Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Consulado Português no Brasil

Consulado Português no Brasil

Uma dúvida que eu tinha era como estaria o atendimento no Consulado Português nesse momento de pandemia. Se você tem essa dúvida e quer saber como o atendimento esta funcionando, se há agendamento e quais os protocolos, segue lendo.

Aliás qual o consulado português que você vai aqui no Brasil?

O Consulado Português está atendendo?

Essa foi uma pergunta que eu mesma me fazia. Aliás, questionei o consulado sobre os atendimentos e, em sua maioria, estão atendendo com agendamento online. O de Curitiba, que é o que eu vou, voltou a atender o público no dia 08 de junho de 2020.

Mas atenção: Para ser atendido é necessário fazer o agendamento pelo site do Portal das Comunidades Portuguesas.

Primeiramente acesse o site e clique em serviço de agendamento online

O serviço de agendamento online está disponível para os seguintes consulados, dos seguintes países: Atenas, Barcelona, Beira, Benguela, Berlim, Berna, Bilbau, Bissau, Bogotá, Bordéus, BRASÍLIA, Bruxelas, Cidade da Praia, Conpenhaga, CURITIBA, Dakar, Dili, Dublin, Dusseldorf, Estrasburgo, Estugarda, Genebra, Haia, Hamburgo, Havana, Joanesburgo, Lima, Londres, Luanda, Luxemburgo, Lyon, Macau, Madrid, Manchester, Maputo, Marselha, Mindelo, Montevideu, Montreal, New Bedford, Nova Iorque, Oslo, Panamá, Roma, SALVADOR DA BAHIA, Santiago do Chile, Sevilha, Disney, Singapura, Toulouse, Valência-Venezuela, Viena, Vigo, Washington, Xangai e Zurique.

Portugal possui 133 serviços diplomáticos pelo mundo, sendo 118 com serviço consular. Para que você tenha o mais rápido acesso as informações dispostas, recomendo que você acesse sempre o Portal das Comunidades Portuguesa. Nesse site, você tem informações atualizadas sobre a situação do Covid em Portugal.

Como está o atendimento no Consulado Português de Curitiba?

Se você já foi alguma vez no consulado português, sabe da existência da fila de espera no saguão do prédio. A tão temida fila, que desde as 6 da manhã sempre tem pelo menos 3 pessoas (e que você nunca sabe que horas elas chegaram).

Na pandemia a coisa mudou de cara. Agora você precisa agendar seu horário, para ser atendido. Não adianta chegar e tentar ser atendido, eles não te deixarão nem subir.

Aliás se você já foi alguma vez no prédio do consulado, sabe que esse canto esquerdo fica cheio de gente esperando pra subir.

Qual é o procedimento para ser atendido no Consulado Portugal em Curitiba?

Primeiro de tudo: É necessário ir nesse momento? Eu sei que se você está procurando sobre o consulado nesse momento, deve ser algo importante. Mas novamente, pense se você tem como ir depois ou se é de extrema urgência mesmo. No meu caso, eu precisava ir o quanto antes, por conta disso que estou escrevendo esse post. Assim você saberá como está o procedimento e ficará o mais seguro possível, como eu fiquei.

Aliás o seu primeiro passo é entrar em contato pelo telefone ou email com o consulado. Já que, o passo seguinte do agendamento, você precisará saber quais documentos levar e demais informações.

Após isso, sabendo se eles irão e estão atendendo ao seu caso específico, você poderá entrar no site para fazer o agendamento. Eu entrei no site em uma sexta-feira e tinha horário disponível para atendimento na segunda seguinte.

Depois de marcar seu horário, você poderá chegar 5 minutos antes. Além disso, a recepção do prédio não permitirá a sua subida. Parece muito rígido? Pode até dar essa impressão, mas temos que lembrar que isso é para a segurança deles e nossa. Quanto menos pessoas no mesmo ambiente, menor a chance de alguém ter o Covid e retransmitir.

Itens obrigatórios para que você seja atendido no consulado Portugal: MASCARA! sim, você precisa estar de mascara para entrar no prédio, ser atendimento e subir até o 20º andar, onde fica o consulado. Sem mascara você já será barrado no começo.

Pode fazer o cartão cidadão e o passaporte junto?

Uma das perguntas que mais fazem lá e que eu sempre escuto é isso. Vou colocar nesse texto a resposta a isso. Não, não pode. Você precisa primeiro dar entrada no cartão cidadão, pagar esse cartão e esperar ele chegar. Só dá para fazer o passaporte com o cartão em mãos!

Com o cartão cidadão em mãos aí sim você pode pedir o passaporte. Para solicitar o passaporte é necessário o passaporte anterior (se esse não for o seu primeiro n caso), comprovante de residência, foto 3×4 e o cartão cidadão.


Aliás a única coisa que não mudou (e eu coloco aqui que deveria mudar) é o fato do pagamento ser obrigatoriamente em dinheiro. Eles não aceitam cartão de débito, nem crédito, nem cheque, nem choro. Ali só dinheiro vivo mesmo. Já sabendo disso, no momento em que você entrar em contato com eles, já questione o valor, para chegar lá com a grana.

O cartão cidadão vai pra casa?

Não! O cartão cidadão vai direto para o consulado português. Eles entrarão em contato contigo pelo e-mail informado e ai você terá que agendar o horário para ir buscar. E a média de espera do cartão cidadão é de 40 a 60 dias. Então, tenha isso em mente.

O passaporte já é diferente. Quando você fizer a solicitação, eles já irão lhe informar que o passaporte chegará na sua residência. Antigamente você tinha como solicitar que a entrega fosse no consulado, agora – durante a pandemia – não é possível. O passaporte pode levar de 10 a 20 dias para chegar.

Eventualmente as coisas voltarão ao antigo normal, mas por enquanto, essas são as novas formas de atendimento no consulado português em Curitiba.

Ficou com alguma dúvida? Respire fundo e comente ai embaixo, que no que for possível eu irei lhe ajudar. =D

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Manoel da Silva

    Post muito elucidativo! Era minha duvida de como estava a situação nesse momento que vivemos. Obrigado

    responder
    • Aline Kamiji

      Que bom que consegui sanar sua dúvida Manoel. Fico feliz em saber. 😀

      responder
  • Márcia reinaldin

    Não consigo agendar já faz uns três meses.

    responder
    • Aline Kamiji

      Você tentou no site que coloquei aqui? Ligou no período da manhã (eles só atendem de manhã)

      responder