6 comentários
-
Jean
Muito boas dicas Aline !! Continue sempre assim!
-
Renan
Sensacional todas as dicas, Lika… muito bom e auxílio real oficial.
Vamos falar de um tema pesado aqui. Como se proteger de furtos na viagem. Primeiro de tudo, não entenda esse post como algo pejorativo de qualquer forma, ok? É só que você precisa ficar atendo a muitas coisas enquanto estiver viajando e querendo ou não, quando estamos na frente de um ponto turístico impressionante, acabamos ficando descuidados.
Seja em qualquer cidade do mundo, você sempre irá se confrontar com algum tipo de furto. Em sua maioria, os furtos são realizados por menores de idade (já que caso a polícia os peguem, eles são liberados no mesmo dia) e da forma mais sutil possível. O que faz com que a pessoa só saiba que foi furtada, momentos depois.
O que você precisa entender é que esse tipo de furto, ocorre normalmente em áreas turísticas ou dentro dos metros/ônibus. Vou separar alguns casos que já presenciei ou soube, por categoria de furto/assalto. O que eu quero é que vocês tenham todas as informações possíveis e que aprendam como se proteger de furtos, enquanto aproveitam a cidade.
Metrô: Normalmente em horário de pico. O metro esta lotado e você entra junto com todos os franceses e turistas dentro do vagão. O que ocorre? Abrem sua bolsa ou mochila e pegam o que tem dentro.
Motos ou Bicicletas: Passa uma moto ou bicicleta do seu lado e puxa sua bolsa de alça. A clássica que qualquer brasileiro conhece, seja porque já sofreu ou porque conhece alguém que já foi furtado assim.
Esse exemplo foi o que mais vi relatarem e sofrerem. Tenho amigos que sofreram esse do cara aparecer do nada atrás da árvore. Lembre que em qualquer lugar turístico, temos turistas desatentos e olhando para a beleza do lugar. São nesses locais que isso não ocorre.
Assalto das horas: Bem das clássicas, pergunta as horas para que você mostre se esta com relógio caro. Se tiver, tirando seu relógio em um puxão. Se você tirar o celular para ver, já era celular.
Nas ruas turísticas: Esse eu vi e muito. Pessoas com abaixo assinado contra alguma coisa qualquer. As vezes é contra as drogas, as vezes contra alguma recente lei. Eles param os turistas e pedem uma ajuda, que você só precisa assinar e nada mais, seria apenas para juntar a quantidade necessária de assinaturas e que isso ajudaria e muito a causa deles. As vezes são senhoras, as vezes crianças romenas, as vezes pessoas engravatadas. Já teve caso de freiras! (e que depois foi descoberto ser de uma quadrilha).
Não é recorrente assaltos com armas ou agressões físicas. Mas assim, vocês tem que lembrar sempre que qualquer tipo de furto ou assalto, pode ocorrer em qualquer lugar do mundo. São pessoas que assaltam pessoas, sejam elas quais motivos os tenham. Só fique atento! Não é porque você esta na Europa, que você tem aquela ideia de que ninguém assalta ninguém, que isso não aconteça. Assaltante, pessoas querendo passar a perna nas outras, tem em todo o mundo! Isso é um problema do ser humano e não de regiões do globo terrestre.
Tem muitos outros tipos de assaltados e furtos pelos lugares? tem sim, eles sempre aprimoram e muito as técnicas de furto e de assalto. Então, a maior e melhor regra de todas é se proteger para qualquer eventualidade.
Vou colocar aqui minha fotos das bolsas que eu uso em viagem, para que vocês tenham uma ideia de como eu me protejo contra isso. Essas bolsas são 100% contra furtos? não! Nenhuma bolsa o é, mas quanto mais próxima do corpo e a sua vista, melhor.
Eu prefiro a peitoral, porque me dá uma liberdade com os braços, absurda. Sem tirar que dentro de metro, eu abraço ela bem em frente ao peito. Em ponto turístico, eu deixo ela bem na frente do peito mesmo e posso ficar totalmente desfocada dela, só tirando minhas fotos. Porque se alguém for colocar a mão no meu peito, eu vou perceber né? Sinto mais segurança, sabe? Essa em específico eu comprei em Tóquio, porem você pode comprar uma parecida em qualquer local ou igual a essa no ebay.
Bolsas de lado dão segurança se você as deixa em frente do corpo. Porem, ocorre que alguns turistas as colocam na lateral do corpo. Ai filho, é dar oportunidade pro ladrão. Deixe esse tipo de bolsa o mais visível do seu olho possível. Literalmente em frente ao seu corpo.
Tem alguns outros tipos de furtos por todo o mundo. Seja aquele troco errado quando você pagou a comida, ou o taxi. Seja andando na rua e sofrendo um assalto a mão armada. Esse post do Latitude é para te deixar mais ciente do que pode ocorrer e como você tem que se proteger.
Existem outros sites pela internet que contam alguns relatos de assaltos ou furtos sofridos por turistas. Procure no google, qual a região que você vai e a palavra furto. Você verá uma quantidade absurda sobre furtos daquela região.
Só não deixe de viajar por causa disso. Insegurança temos em qualquer lugar do mundo, você só precisa se prevenir. Boa Viagem!
Muito boas dicas Aline !! Continue sempre assim!
Sensacional todas as dicas, Lika… muito bom e auxílio real oficial.