Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O que você precisa saber antes de ir a Grécia

O que você precisa saber antes de ir a Grécia

Eu sei que a Grécia está no lúdico de todo mundo que já leu um pouquinho de história na escola. E de fato esse país é um encanto a cada cidade e a cada esquina. Mas há sim coisas que você, viajante ou nômade digital, precisa saber antes de ir a Grécia. Foram coisas que eu senti ao longo dos meus 30 dias no país e que irei compartilhar contigo, para que a sua experiência ao chegar aqui seja incrível.

Por você ter chego nesse post, significa que você já pensa em conhecer a Grécia. O que importa é que você encontrou o lugar certo para a sua pesquisa. Falarei tudo o que você precisa saber antes de ir a Grécia.

Qual o idioma na Grécia?

O idioma é o Grego, mas eles entendem bem o inglês. Principalmente nos pontos turísticos. Porém, nas regiões não tão turísticas o idioma que você conseguirá se comunicar será a mímica. Já que eles falarão apenas Grego e você ficará sem entender o que é. Mas sério, super dá certo com mímica e apontando para o que você quer. Uma boa ideia é baixar o dicionário grego no seu celular, no aplicativo translate do Google e utilizá-lo quando necessário.

Para se sair bem e quebrar o primeiro gelo, recomendo você anotar palavras em Grego e já chegar falando um Kalimera (bom dia). Como no Brasil, eles aqui também adoram um estrangeiro tentando falar a língua deles. hehe

É caro viver na Grécia?

Não é dos mais caros da Europa não. Nos primeiros dias que chegamos aqui, achamos os preços do supermercado um pouco maiores do que em Portugal (só comparando mercado, já que moradia em Lisboa é absurdamente maior).

Nesse vídeo nós mostramos o supermercado e comida de rua, para você ter uma noção.

Comer em restaurantes e comida de rua por aqui é em conta. A comida de rua é muito saborosa e você encontrará ótimas opções, por preços acessíveis. Os locais onde você vai gastar um pouco mais, são nas atrações. Uma dica: compre o ticket para a Acrópole, que engloba outras atrações da cidade. Ela custa 30 euros e você conseguirá visitar os principais locais turísticos da cidade.

Você também pode já garantir os ingressos das principais atrações direto no link da Civitatis abaixo:

  • A moeda na Grécia é o euro. Antigamente a moeda era o Dracma, que era a moeda mais antiga do mundo. Interessante, não?

Aceita cartão em Atenas?

Sim, foi o que eu mais usei em toda a viagem. No caso era meu cartão de débito do N26, que recomendo caso você seja nômade digital. Eu fiz as transferências de real para Euro pela Wise, do meu banco brasileiro, para o N26. O valor aparecida no mesmo dia no N26 e eu podia usar normalmente. Até nas feiras de rua tem banquinha que aceita cartão.

São Paulo a Atenas: Quanto custa?

Como chegar em Atenas: Essa deve ser uma dúvida bem recorrente, de quanto custa um voo do Brasil à Grécia. Bem, eu te recomendo pesquisar os preços pelo comparador de passagens aéreas e escolher exatamente as datas que você tem disponibilidade de viajar. Dessa forma, você consegue analisar de forma correta a sua viagem, já que saberá de fato quais os dias e seus respectivos preços. Sem tirar que poderá conferir a saída da sua cidade, o que facilita.

Mas, como forma de comparação, no mês de maio/22:

  • 01/06/22 à 07/06/22: o menor preço que encontrei foi de R$ 4.000 / São Paulo – Atenas
  • 04/05/22 à 18/05/22: o menor preço que encontrei foi de R$ 3.753 / São Paulo – Atenas

Lembrando que eu fiz a busca em 22/10/21, com alguns bons meses de antecedência e os preços podem sim alterar, conforme a lotação do avião. Recomendo você já pesquisar os valores agora.

Nesse comparador de preços de passagens aéreas você tem como parcelar no cartão de crédito. Mas caso você não queira parcelar, ai confira no site da companhia aérea diretamente, por lá você vai pagar a vista e pode ter mais desconto.

Não esqueça que é obrigatório viajar com seguro viagem para a Europa. Ainda mais depois dos acontecimentos do mundo, então por favor reserve o seu e não passe perrengue! Por aqui você tem cupom de desconto no seguro viagem de 5% a 10%.

Qual a melhor época para visitar a Grécia?

Maio, junho, setembro e outubro: Esses são os melhores meses para você conhecer Atenas. Nós moramos na cidade no mês de outubro e achamos uma delícia. Chegamos com o tempo ainda mais quentinho (24ºc) e saímos com mínima de 16ºc.

  • Se você for querer aproveitar as ilhas gregas, aí recomendo escolher até no máximo metade de outubro. Depois disso, por conta de novembro ser bem frio, as coisas já fecham e a água fica gelada! absurdamente gelada.

Julho e Agosto: são a alta temporada grega. Como as férias europeias caem em Julho, toda a Europa invade a Grécia para curtir e tirar suas merecidas férias. Então, os preços dos lugares tendem a ser mais altos e consequentemente, as atrações ficam mais cheias. Se você quiser viajar nessa época, recomendo ler o quanto antes o nosso guia de Onde ficar em Atenas e já reservar o seu hotel, eles esgotam bem rápido. As temperaturas nesses meses podem chegar a 40ºc.

Novembro à fevereiro: são os meses mais frios da Grécia. Se você não estiver pensando em ir para as Ilhas gregas e cair na água, então esse pode ser um mês que você pode curtir. Lembrando que já houve épocas que nevou em fevereiro, então dê uma analisada nas suas preferências. E você pode encontrar mais coisas fechadas.

qual o idioma na grecia?
Finalzinho de Outubro já tem mais gente usando casaco hehe

A Mitologia Grega e o que você encontra sobre no país

Se tinha uma coisa que eu já sabia que encontraria era sobre a mitologia grega. Uma vez que em muitos pontos turísticos aos quais iriamos visitar eram sobre a Grécia Antiga. E de fato encontramos!

Mas o que foi a Mitologia Grega?

A mitologia grega é um conjunto de histórias e crenças relacionadas aos deuses, heróis e criaturas mitológicas da Grécia antiga. Elas foram transmitidas, primeiramente no clássico ‘boca a boca’ por gerações antes de serem escritas na forma de poemas, que muitas vezes eram bem trágicos e poéticos.

Um exemplo disso você pode conferir no post sobre o Oráculo de Delfos: lugares de profecia no centro do mundo. A mitologia grega desempenhou um papel importante na cultura e religião da Grécia antiga e continua a influenciar a arte, literatura e cultura popular até hoje.

Embora não seja mais uma religião praticada, a mitologia grega ainda é amplamente estudada e apreciada como parte da herança cultural da Grécia. Como eu comentei, encontramos muito sobre a mitologia grega nos principais pontos turísticos. Principalmente por conta dos templos antigos e estátuas de deuses e heróis mitológicos que ainda existem por lá.

Você vê muito disso nesse nosso vídeo!

Onde ficar em Atenas?

Já temos um post completo de onde ficar em Atenas por aqui, mas se você quer uma resposta rápida para a sua primeira ida a Atenas, é ficar na região de Plaka e Syntagma. Essas são as duas regiões próximas da Acrópole e que tem a maior quantidade de atrações turísticas para conhecer.

Mas se você quiser saber: Quais os locais mais em conta, onde ver a acrópole do quarto e outras informações. Leia o nosso post específico de onde ficar em Atenas.

A Grécia é segura?

No geral sim, mas essa é uma pergunta difícil de responder. É como se você me perguntasse se o Brasil é seguro. Tem região que é sim, tem cidade que é muito segura e outras que você tem que ter coragem pra sair de dentro do hotel. Então, resumidamente a Grécia é sim segura, porém como qualquer País europeu, ele tem suas questões.

Atenas, por exemplo, que é a maior cidade e a capital da Grécia é bem segura, mas tem bairros onde eu não te recomendaria dar uma volta a noite. Por exemplo o bairro de Omonia, lá tem bastante usuário de drogas e eles podem ser imprevisíveis. Sem tirar que nesse bairro em específico a noite fica mais deserta, então não recomendaria.

Porém, nos bairros de Syntagma e Plaka, eu recomendaria a saída a noite. Já que são bairros mais turísticos e noturnos também. Tem muita gente na rua e você vai se sentir mais seguro.

partenon a noite
Olha o bonitão do Partenon no fundo!

Atenção redobrada nas atrações turísticas

Em contrapartida, a Grécia como um todo tem vários batedores de carteira. Essa é a ‘modalidade‘ de furto mais praticada em toda a Europa. Então, tenha atenção para os seus pertencer em bolsas, bolsos e casacos. Eu te recomendo comprar uma bolsa parecida com a minha, que é transpassada e fica na frente do corpo.

Outra coisa para você prestar atenção: Só entre no taxi se você já tiver combinado o preço, para que não te enrolem. Baixe o aplicativo do Uber e utilize o Uber para ter a certeza do valor.

Se você curte ir em bares e pubs, lembre que nem todo sorriso é amigável. Tem um golpe conhecido aqui que é de uma pessoa chegar em você no bar, ficar conversando e pedir bebida na sua comanda. Depois fala que vai ao banheiro e vai embora e você fica com a conta pra pagar. Então, atenção a esse quesito, ok?

Atenas é grande e pessoas ruins existem em qualquer lugar do mundo. Então, se você ficar atento, já está ótimo!

Como é a culinária Grega?

Resumidamente em uma única palavra: Deliciosa! Foi um dos destinos que eu mais comi bem em todas as viagens que já fiz. Passei 30 dias em Atenas comendo bem pra caramba, tanto nos restaurantes e as comidas de rua, quanto em casa. As frutas, verduras e legumes do supermercado e das feiras de rua, são ótimas! O tomate é suculento e combina demais com o pepino e queijo feta.

O mel, que eles usam em quase tudo, é muito saboroso e realmente combina. O bolo deles é super úmido, nadinha de nada parecido com bolo seco que eu as vezes como pelo mundo hehe.

café grego é bom?
Freddo Capuccino Grego é diferentão e super gostoso!

Comida típica grega em Atenas

A comida de rua, como comentei, é uma das mais saborosas e baratas. É bem feita, sabe? Uma delícia. Para te ajudar a entender, resumidamente as comidas daqui, já anote os locais:

  • Gyros: Um pão pita com carne assada (comi a que era em assada em espetinho), tomate, cebola e especiarias.
    • Onde comer: Lefteris O Politis e Kosta.
  • Iogurte Grego: Iogurte de ovelha com mel e nozes. Um dos pratos de café da manhã mais comuns por aqui.
    • Prove no Stani de Atenas.
  • Kalamaki: O típico churrasquinho grego. Um espetinho de carne (a que eu comi era de porco), que pode acompanhar batatinha frita e pão, mas também tem opção com vegetais.
    • Amei a do Elvis em Atenas.
  • Salada Grega: Yep, isso mesmo! Uma salada de tomate (suculento), pepino e queijo feta. Aliás, o queijo feta é diferente do que comemos no Brasil, experimente aqui!
    • O que eu mais gostei foi o que fiz em casa hehe comprei os ingredientes na feira de rua e juntei com salsinha e mel, uma delicia!
  • Loukoumades: O bolinho de chuva deles. É crocante por fora e pode ser recheado por dentro. O que eu pedi, sem recheio, era super macio e delicioso. Ele é “banhado” em uma caminha de mel e canela. Uma delícia!
    • Coma no Lukumaee.
  • Café grego e Freddo Capuccino: Os dois são uma delicia. O primeiro é feito na areia e o segundo é tão cremoso que dá vontade de beber em litros.
    • Mokka Specialty Coffee.

Como esse post de O que você precisa saber antes de ir a Grécia, não é exclusivo de comida, já deixo aqui o link para o post de O que comer em Atenas (e que você não pode deixar de provar).

iogurte grego na grécia
Iogurte Grego do supermercado: tem esses potões!

O que você precisa saber antes de ir a Grécia?

Eu te recomendo comprar um chip de internet ainda mesmo no Brasil. Temos parceria com essa empresa de chip de internet e eles mandam diretamente na sua casa. Compre ele antes de viajar, já que você receberá em território nacional brasileiro e poderá chegar no aeroporto de Atenas já conectado.

Vai ser preciso porque o idioma na Grécia é o grego. Apenas nos pontos turísticos eles falam inglês, no restante são poucos os que conseguem arranhar no idioma. Com internet no seu celular, você vai conseguir usar o dicionário na hora e também procurar as informações pela internet.

Brasileiro já pode entrar na Grécia?

Já pode! De acordo com o IATA, que é a Associação Internacional de Transporte Aéreos, tem um mapa interativo onde eles especificam as novas alterações de entrada nos países, partindo do país onde você está.

Mas atenção para as exigências de entrada, recomendo que você pesquise diretamente na companhia aérea e também no site do consulado da Grécia, para não errar e esquecer algum documento, tá? Vou deixar algumas das informações aqui embaixo, mas você precisa procurar diretamente no local oficial.

  • Teste PCR-RT negativo realizado até 72 horas antes do desembarque (documento em inglês).
  • Ou teste antígeno até 24 horas antes da sua chegada (documento em inglês)
  • Certificado de vacinação
  • Formulário de localização de passageiros (PLF)
  • Seguro-viagem: obrigatório, com cobertura para gastos com Covid-19 (cote aqui com desconto!)
  • Passaporte com validade de menos 3 meses após a sua saída.

No atual momento (16/02/2022) as vacinas que são aceitas na Grécia são:

  • AstraZeneca
  • Coronavac
  • Pfizer BioNtech
  • Moderna
  • Janssen
  • Sputinik
  • Sinopharm

Reforçando: as regras podem mudar a qualquer momento. Não somente para entrar na Grécia, como também para sair do Brasil. Então fique atento ao site oficial de Turismo Grego para não correr nenhum risco de ter a sua entrada negada!

O que você precisa saber antes de ir a Grécia: Lugares turísticos

Vamos a lista de que lugares conhecer na Grécia. Lembrando que você não precisa fazer um check em todos e sim escolher algumas opções e se aventurar no país.

  • Conheça a capital Atenas: Ela vale muito a sua visita e eu ficaria no mínimo 3 dias aqui.
  • Vá a Náfplio, Grécia: Uma das cidades mais lindas e que é fora da rota tradicional.
  • Vá a uma das Ilhas Gregas: Confira o que fazer em Santorini.
  • Se você quer conhecer outro patrimônio mundial da Unesco: Vá a Meteora!
  • Conheça Pireu: Fica próxima de Atenas e é de lá que saem os navios para as Ilhas, mas também é um local bem interessante para você conhecer.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Waldir gerent

    Para entrar na Grécia ainda é exigido o teste covif
    Quanto levar em euro para 10 dias

    responder
    • Aline Kamiji

      Oie Waldir, pelas ultimas atualizações que vi da Grécia, já não precisa mais de teste pro covid, apenas a comprovação da vacinação.
      Quanto a valores, depende muito. Você vai para alguma ilha grega? vai ficar apenas em Atenas? vai para outra região da Grécia?

      responder