Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Dicas de viagem ao Peru

Dicas de viagem ao Peru

Depois da nossa segunda viagem a esse país, vai aqui a nossa lista de dicas de viagem ao Peru. Ao longo desse texto vamos te explicar um pouco mais sobre como se virar nesse país que amamos.

Saindo do aeroporto de Lima

Tem um ônibus especial que vai do aeroporto até a região de Miraflores. Falaremos várias vezes dessa região que é a que recomendamos você ficar pela comodidade. E é a principal região turística da cidade. O ônibus se chama Airport Express Lima. O valor ficar em 25 soles ou cerca de 31 reais. Caso você já opte por comprar a ida e a volta ficam 48 soles. Existe a possibilidade de você comprar pelo site da empresa de ônibus antes de chegar no país. A vantagem nessa modalidade é que você não precisará de dinheiro assim que chegar no país. Você imprime o voucher e mostra para o motorista quando for embarcar no ônibus.

Dicas de viagem ao Peru: Valor do ônibus até Miraflores
Preço do ônibus até Miraflores

E se for utilizar o Uber…

No aeroporto, se for chamar o Uber, caso seu plano de celular dá acesso a internet no Peru, tudo tranquilo. Contudo, se você não conseguir, como nós não conseguimos, você pode utilizar o wifi do aeroporto. Mas, aqui tem uma questão. Você precisa esperar o motorista do lado de fora do terminal do aeroporto em frente a um porta específica que o aplicativo já vai te informar.

dicas de viagem ao Peru: área de desembarque do aeroporto
Área de desembarque no Aeroporto de Lima

Como a conexão ali do lado de fora pode cair caso você esteja utilizando o wifi do aeroporto, você já memoriza a placa e o nome do motorista.

dicas de viagem ao Peru: Uber em Lima
Atravesse nessa faixa e espere o motorista mais ou menos nessa posição

Fique atento!

Uma questão que na primeira vez que a gente foi, nos assustou um pouco, é que o motorista do Uber vem te abordar a pé. E ai você vai com ele até o estacionamento do aeroporto. Na primeira vez que a gente foi, ficamos meio assustados pois ficou parecendo uma coisa meio clandestina. Como da segunda vez que fomos já sabíamos disso, o motorista veio perguntando pelo nosso nome e mostrando o aplicativo, já nos sentimos mais seguros ir até o carro dele.


O estado de conservação dos carros da Uber no Peru, de uma maneira geral, é bem pior que o que a gente tá acostumado aqui no Brasil.

O valor do Uber até Miraflores fica em torno de 40 reais dependendo do horário. Então, se você estiver em mais de uma pessoa, já compensa pegar Uber do que o ônibus.

Ainda com relação a esse translado do aeroporto, o aeroporto fica a mais ou menos 20 quilômetros de Miraflores que é a região turística e que fica boa parte dos hotéis.

O hotel que ficamos em Miraflores foi incrível! Se você puder fique nesse hotel.

Nesse caminho, assim que sai do aeroporto, o motorista pega uma avenida larga e movimentada. Mas depois precisa entrar numas ruas secundárias que faz parecer que estão te levando para algum outro lugar. Pelo menos foi essa a impressão que tivemos. Entretanto, dessa segunda vez, como já sabíamos disso, o motorista saiu da avenida principal, entrou numas ruas apertadas e que tem um aspecto de meio abandonada. Ficamos tranquilos e fomos até lembrando. Olha! Passamos aqui da outra vez!

Como trocar seus reais por nuevo sol em Lima?

Então você chegou no seu hotel ou Airbnb e vai sair para trocar dinheiro. A moeda do Peru se chama Nuevo Sol ou soles no plural. Em Miraflores tem uma avenida chamada José Larco. Nessa avenida, existem várias casas de câmbio que você pode trocar seu dinheiro. Nelas você pode inclusive trocar reais. O que nós não recomendamos é você trocar de cara na primeira casa de câmbio que você encontrar. Faça uma pequena pesquisa entre algumas que você encontrar pois o preço pode variar. E essa avenida é bem comercial, tem várias lojas, então não deixa de ser uma caminhada gostosa.

Outra opção para trocar dinheiro ainda na região de Miraflores são as pessoas que ficam com um jaleco roxo.

dicas de viagem ao Peru: agentes que trocam dinheiro nas ruas de Lima
Agentes que fazem a troca de dinheiro nas ruas de Lima

Não temos certeza se eles trocam reais. Podem perguntar para ter certeza. Sabemos que eles trocam Euros e dólares. Então, se você estiver levando dólares para o Peru, pode trocar com essas pessoas na rua TRANQUILAMENTE. Eles são agentes oficiais do governo. Não são como cambistas. Pergunte em alguns também para você ter uma ideia melhor da melhor cotação.

Caso sua viagem inclua ir a Cusco, não esqueça de ler esse post do blog. Aliás, temos também um post explicando sobre Machu Picchu.

Chip de Celular no Peru

Então, da primeira vez que fomos ao Peru, não compramos chip de celular. Utilizamos somente wifi e até fizemos um vídeo te ensinando a se virar numa viagem sem chip de celular. Você pode conferir clicando aqui.


Mas dessa última vez resolvemos comprar um chip pra ter internet lá.
Pelo que tínhamos lido em blogs, a melhor operadora lá é a Claro. Também pela facilidade de você adquirir o chip. Ah, lá eles também chamam o chip de chip (pronuncia tip) ou tarjeta SIM. Assim, fomos numa loja da Claro nessa mesma avenida José Larco que citamos das casas de câmbio. Na entrada, você tem um funcionário que te dará uma senha. Você fala que quer comprar um chip para datos. Importante! Esteja com seu passaporte ou documento de identificação.

E como foi?


Esperamos um bocado para ser chamado, pois a loja estava lotada. Ai falamos mais ou menos assim com um portuñol de primeira! Voy a quedar en Peru por 5 dias y me gustaria un chip para utilizar internet. Aí o funcionário nos mostrou uma tabela de preços. Escolhemos um pacote de 20 soles. Pagamos então os 20 soles do pacote + 5 soles do valor do chip. Ele mesmo trocou nosso chip e já deixou pronto para usar.

dicas de viagem ao Peru: valores dos pacotes de dados na Claro Peru
Valores dos pacotes de dados da Claro no Peru


Mas, depois observando com mais calma, esse pacote de dados de 20 soles era para 1Gb de dados e não foi suficiente. No entanto, tem como você fazer uma recarga sem problemas se precisar. Ai você veja a quantidade de dias que vai ficar no Peru e o que você está acostumado a utilizar de dados no Brasil, para já ter uma ideia do que comprar de dados.

No entanto, com relação a qualidade da internet, achamos a internet da Claro Peru excelente! Fizemos muitos stories no Instagram e a velocidade de upload era muito boa! E também foi ótimo ter a disponibilidade de internet para chamar um Uber onde estivéssemos. Então em resumo, pela facilidade e qualidade, recomendamos a Claro Peru.

Como é a tomada no Peru?

A tomada no Peru tem o padrão com dois pinos achatados igual dos Estados Unidos e Canadá. Mas, alguns lugares, como até era no Airbnb que ficamos, você pode encontrar uma tomada que tem a entrada achatada e redonda juntos.

Tomada com pinos achatados e redondos juntos

Então se a entrada do seu aparelho é a antiga com dois pinos redondos, você não teria problemas. Porém, se sua tomada é de 3 pinos, aí você precisará de um adaptador.

Outra questão também que a voltagem no Peru é 220v. Então para aparelhos tipo computador e celular, não precisará nem se preocupar. Mas se for um aparelho específico como um secador de cabelo, toma cuidado para não queimar!

Considerações finais

O Peru é um país bem aberto para turistas. Sempre tem muitos turistas estrangeiros. Europeus, americanos, asiáticos e muitos brasileiros. Por isso, caso você vá para lá não terá muitas dificuldades para se virar. De uma maneira geral, andar pelas ruas de Lima é bem seguro. Mas óbvio que precisa alguns cuidados. Principalmente quando for andar de transporte público e lugares com muita gente. Precaução nunca é demais!

Não deixe de provar a comida local que é maravilhosa! Eles tem muito orgulho da comida deles e Lima inclusive é considerada a capital gastronômica da América Latina. Além disso, o fator principal que nos levou a fazer essa segunda viagem ao Peru, foi a comida! Tanto é que ficamos apenas em Lima. Nem fomos para outras cidades.

Os taxis não tem taxímetro. Nesse caso, o que você vai fazer é chegar na janela do taxi para conversar com o motorista e você vai dizer o destino. Fazíamos mais ou menos assim: Hola amigo. Hasta Miraflores, cerca de Larcomar, cuanto? Aí ele vai dizer o valor. Vale aqui a ressalva que uma pequena barganha é permitida. O bom seria você ter uma noção do preço que um Uber faria para você ter uma base para negociar.

O transito é caótico!!! Tipo, muito ruim!! E eles gostam de buzinar. Ademais, tem até faixas estimulando os motoristas a não buzinar. Então vá preparado para isso. E cuidado na hora de atravessar a rua.

Caso você esteja procurando o Peru como destino para a sua primeira viagem internacional, recomendo também a leitura do blog parceiro Viajei Bonito, onde eles explicam os 5 destinos para a primeira viagem internacional. Vai te ajudar real a entender o que você encontrará em todos esses locais e quais combinam mais para a sua primeira viagem.

Não deixe de ler

Já contamos como utilizar o bilhete turístico em Cusco e até mesmo como subir a Montanha Machu Picchu, então não esqueça de ler sobre também. Aliás você pode curtir ler o post do aos Viajantes sobre os melhores lugares para viajar 2020.

Em suma, essas foram nossas dicas de viagem ao Peru e caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário que caso esteja ao nosso alcance, iremos te ajudar.

Vídeo que fizemos explicando o que abordamos no texto

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Maíra S.

    Um texto perfeito com as melhores dicas do Peru feitos por um casal incrível! Obrigada pela menção ao Aos Viajantes! Eu adoro fazer as listas anuais e em 2022 teremos mais posts com melhores destinos do ano, com certeza!

    responder