A Praia da Pinheira, assim como sua vizinha mais famosa Guarda do Embaú pertencem ao município de Palhoça. Município esse que é vizinho de Florianópolis. Com isso, uma viagem de carro de Florianópolis até a Praia da Pinheira são mais ou menos 50km ou um pouco mais de uma hora dependendo do trânsito.

Assim, mesmo se você mora em outras regiões do brasil, o deslocamento fica fácil chegando pelo aeroporto de Florianópolis e alugando um carro.
- Deixamos aqui um link para opções de aluguel de carro de uma empresa que sempre utilizamos.
E por que escolher a praia da Pinheira?
Uma das grandes vantagens dessa praia é a faixa de areia ser ampla o suficiente para caber democraticamente todo mundo que queira frequentá-la. Convenhamos, são quase 7km de praia!

Além disso, ela é a praia para a família toda. Não tem fortes ondas o que é ótimo para quem viaja com crianças e para quem pratica stand-up paddle e caiaque.
E se mesmo assim você quiser pegar uma onda, nós vimos surfistas que ficam aguardando a onda perfeita perto das pedras. As ondas não são tão fortes, mas o que percebemos é que o surfista conseguia ficar um bom tempo “curtindo” e sendo levado pela onda.

Além do mais, é uma cidade bem estruturada. O melhor supermercado que encontramos é uma rede que tem uma loja na Guarda do Embaú também chamado Supermercados Santos. Há também um mercado dos pescadores, que dizem ter um preço mais em conta no peixe. Porém, nós não o encontramos.

O que vale a pena fazer na Praia da Pinheira?
Se você olhar num mapa, no cantinho sul da praia principal também chamada de Praia de Baixo recomendamos você fazer uma trilha que leva até a chamada Praia de Cima. Em outras palavras, se a praia da Pinheira já é uma bela enseada, o caminho não faz por menos.

A trilha não é difícil. Alguns trechos de pedras que exigem um pouco, mas de forma geral não requer muito preparo. Portanto, vale a pena!


- Deixamos aqui um link do Booking com algumas opções de pousada na Pinheira.
Tem mais visual bonito!
E não é que no meio da trilha até construíram um banco para as pessoas poderem apreciar a vista! Espero que quando você for, o dia esteja tão bonito quanto esse que aproveitamos! 😀

Quase chegando na Praia de Cima fica o trecho um pouco mais difícil que é passar pelas pedras. Portanto, agarre se bem nelas que não haverá maiores problemas.

E finalmente, a Praia de Cima!
Muita gente prefere a Praia de Cima. De fato, ela é menor, sua extensão é de cerca de 630 metros. Porém, dá para entender o porquê. Vale ressaltar que ela tem água limpinha, as ondas não são fortes e vale muito a parada para tomar um banho de mar.

- E se, a propósito, você é uma pessoa que prefere ficar numa casa, separamos também algumas opções pelo Airbnb na Praia da Pinheira.
Assim sendo, abra seu guarda-sol, relaxe enquanto aprecia belas paisagens por Santa Catarina. Sem dúvida, o litoral catarinense merece ser visitado e deixe se surpreender pelas belezas naturais e pelas pessoas que são mega receptivas.
Ficou com alguma dúvida?