Transporte Público de Lima: Como foi a experiência

Transporte Público de Lima: Como foi a experiência

E ai pessoal, tudo bem? Você vai conhecer o Peru e não sabe se o transporte público de Lima é bom? Vamos te explicar como ele funciona certinho, com mapa e tudo. Aliás em Lima você terá a possibilidade de utilizar, além dos táxis, o metro, o metropolitano e seus pés mesmo. Te conto como foi experimentar o ônibus deles e ainda te mostro os mapas disponíveis.

O sistema de transporte em Lima

O sistema de transporte em Lima se subdivide da seguinte forma:

  • Alimentadores: ônibus em que passam por ruas específicas, que alimentam a cidade.
  • Canaleta: ônibus na canaleta, bem similar ao de Curitiba. Que é o que mostro no vídeo abaixo.
  • Metro: Sim, tem metro! Porem ele atinge uma pequena parte da cidade e eu não o utilizei.

Saindo dos meios de transportes públicos, você ainda pode utilizar o Táxi na cidade.

Táxis de Lima

Você verá uma profusão de taxis pela cidade. Acho que foi a maior frota que eu já vi em toda a minha vida. Sério, era mais taxi do que pessoas por metro quadrado. Todos eles ficam buzinando a procura de passageiros, o que chega a incomodar depois dos primeiros dias.

O que eu lhe recomendo? NEGOCIE ANTES DE ENTRAR NO TÁXI. Isso mesmo, na janela do taxi, negocie o preço até o local em que você quer ir. Não entre no taxi antes de negociar, se não você acabará pagando um preço maior do que o necessário.

Outra coisa, não esqueça de negociar o valor. Eles tendem a aumentar o preço, já que todo mundo na cidade negocia/pechincha. Então, não esqueça de baixar o preço, para que ele dê uma contra partida e você decidir se irá ou não nesse táxi.

Ah! Eles param em qualquer lugar viu? Enquanto andávamos perto da rodovia, tinha táxi que chegava a parar na linha expressa só pra oferecer a corrida para nós, turistões. Não é atoa que eu considerei o transito de Lima bem complicado e não alugaria um carro por lá, nem ferrando.

Mapa do transporte

O mapa do ônibus da Canaleta é disponível no site oficial. Entretanto, o refiz e coloquei alguns pontos turísticos e seus pontos de ônibus, para que você possa escolher e entender para onde vai. Pode baixar esse mapa e utilizá-lo em sua viagem, ok?

Quanto aos alimentadores da região

Eu não os utilizei, porem disponibilizarei aqui e aqui os mapas para que você possa utilizá-lo, ok?

Qual o custo do Cartão de Transporte?

O cartão custa 5 soles. Entretanto, esses 5 soles são convertidos em passagem. O que significa que o plástico em si não tem custo adicional, além claro do embutido na passagem. Você pode utilizá-lo para mais de uma pessoa, é só encostá-lo na catraca e passar. Então se estiver em grupo e não for utilizar muitas passagens, compre apenas um cartão e evite o desperdício de plásticos.

A passagem custa 2,50 o percurso. Vale ressaltar que caso você pare em uma estação central, você pode sim pegar outro transporte, se não sair da mesma estação.

Se você é Curitibano, o sistema de transporte deles é igualzinho o nosso. Então, você já tem uma boa ideia de como funciona essa parte de parada em terminal e coisa do gênero.

6 comentários sobre “Transporte Público de Lima: Como foi a experiência

  1. Olá Aline.

    Eu li que tem três linhas (A-B-C) esse onibus da canaleta. Sabe me dizer que linha é essa que para nesses pontos turisticos?

    1. Olá Camila! Então, eu mostrei no vídeo que conseguia usar qualquer uma das linhas para os pontos turísticos. Nas canaletas tem um mapinha, com as linhas e quais pontos elas param. Apenas uma delas que faz o circuito pra baixo (no diamante da imagem hehe).

      1. Obrigada Aline, não assisti o vídeo, pq aqui no escritório é bloqueado toda mídia, mas vou assistir em casa então. Obrigada pela atenção.

  2. Passamos poucas horas em Lima, aproveitamos uma conexão longa durante o dia para conhecermos um pouco da cidade. Pensamos em usar ônibus para irmos do aeroporto para o centro, mas optamos pelo táxi e fizemos alguns trajetos dentro da cidade usando esse meio de transporte. E uma coisa é certa, os preços são loucos, minha dica é não entrar no carro antes de negociar o valor da corrida porque não tem taxímetros nos carros. É um coisa muito estranha

    1. Concordo contigo Cynara! O Transporte Público de Lima é bem diferente do nosso. Pegamos alguns taxis e é bem isso que você disse, negocie o preço antes de entrar dentro do Táxi. No nosso caso teve um que, no meio do caminho, disse que o preço seria 10 nuevos soles a mais, ai falei pra ele parar o táxi que não era esse o preço combinado. No fim das contas ele nos levou até o lugar e não cobrou o valor a mais, acho que era uma tentativa mesmo. Só que foi só uma vez, então, vamos apenas dizer que ele que era sacana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo