o bairro mais antigo de Atenas e onde você encontrará vários turistas. Dessa forma, um dos bairros mais cheios na alta temporada. As suas ruas são mais estreitas, tem muitos restaurante e bares. Por sinal, é onde você encontra a maior partes das ruas fechadas para pedestres, então tem calçadão a dar com o pé nessa região. O que é ótimo, se você estiver querendo descansar sem ouvir um monte de buzina.

Plaka fica bem posicionada a poucos metros da Acrópole, da Ágora de Atenas, do Templo de Zeus e do Parque Nacional (que é lindíssimo!).

o que fazer em atenas

Nessa região eu te recomendaria ficar nos seguintes hotéis:

  • Rastoni Athens Suites: Esse é um apartamento com cozinha e frigobar. Bem bonitinho, no coração de Plaka e banheiro bem bom. Nota 9,4 de 10 no Booking.
  • Kimon Athens: Fica também no coração de Plaka, super agradável e tem opção de quarto virado para a Acrópole. Nota 8,6 de 10 no Booking.
  • Ava Hotel: A 5 minutos caminhando até a Acrópole, o café da manhã é bom e é um hotel de 4 estrelas. Nota 9,4 de 10 no Booking.
  • Athens Backpackers: Tem vista para a Acrópole, tem dormitório misto ou só feminino. Nota 8,1 de 10 no Booking.

Praça Syntagma

O centrão propriamente dito (mas chiquezão mesmo!). Nessa praça a noite você vê muita gente e muitos nos cafés. Por sinal, café é algo levado a sério aqui na Grécia. Os gregos realmente gostam da arte de tomar um bom cafezinho e você encontrará uma infinidade de cafeterias pela região.

vista da acropole a noite
Vista noturna da praça e do Partenon

Em Syntagma você verá a troca da guarda no parlamento. É próxima do Museu Benaki (que eu recomendo você conhecer), do Parque Nacional, lojas de luxo e da Catedral de Atenas.

Nessa região os hotéis que eu ficaria são:

  • Luxo: Grande Bretagne é lindíssimo, cama super confortável e se você escolher o quarto com vista para a Acrópole, vai ter toda aquela beleza 24 horas por dia. Nota 9,2 de 10 Booking.
  • Hotel Achilleas. Um hotel simples, confortável. Nota 8,8 de 10 no Booking.
  • Noma Hotel. Fica bem localizado, nem em um dos principais calçadões da região. Cheio de lojas ao lado e com quartos bem confortáveis. Nota 8,8 de 10 no Booking.
  • Arethusa Hotel: Também bem localizado em Plaka, com café da manhã saboroso e quarto confortável. Nota 8,4 de 10 no Booking.
  • BedBox Hostel Aquela opção de hostel para caso você queira ter mais interação com outras pessoas e fazer passeios. Esse hostel tem uma das melhores notas na sua categoria. Nota 9,1 de 10 no Booking.
onde ficar em atenas
O Noma, por exemplo, fica bem nesse calçadão

Hotel próximo da Acrópoles de Atenas

Olha, tem 3 hotéis com vista para a Acrópole que eu vou te dizer, é o puro luxo do luxo! É aquele tipo de hotel que você quer ficar pelo menos um dia. Eles ficam bem localizados. E tem quartos com vista para a Acrópole. Isso mesmo, a vista da janela do quarto é para o ponto turístico mais visitado!

onde ficar em atenas
Esse é um dos principais hotéis

Imagina tomar o café da manhã ou beber uma taça de vinho olhando o Parthenon? Se isso não é luxo, eu realmente não sei o que seria. É uma ótima opção para quem acabou de casar e quer aproveitar a lua de mel em grande estilo!

  • Hotel Grande Bretagne: É lindíssimo, cama super confortável e se você escolher o quarto com vista para a Acrópole, vai ter toda aquela beleza 24 horas por dia. Ah! dá pra escolher quarto com mordomo, puro luxo! Nota 9,2 de 10 no Booking.
  • King George: Fica ao lado do Grande Bretagne e também tem a vista lindíssima da Acrópole. Os quartos são grandes, bem decorados e o restaurante do hotel dizem ser bom. Nota 9,1 de 10 no Booking.
  • Electra Hotel: Esse fica em uma rua próxima a praça Syntagma, consequentemente ainda mais perto da vista da Acrópole, no caso a vista é do restaurante/café da manhã do hotel e dizem ser uma delicia. A nota é 9,1 de 10 no Booking.

Monastiraki

Essa região fica coladinha de Syntagma e de Plaka. Ela tem sua própria estação de metrô, o que facilita caso você vá utilizar esse meio de transporte. Ele é muito conhecido por causa do mercadão de domingo. Como também tem uma infinidade de lojinhas de lembrancinha, roupa e joias. Então se a sua ideia é passear, mas também comprar em Atenas: Essa será a sua pedida.

Uma coisa boa é que por não estar tão colado na Acrópole, essa região tem uns hotéis ainda mais em conta. Então é uma boa ideia ficar por aqui, caso você queira a proximidade da Acrópole, mas sem pagar muito por isso.

  • 360 Degress: A vista desse hotel é de tirar o chapéu, muito bem localizado. Quarto bem confortável. Nota 9,2 de 10 no Booking.
  • Athens Suites: Esse hotel é administração familiar, quarto bem limpos e confortáveis. Com um chuveiro incrível, pelo que dizem. Nota 9,0 de 10 no Booking.
  • 18 Micon: Aquele estilo de hospedagem mais industrial, porém chique. Ele fica entre Monastiraki e Psirri. Nota 9,3 de 10 no Booking.

Koukaki

A região mais residencial próxima a Acrópole. Eu particularmente achei as ruas uma delicia para caminhar. Como eu disse é bem residencial, então você não vai ver muito turista por ali, muito mais a população local mesmo. É aquele típico bairro do coração da cidade, sabe? Aquele que você vê mais locais, sente como se fosse um deles e de quebra ainda tem a calmaria de um bairro de interior. Ah! ele fica aos pés da Acrópole, do lado sul dela.

  • Hotel Boutique: Esse hotel é todo diferentão, tem uma decoração mais no estilo de museu de moda, sabe? Muito bem localizado e com café da manhã bom. Nota 8,2 de 10.
  • Acropolis View: Um apartamento muito bonito e luxuoso, com vista para a Acrópole! Imagine só tomar café da manhã com essa vista, né? Nota 9,9 de 10 no Booking.
  • AthensWas Design Hotel: Esse é um hotel 5 estrelas. A cama parece ser uma delícia, chuveiro bom e amenity’s bem cheirosos. Nota 9,0 de 10 no Booking.
  • Hotel Syngrou: Esse hotel tem um bom preço e a facilidade de nem precisar usar transporte público, já que tudo fica perto dele. Quarto muito limpo e bom. Nota 9,2 de 10.

Aliás, não deixe de ler sobre as palavras e frases em Grego. Isso vai te ajudar a se comunicar um pouco no idioma local e quebrar o gelo. Eles vão te atender ainda melhor se você falar bom dia em Grego.

Kolonaki

Essa é a região do Museu Benaki, que comentei mais a cima. É um dos museus que eu mais te recomendo visitar. Fiquei 2:30h dentro dele e nem senti, de tão incrível que achei toda a exposição. Além disso, é também o bairro que fica aos pés do Monte Licabeto, que você vê a cidade de Atenas a noite toda iluminada e lá de cima. É bem bonita a vista e você sobe ao Monte Licabeto de funicular.

onde ficar em Atenas
Essa região é onde ficam as embaixadas
  • MGallery Collection: A vista do rooftop dele é lindíssima, os quarto são confortáveis. Tem piscina no hotel e o café da manhã é saboroso. Nota 9,1 de 10 no Booking.
  • Coco-Mat Hotel: Aquele que se você nã estava muito certo de onde ficar, será a sua opção. Ele é próximo dos clubes, tem uma equipe de atendimento muito boa e é bem confortável. Sem tirar que é lindíssimo. Nota 9,2 de 10.
  • Flat31: Um apartamento para chamar de seu, bem localizado e com bom cusco/benefício. Ah! com cozinha. Nota 9,1 de 10.
  • Sir Athens: Hotel com bom custo/benefício. Quarto modernos, bem localizado e limpo. Nota 9,4 de 10.

Gazi

Região para você dar aquela economizada na hospedagem. Ele é econômico, mas não tanto quanto a região que ficamos. Porém, ele já é considerado um bairro de arte de rua, de museus diferentes e de pubs e clubes noturnos.

  • Opção Luxo: Tem até jacuzzi no terraço com vista para a Acrópole. Bem localizado com decoração impecável. Nota 9,1 de 10 no Booking.
  • A little Taste of Home: Hospedagem impecável, bem acolhedor e equipado com todas as necessidades. Nota 9,4 de 10.
  • Mc Queen: Hotel bem localizado em Gazi, com uma equipe muito boa e ótimos quartos. Nota 8,7 de 10.
  • Iconic Hostel: Opção de hostel pra você. Os espaços comuns são ótimos e tem cobertura. Os quartos têm banheiro próprio e as camas são boas. Nota 8,3 de 10.

Bairro que nós ficamos em Atenas

Você verá em várias listas pela internet que o bairro em que ficamos não é recomendado. hehe! Mas deixe-me explicar o motivo de termos ficado e o porque de não concordamos com essas listas. Ficamos a uma quadra da estação de trem Larissa e estação de metrô de mesmo nome. Na rua em que ficamos e nas ruas laterais a ela, não vimos nenhum tipo de movimentação e/ou ação estranha.

O apartamento era a uma quadra do supermercado, padarias, metrô, feirinha de rua e ponto de ônibus. MAS, e sim um mas em letras maiúsculas e negrito, se você for sair a noite eu não recomendo.

O motivo? Saímos um dia a noite para visitar o museu Benaki e jantar no Pax Burger. Voltamos para casa as 22:05. Na saída do metrô tinha dois caras que eu achei bem suspeitos, fiz a gente dar uma corridinha para entrarmos na rua de casa. Eles chegaram a seguir na hora que saímos da estação, mas logo pararam (ai fica a dúvida: estavam seguindo e mudaram de ideia ou eu sou muito desconfiada?).

Então, se você estiver viajando a turismo e essa for a sua primeira vez na cidade? Fique nos bairros que eu comentei acima. Se você for nômade digital, já tem um pouco mais de “malandragem” de mundo e quer uma hospedagem de 30 dias? Ai é só ficar no Chez Maria.

Mostramos a casa e a redondeza nesse vídeo

Onde não ficar em Atenas: o motivo que não recomendo!

Primeiramente, todas as regiões tem seus pontos positivos e negativos. Porém, esses abaixo são um pouco mais complicadinhos para se ficar. E caso você acabe querendo ficar em um deles, por conta do preço dos hotéis, eu te recomendo uma atenção redobrada. Por exemplo: Nós ficamos no bairro próximo a estação de metrô Larissa Station, e como comentei a cima, nós não saiamos nem de madrugada, nem a noite. Então, pra gente, o custo/benefício foi viável.

Omonia

Omonia: Esse bairro é um pouco mais barra pesada. Tem algumas ruas por ali que há muito usuário de droga. Eles não mexem com ninguém, mas você não sabe qual vai ser o momento em que um deles acabará mexendo contigo, para conseguir dinheiro pra droga, né?

Mas por exemplo: Foi aqui em Omonia que eu encontrei o melhor gyro da cidade. Onde tem o mercado municipal e o café grego que provamos. Então, se você for apenas andar em horário normal e ficar nas ruas principais (as maiores), é só tomar cuidado como em qualquer grande cidade você tomaria.

Porém, se você quer andar a noite, ir em algum barzinho ou comer fora, ai eu já te recomendo ficar em Plaka ou Syntagma, ambas essas regiões são mais seguras a noite e tem muita gente na rua.

Omonia seria tipo a 25 de março de São Paulo ou o Largo da Ordem de Curitiba. Não sei se isso te ajuda a entender o que estou falando, mas espero que sim 😀

Patisia e Kypseli: Tem gente que prefere ficar nesses locais por conta do valor ser mais baixo. MAS, eles além de não serem seguros ficam relativamente longe das principais atrações. O que significa que a noite, principalmente a noite, a sensação de segurança cai bastante. Não recomendo ficar, não fará sentido e você ainda vai gastar tempo e dinheiro com o transporte público.

Atenas é perigosa?

Não! ela é uma cidade europeia segura para se passear. Mas como qualquer cidade grande, ela de fato tem algumas questões que você, como turista, vai querer evitar enfrentar. Então fique bem atento quanto aos batedores de carteira, por exemplo. O pessoal aqui é PHD em bater carteira e você só perceber depois de muito tempo. Por isso que eu sempre saio com a minha bolsa de frente do corpo, porque assim eu sei que não tem uma alma viva que vai conseguir tirar algo de mim sem eu perceber.

Essa é a minha bolsa, vai dizer que assim alguém pega algo? hehe

Tem dois lugares que vendem a bolsa parecida com a minha:

Há também algumas partes da cidade onde tem mais usuário de drogas. Passamos por alguns e eles não mexeram conosco, mas é aquela coisa né? Para que enfrentar algo imprevisível se você pode evitar? Também tente evitar pegar táxi, principalmente saindo do aeroporto. Pegue o transporte público e fique com sua mala junto com você.

O Seguro Viagem é obrigatório

Eu sei que estamos falando de hospedagem, mas entenda que o Seguro Viagem para a Europa é obrigatório, ainda mais nos dias de hoje. Os custos de seguro viagem não são altos e podem te garantir a segurança durante toda a sua viagem. Desde a utilização para algum acidente em si, como também para extravio de bagagem e etc.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?