Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Quanto custa uma viagem para Machu Picchu?

Quanto custa uma viagem para Machu Picchu?

Vamos falar de valores, a parte mais chata e a mais importante de todas. Uma vez que ir a Machu Picchu não é nada baratinho. Já tenha isso em mente, antes de comprar sua passagem para o Peru, tá? Se você já comprou. Seja bem vindo ao grupo dos que descobriram como é caro ir até lá. Por causa disso que esse post de Quanto custa Machu Picchu nasceu.

Onde fica Machu Picchu?

Machu Picchu é uma cidadela Inca, que fica bem no alto da Cordilheira dos Andes no Peru. Ela é mundialmente conhecida e sempre visitada por todas pessoas que gostam de história e montanha. Ela está a 2.400 metros acima do nível do mar e você pode chegar ainda mais alto subindo a montaña Machu Picchu. Por sinal, a vista de Machu Picchu da montanha é lindíssima!

montaña machu picchu
Olha só que lindona lá embaixo!

Como chegar a Machu Picchu?

Primeiro que você precisará comprar sua passagem Brasil – Peru. Seja sua parada em Lima ou em Cusco. Vale ressaltar, que caso você pare em Lima, precisará comprar uma passagem de avião para Cusco. Usamos a companhia aérea (low cost deles) a StarPeru e foi tudo ótimo.

Fique pelo menos um dia inteiro em Cusco. O motivo? Você precisará se aclimatar. Sim, existe mesmo o mal da altitude e vi gente na praça central de Cusco, usando bomba de oxigênio. Então, fique um dia em Cusco para que seu corpo se acostume com essa altitude toda.

Em Lima nós ficamos no hotel em Miraflores e em Cusco ficamos em um hotel bem confortável.

Nos hotéis e hostels da cidade, eles tem costume de deixar uma cestinha com folhas de coca para os turistas. Use-as! Sim, você vai precisar de folha de coca, para que abra os brônquios e consiga respirar melhor.

De preferência, leve algumas com você para subir o Montaña Machu Picchu. Eu tive que usar, porque já estava ficando muito cansada, sendo que na realidade não era para estar tanto. Depois que mastiguei e deixei as folhas na gengiva, a respiração melhorou e voltou ao normal. Pode ter sido efeito psicológico? Pode! 

Ah! Folha de coca não é cocaína tá? Cocaína é um processo químico, não confunda!.

quanto custa machu picchu
Folha de coca. Mastigue e deixe na boca, na gengiva ou na bochecha. Isso te ajudará a respirar melhor.

Cusco a Águas Calientes

Vamos ao valores em si. Já que até o momento (passagens e hotéis) vai depender do seu orçamento/budget e vontade de ficar na cidade. Fiz um vídeo explicando como eu escolho meus hotéis, caso queira conferir.

  • A Van que sai de Cusco até Ollantaytambo custou 10 soles, enquanto que um táxi para o mesmo local custava 90 soles. Fica a seu critério qual transporte pegar. Vale lembrar que tem como sair de Poroy também (depende de qual estação você escolheu). As van’s saem da rua Pavitos, cruzamento com a Av. Grau.

Vá um dia antes até esse local, para que você dê uma conferida em como funciona o processo, não pré-reserve nada. No dia seguinte negocie o valor, se for mais de 10 soles que lhe cobrarem (por pessoa), negocie até chegar a 10 soles. Eles chegam até esse valor viu. Nessa van, veja se você é o primeiro a chegar, tente pegar van’s que já estejam ficando cheias. Uma vez que eles só saem do local quando todos os assentos precisam ser preenchidos.

Quanto custa o trem para Machu Picchu?

  • O trem de Ollantaytambo até Águas Calientes custou 65 dólares (ida) e 65 dólares (volta). Reservei o meu pela Perurail, trem Expedition. Tem também a companhia IncaRail. São somente essas duas que operam e você não tem como chegar até Águas Calientes sem ser de trem.

Esse trem Expedition é o mais barato deles e mesmo assim é caro. Tem bebidas (refrigerantes ou água) e funciona igual avião. Vão passar oferecendo a bebida e algum alimento (inca corn ou um cookie de aveia). Não tem muita coisa para ver no trajeto, por mais que o trem pare e eles falem sobre as construções do entorno. É um pouco cansativo, para um trajeto tão curto.

Onde ficar em Águas Calientes?

  • Ai terá o custo do seu hotel em Águas Calientes. Fica a seu critério qual escolher e tentar um valor menor possível. O que ficamos foi o Intillaqta Machu Picchu e eu gostei do quarto e do atendimento. Não cheguei a provar o café da manhã, já que saímos no dia seguinte a Machu Picchu as 5:00 da manhã.

Vale ressaltar que a cidade de Machu Picchu Pueblo (Águas Calientes) é uma cidade turística e por consequência, cara. Se possível, leve alguns salgadinhos e pequenos alimentos para que você passe essa metade de dia por lá. Se quiser recomendação de restaurante: Comi no Chaska e estava com promoção de todos os pratos (pratos de 40 soles por 28 soles + suco de limão). Pergunte se eles estão com uma promoção similar e coma por lá mesmo.

Como subir até Machu Picchu?

  • O ônibus que leva de Águas Calientes até Machu Picchu, custa 24 dólares, ida e volta. Você compra lá mesmo na cidade, no quiosque de ônibus. Tem como subir até o Machu Picchu a pé? Tem sim. É um caminho de terra e você segue a trilha oficial. Porem, se você vai subir o Montaña Machu Picchu ou o Huayna eu não te recomendo subir essa parte até a cidade a pé. Você vai cansar sem necessidade e precisará dessa energia depois.

Vou mostrar esse quiosque melhor no vídeo, mas é super fácil de encontrá-lo e todo mundo da cidade sabe onde fica (perto da estação de trem que você chegou). Compre um dia antes da sua ida, para que você não precise comprar no dia da ida as 4 da manhã. Chegamos nesse ponto as 05:00 da manhã, os ônibus saiam as 05:30h e realmente eles saem nesse horário. Não demoramos nem meia hora para entrar no ônibus e ir até Machu Picchu.

Quanto custa Machu Picchu?

Para entrar em Machu Picchu, você tem dois possíveis custos, vai depender da sua escolha. Se você quiser ver apenas Machu Picchu, o valor é de 152 soles. Se você quiser subir uma das montanhas, ai o valor fica 200 soles. Para comprar o seu ingresso, entre no site OFICIAL de Machu Picchu. Sempre o site oficial vai ser a melhor opção de compra, principalmente se você tem VISA internacional.

Sim esse é o valor para estrangeiros. Apenas Peruanos tem desconto e de quebra todo domingo entram de graça. Mas é aquela coisa, esse local é super visitado e esse é o turismo para a região, o que faz a cidade de águas calientes coexistir. Dá pra entender, por mais que o valor seja bem salgado, já que em relação ao real é quase 1 pra 1.

Aliás esses são os custos que você terá para ir até Machu Picchu. Vale lembrar que a compra do ticket de trem e a entrada para a cidade, precisam ser compradas com antecedência. Afinal para conseguir subir a montanha e conhecer machu picchu eu comprei o meu ticket com 2 meses de antecedência.

E compre tanto a entrada em Machu Picchu quanto o trem, no mesmo momento (tela diferentes no computador hehe). Para que você não acabe comprando somente a entrada pra cidade e não tendo como ir de trem, ou vice e versa.

Qual Trekking fazer em Machu Picchu?

  • Nós subimos a Montanha Machu Picchu (velha montanha) e vimos a cidade lá de cima, esse trekking é muito legal e recomendo para quem quer ter uma vista legal. Leia aqui: Montanha Machu Picchu.
  • A Iza do Mundo Viajante já preferiu fazer o Huayna Picchu, que é a nova montanha e contou mais sobre essa experiência – e se vale ou não a pena – lá no blog dela, você pode ler aqui: Trekking Machu Picchu.
Aliás assiste esse vídeo caso você queira subir o montanha Machu Picchu, viu?

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?