Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

10 Coisas que você precisa saber antes de vir a Santiago do Chile

10 Coisas que você precisa saber antes de vir a Santiago do Chile

Vai pra Santiago? Então leia esse nosso texto antes de embarcar para o Chile. Aqui lhe mostraremos 10 coisas que você precisa saber antes de ir a Santiago do Chile. Ah! e de quebra tem vídeo, para caso você prefira audio-visual  do que texto.

1- Transporte saindo do Aeroporto

O primeiro item dessa lista é o transporte. Você acabou de chegar no aeroporto e quer saber como ir até o centro da cidade? Eu te mostro. Existem várias opções, porém a que eu considero mais em conta, é o ônibus.  Você tem duas opções de empresa, a Turbus e a Centropuerto. Ambas as companhias trabalham com o mesmo valor de passagem, a diferença é que eles não fazem o mesmo trajeto.

Você terá que confirmar qual a região do seu hotel. Caso você fique hospedado no hotel que ficamos Ibis Santiago o seu percurso será:

  • Ônibus da Centropuerto.
    • Linha Aeroporto – Los Heroes – Aeroporto.
    • Valor ida: $ 1.800 pesos chilenos.
    • Valor ida e volta $ 3.200 pesos chilenos.

O ultimo ponto é que será o seu. Você sairá próximo da estação de metro Los Heroes. Ali, você terá que comprar o seu cartão de transporte BIP! e descer estação Manuel Montt. São 7 pontos de distância, até tem como ir a pé viu, mas só se você estiver com mochila e disposição.

2 – Brasileiros não precisam de passaporte

Isso mesmo que você leu. Você Brasileiro não precisa de passaporte. O motivo disso é que o Chile é um dos países associados ao MERCOSUL, possibilitando e facilitando a entrada de Brasileiros lá e da entrada de Chilenos aqui. Então você só precisará do seu RG (com no máximo 10 anos expedido) para adentrar o território Chileno.

Eu particularmente gosto de levar meu passaporte, por causa do carimbo. Sim, sou dessas que gosta de ter o passaporte todo carimbado. Mas sim, só com o RG você consegue entrar em Santiago do Chile.

3 – Certificado de Vacinação Internacional

Até o atual momento (Fevereiro/2019) o Chile não solicita o certificado de Vacinação Internacional. Não sabe que certificado é esse? Calma, eu te expliquei o que é e como retirar o certificado de vacinação internacional no texto aqui do blog.

Por mais que não seja solicitado e você tenha lido aqui que ele não é pedido, fique atento! Já que essas informações no site oficial podem mudar do dia pra noite, dependendo de algum surto por aqui ou por lá. Então prepare-se para caso tenha que tomar a vacina. Eu já lhe recomendaria tomar de uma vez e guardar o certificado em local seguro junto ao seu passaporte, assim você nem precisará se preocupar com isso novamente.

4 – Casas de Câmbio

Vale muito mais a pena trocar seu real por lá. Eu sei que normalmente eu falo aqui que é melhor você já sair do Brasil com a moeda, mas para os casos da América Latina a recomendação é contrária. Já que por lá você consegue uma cotação muito melhor do que se for tentar trocar aqui pelo Brasil.

Caso você fique hospedado na região de Providência, a Avenida Pedro de Valdívia será a sua rua para casas de câmbio. Elas ficam todas uma do lado das outras e você pode simplesmente sair cotando entre elas e encontrar a com melhor preço. No dia que fomos, a melhor casa de câmbio para trocar foi a Câmbios Santiago (Av. Pedro de Valdivia, 29).

Data da compra: 08/01/2019.

  • Câmbios Santiago: 200 reais * 177 pesos chilenos: $ 35.400
  • Câmbio de Divisas: 200 * 175 pesos chilenos: $ 35.000

Cotações feitas no mesmo dia em duas casas de câmbio diferentes para você ver a diferença entre os valores. Eu te recomendo pesquisar no local e ver a casa de câmbio que tenha o melhor valor para você.

E essa é uma dica que já lhe damos logo de principio. Compre os seus pesos Chilenos em Santiago, principalmente se você quer esticar sua viagem até o Deserto do Atacama. Por lá, a conversão será pior. Como sabemos disso? O Mochilão Barato, tem o post de Tudo sobre o Deserto do Atacama, que vale muito ler se você quiser esticar sua viagem.

5- Desconto no Hotel

Essa é uma dica e tanto. Quando você efetua o pagamento em pesos chilenos, o hotel tem que lhe cobrar uma taxa de 19% o IVA. Já cheguei a comentar sobre uma mesma taxa dessa em Lima e a recomendação em ambos os lugares é de que você pague a conta do hotel no cartão de crédito ou em Dólar. Fazendo o pagamento em uma dessas duas formas, você não terá o valor de IVA cobrado, então, economize esse dinheiro para comer ainda mais na cidade.

6 – Transporte Público de Santiago

Eu achei o transporte público em Santiago muito bom. Claro que você tem que levar em consideração que sou turista e que usei nos momentos em que não eram horários de pico. Provavelmente os moradores devem reclamar horrores do transporte, como todos nós reclamamos em nossas respectivas cidade.

Depois de fazer esse adendo necessário ai, eu te falo que o transporte foi muito bom. Principalmente o metro. Achei ele fácil de entender, fácil de usar e depois que você entende a questão de compra e horário de pico, você pega o jeito rapidinho.

Primeiro de tudo que você necessitará comprar o cartão BIP! Que é o cartão de transporte da cidade. Não ache que só porque você quer pegar apenas ônibus esse cartão não será necessário. Esse cartão é o único meio para que você possa utilizar o transporte público na cidade, uma vez que os ônibus não tem cobradores.

Eu e o Will usamos o mesmo cartão, não foi necessário comprar um para casa. O que sinceramente acho ótimo. Uma vez que quanto menos plástico utilizarmos melhor, já que para turista esse cartão perde o seu propósito depois da viagem. Eu explicarei melhor sobre o cartão de transporte e como ele funciona, em um post e vídeo específico, porque querendo ou não esse assunto é bem importante e merece a atenção necessária.

Uma dica especial aqui: Se você quer saber um pouco mais do que fazer em Santiago do Chile, recomendamos que leia o blog Destinos por onde andei da Gisele. Lá ela te mostra 10 atrações imperdíveis em Santiago, que farão sua viagem ser ainda mais incrível.

7 – Segurança

Uma das perguntas que eu mais recebi no Instagram (@latitudeinfinita) foi se eu achava a cidade segura. Eu particularmente achei a cidade segura sim, mas vale lembrar que a minha bolsa sempre esta na frente do meu corpo, eu nunca deixo a bolsa na cadeira ao lado, sempre no meu colo. Então, no quesito furto, não me senti receosa e não vi nada nesse sentido. MAS, vale sempre lembrar que independente do país que você for, existem pessoas com más intenções, então você precisa sim se precaver disso ocorrer.

Principalmente em metros e restaurantes. Fique atento ao seu entorno, segure sua bolsa ou sua mochila de forma protetora na frente do seu corpo, que você ficará bem.

8 – Tomadas e Voltagens

A tomada no Chile é de três pinos alinhados. Caso você tenha as nossas tomadas antigas, aquela de dois pinos, você não precisará de nenhum adaptador. Porem, caso você tenha produtos com a tomada brasileira atual (de três pinos, um mais abaixo), você precisará sim de um adaptador.

A voltagem na cidade é de 220 Volts. Os itens como celular de computadores, normalmente já possuem um transformador dentro do aparelho e já realiza a conversão caso necessário. Para os itens como secador, prancha de cabelo e coisas nesse sentido, você precisa ficar atento a voltagem. Um item de 110 volts em uma tomada de 220 volts queima super rápido.

Minha dica é: Se você precisar de secador de cabelo, use o do hotel. O secador do hotel que ficamos era muito bom e deu super conta do recado. Eu sempre procuro hotéis que tenham secador, assim eu não preciso levar um de casa.

9 – Água da Torneira

É sim possível tomar a água da torneira em Santiago. Ela é própria para consumo, a diferença é que ela tem um pouco mais de minerais do que a nossa aqui no Brasil. Logo, você sentira um gosto mais salgado na água e pode não lhe agradar. Caso você queira uma água potável comprada no mercado, eu te recomendo a Benedictino. Comprei algumas garrafas dessa água e eu achei ela bem boa e similar a nossa.

10 – Camisa e Bebida na rua

Essa é aquela dica que vem de uma lei. No Chile todo é proibido você andar sem camisa pelas ruas como também, é proibida a ingestão de bebidas alcoólicas nos parques, praias e na rua! Pois é, você pode fazer qualquer uma dessas coisas somente dentro do seu quarto de hotel e/ou apartamento. Na frente das pessoas, não pode não. Independente da onda de calor que você esteja sentindo viu.

Ainda teremos muitos outros textos sobre Santiago no Chile, como esse. Espero que esse post tenha te ajudado a entender um pouco mais da cidade e que lhe ajude muito a preparar a sua viagem para lá.

[table id=1 /]

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?