Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Roteiro a pé na Baixa de Lisboa

Roteiro a pé na Baixa de Lisboa

Uma das regiões de Portugal mais conhecidas pelos turistas e você precisa fazer um roteiro a pé na Baixa de Lisboa. Local onde você encontra a Praça do Comércio, Arco da Rua Augusta, Elevador de Santa Justa e muitas outras atrações. Hoje faremos um roteiro a pé na Baixa de Lisboa, por essa região tão emblemática da cidade que você vai adorar conhecer!. Seja bem vindo a Lisboa!

Praça do Comércio

Antes de tudo é daqui que seu roteiro pela Baixa de Lisboa começará! A praça do Comércio de Lisboa é uma das maiores de toda a Europa. Não é por menos, tem aproximadamente 35 mil metros quadrados de área. Em seu centro há uma estátua equestre de D. José. Aliás a Praça do Comércio é também conhecida por Terreiro do Paço (até no nome do metro que ali para).

Praça do Comércio de Lisboa
Essa é a Praça do Comércio

Há em todo o seu entorno lojas e restaurantes para conhecer. Além de conferir o Museu sobre Lisboa, que você passará por salas temáticas conforme cada século e seus acontecimentos. Aproveite para tomar um café no histórico Café Martinho da Arcada e depois conferir o banheiro mais sexy do mundo, da marca Renova.

É dali também que você tem uma vista espetacular do Rio Tejo e das barcas que atravessam o rio para a região metropolitana de Lisboa.

Praça do comércio em Lisboa
Lindíssimo o lugar, não é?

Pode subir no Arco da Rua Augusta?

De antemão já lhe digo que esse é um dos mirantes que nós indicamos subir. Ele custa 3 euros e você tem a vista da Ponte 25 de Abril, da rua que leva aos Pastéis de Belém, do Elevador de Santa Justa, da Rua Augusta, do Castelo de São Jorge e da Sé de Lisboa. Você pode comprar direto no Arco ou adiantar e não pegar fila.

Detalhes do Arco da Rua Augusta
Eu sou encantada por essa construção!

A vista do Arco da Rua Augusta é espetacular e não é cara! Preferimos ela ao do Elevador de Santa Justa, por exemplo.

O arco da Rua Augusta foi projetado após o terremoto que assolou Lisboa em 1755, entretanto, a obra em si só foi finalizada um século depois. Aliás a subida não é recomendada para quem possui algum tipo de dificuldade de locomoção, já que na época a construção não foi projetada para receber visitantes.

Rua Augusta de cima

Você tem duas ótimas opções de hospedagem nessa região, só saiba que por conta da sua localização e qualidade, ambas as opções são um pouco mais caras: Esse hotel e esse outro! São incríveis e muito bem localizados.

Dica exclusiva do Latitude Infinita

O que visitar na Rua Augusta?

Essa é com certeza a rua mais famosa de Lisboa. Todo mundo já caminhou por ela. A Rua Augusta leva da Praça do Comércio até a Praça do Rossio. Ela é um calçadão que não passa carro e é repleta de mesas de restaurantes e confeitarias.

Rua Augusta
Aliás ela é cheia de mesas dos restaurantes dali

Já no começo da Rua Augusta você encontrará algumas lojas famosas, aproveite para entrar e conhecer, mesmo que não seja para sair carregando as compras. Das lojas, na Rua Augusta, que mais gostamos:

  • Skechers: se você gosta de tênis confortáveis
  • Typographia: para camisetas descoladas
  • Muji: não fica na rua Augusta, mas fica atrás do elevador de Santa Justa. Minha loja favorita!

Coloquei apenas algumas das que mais gostamos, mas acredite: Há lojas para todos os gostos e bolsos por ali. É uma delicia caminhar por esse calçadão e conhecer um pouco da movimentada Baixa de Lisboa.

O que comer na Baixa de Lisboa?

No quesito gastronomia a Rua Augusta não deixa nada para trás. Há muitas opções de pequeno almoço e almoço. Aliás não deixe de provar um pastel de Nata gostoso, um bolinho de bacalhau. Ou até mesmo uma boa refeição. Alguns dos locais que gostamos na Rua Augusta:

  • Paul: bom croissants
  • Manteigaria: delicioso pastel de nata
  • Fabrica da Nata: pastel de nata gostoso também
  • A Merendinha do Arco Bandeira: boas porções de comida
  • Cozinha D’Ávo Celeste: pastel/bolinho de bacalhau com queijo de ovelha amanteigada da serra

De antemão já lhe digo que essa lista parece pequena, mas não é! Esses são lugares que comemos e achamos que a comida era saborosa para recomendar. Aliás a Merendinha fica em uma rua paralela, mas acho que mesmo assim vale a indicação.

Bolinho de Bacalhau
Um bolinho de bacalhau pra chamar de seu hehe

Além disso, aventure-se nas ruas laterais a da Rua Augusta. Há diversas opções de lojas e restaurantes tão bons quantos os da rua principal.

Roteiro 7 dias por Lisboa e Porto

Caso você queira conhecer mais de Lisboa e Porto!

Elevador de Santa Justa: Liga Baixa de Lisboa ao Chiado

O elevador de Santa Justa é mais caro que o Arco da Rua Augusta, então caso você queira ver a cidade de cima, melhor ir em um mais barato. Já que a cena é similar em ambos. Contudo, caso você queira utilizar o elevador como mirante e meio de transporte para conhecer o bairro Chiado, ai recomendo ir apenas nele.

Elevador de Santa Justa
Vai dizer que ele não é lindo?

Esse elevador é esteticamente agradável, seu estilo de ferro fundido chama muita atenção. Toda a sua construção se destaca na Baixa de Lisboa e você com certeza não passará sem reparar. E não é por menos, esse elevador é um trabalho do engenheiro português Raoul Mesnier de Ponsard, um discípulo do Gustave Eiffel (sim, o da torre Eiffel).

Aliás o Elevador de Santa Justa tem 45 metros de altura e você consegue ver:

  • Castelo de São Jorge
  • Sé de Lisboa
  • Rua Augusta
  • Praça do Rossio

Aliás a forma como ele foi construído é bem interessante. Sabia que o elevador de salvador é mais antigo do que o daqui? Pois é! A Sylvia contou até sobre a construção do elevador de Santa Justa.

Agora se você quer ficar hospedado próximo do Elevador e Rua Augusta, ai eu te recomendo escolher uma dessas 3 opções: Esse é lindo, esse as camas são ótimas e esse que é um ótimo custo benefício.

Ótimas opçÕES de hospedagem no centro de lisboa!

Praça D. Pedro IV: mais conhecida como Praça do Rossio

Eu só conhecia essa praça como Praça do Rossio, mas por ventura ela tem sim um nome diferente. Esse nome é referente a estátua que encontra-se bem ao meio da praça de Dom Pedro IV. Aliás, Dom Pedro IV em Portugal, é o Dom Pedro I do Brasil!

Praça do Rossio
Praça do Rossio

Essa praça tem duas fontes, uma em cada ponta. A primeira que você verá é a que fica em frente a Rua Augusta, já a segunda (Após a estátua de Dom Pedro IV) fica em frente ao Teatro Nacional D. Maria II. Agora, você pode aproveitar para ver um espetáculo que esteja acontecendo ou se a sua caminhada for na segunda-feira (11h), você poderá fazer uma visita guiada e conhecer os camarins, corredores e passagens secretas dentro do teatro. É ou não é uma experiência diferente?

Confira o vídeo que fizemos desse passeio

Finalize tomando uma Ginjinha

Finalize o seu roteiro pela Baixa de Lisboa conhecendo a famosa Ginjinha. Uma loja que foi a primeira a comercializar a Ginjinha em Lisboa. O valor é de 1,40 euros e você pode escolher com ou sem a ginja (parecida com uma cereja). Essa bebida tem teor alcoólico, já que é feita com base em aguardente. Leva ainda uma mistura de especiarias e canela. Uma delícia!

Ginja de Lisboa
Essa é a Ginjinha, aliás quando comer a “cereja” ela é meio amarga, tá?

O que visitar em Lisboa e na Baixa de Lisboa?

Tem muita coisa para se fazer em Lisboa. Nós lhe mostraremos tanto em texto – por aqui – quanto em vídeo – pelo Youtube – tudo o que você pode visitar nessa cidade tão encantadora. Aproveite para conferir nossos vídeos nessa cidade linda e também ver quais passeios pagos você já pode reservar e resolver a sua viagem com o Civitatis.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?