Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O que fazer em Gramado: Quanto tempo ficar e mais

O que fazer em Gramado: Quanto tempo ficar e mais

Gramado é um dos destinos brasileiros mais procurados no fim do ano, mas será que tem coisa para fazer por lá tanto no Natal quanto em outros meses? Tem o que fazer em Gramado para mais de um dia? E na chuva? com criança? Qual a temperatura em Gramado, rola uma neve ou um frio intenso? São várias dúvidas, eu sei, mas te explicarei cada uma delas hoje. Uma coisa eu posso te garantir: atrações não faltam! Sem dúvida você vai passar umas férias muito boas na cidade e eu te mostro várias atrações e dicas para que essas férias sejam de fato inesquecíveis.

pórtico de gramado
Aliás nem preciso dizer que você vai querer tirar uma foto no pórtico né?

Como ir para Gramado?

Antes de mais nada você precisa saber como chegar em Gramado. A opção que nós escolhemos foi ir de carro de Garibaldi (Vale dos Vinhedos) até Gramado e ficar alguns dias. Por outro lado, caso você não esteja no Rio Grande do Sul, a opção mais confortável será chegar de avião. Dessa forma você tem duas opções:

  1. Ou descer no aeroporto de Porto Alegre e depois se deslocar de carro ou van (tem hotéis que possuem shutter por um preço em conta).
  2. Ou chegar pelo Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (Caxias do Sul) e se deslocar de carro ou van.

A diferença das duas opções aéreas são: Custo, há mais voos para Porto Alegre do que para Caxias do Sul, consequentemente os preços podem variar bastante. Recomendo que você olhe as duas opções, já que pode sim encontrar algumas promoções boas para Caxias.

Em suma a distância de Gramado a Porto Alegre é aproximadamente 100 km de carro, já de Caxias do Sul para Gramado são 65 km de carro.

Para as opções acima eu te recomendo pesquisar os valores de carro, para que você inclua no valor essa despesa. Nós usamos sempre um comparador de preços de carros, então já aproveite e veja ali também.

De ônibus você chegará bem no centro de Gramado. A rodoviária de Gramado fica ao lago da Praça das Etnias e a localização não poderia ser melhor. Mais fácil ainda caso você fique próximo da rodoviária, assim você não precisa carregar as malas por muitos metros. Mais abaixo tem algumas dicas de onde ficar ali perto, assim te facilita a busca.

Aliás se você for descer no aeroporto de Porto Alegre e quiser ficar um dia na cidade, nós fizemos um roteiro pelo centro de Porto Alegre que vale a pena ler!

Qual a melhor opção de transporte para chegar em Gramado?

A que melhor se adequar a quantidade de tempo que você tem disponível, com o dinheiro que você reservou para essa viagem. Eu te recomendo pesquisar as 3 possibilidades e ver qual a que melhor se encaixa na sua realidade de viagem.

Antes de mais nada se você quiser visitar além de Gramado o Vale dos Vinhedos, aí eu vou te recomendar ficar na cidade de Garibaldi, mas nós já falamos sobre onde ficar em Garibaldi e todas as experiências legais de vinícola que tem por lá, como por exemplo: Vinícola Garibaldi, Vinícola Peterlongo, Vinícola Peculiare e a Vinícola Grupo Miolo.

Temperatura em Gramado?

Vamos falar de temperatura agora. Se você estiver indo a Gramado para aproveitar o friozinho, melhor ir à época de junho e julho, que é o Inverno mesmo. As temperaturas ficam próximas a zero e você vai usar e abusar dos casacos e ainda mais das casas de fondue por lá.

Já nos meses de novembro, dezembro e janeiro, a temperatura pode chegar a 28 graus, já que estamos falando do verão. Aliás essa é a época em que gramado mais recebe gente, já que o Natal Luz é o que faz todo mundo se encantar pela cidade. Recomendo que você reserve o quanto antes a sua hospedagem, lá lota e você pode ficar sem opção.

Caso você queira calmaria, vá em fevereiro e março. São os dois meses em que os custos para viajar ficam mais baixos e você pode aproveitar melhor as estadias. Isso significa também que algumas atrações podem fechar por férias coletivas, mas nada que vá atrapalhar mesmo a sua viagem. Se você tiver alguma atração que não pode perder, verifique no site quando eles fecham. Aliás na questão de temperatura são dois meses de temperaturas altas e um pouco de chuva.

Afinal você já ouviu falar da pascoa em Gramado? Então por ter várias chocolateiras na região, abril e maio são os meses certos para isso. Aqui além de preparar seu corpo para receber uma quantidade enorme de açúcar (delícia de chocolate). Nesses meses você já começa a ter uns dias mais frios, a máxima pode fechar a 17 graus e a mínima uns 13. Já leve um casaco!

Onde ficar em Gramado?

Gramado tem hospedagem para todos os bolsos. Claro que dependendo do valor que você reservou para a hospedagem você pode pegar hotéis com piscinas e até mesmo resorts. Porém, se a sua ideia é aproveitar a cidade e não necessariamente o hotel, você também tem opções boas por lá.

Vou classificar os hotéis para poder te ajudar em qual categoria você quer olhar.

Hotel Resort em Gramado

  • Wyndham Gramado Termas Resort: Esse é aquele tipo de resort que você não vai querer nem sair dele. O quarto é espaçoso e bonito, tem piscina coberta, piscina pra criança, Jacuzzi, sauna e um café da manhã espetacular. No Booking ele tem nota 8,4 em 10.
  • Colline de France: Hotel com um custo alto, mas que tem o quarto e o café da manhã mais lindos que eu já vi na vida. É aquele hotel para você passar uma lua de mel em Gramado ou aniversário de casamento em Gramado.

Hotel BBB em Gramado

  • Eleganz Hostel & Suites: Hotel simples, porém muito bem localizado, ele fica próximo a Paróquia de São Pedro, consequentemente da Av. Borges de Medeiros. Tem frigobar no quarto e tem nota 8,7 de 10 no Booking.
  • Hotel Laghetto Viale: Esse hotel faz parte de uma rede que tem diversos hotéis em Gramado. Aliás, esse em específico é o que tem um custo menor e fica entre o Lago Negro e o Mini Mundo. A nota é 8,7 de 10 no booking.

Hotel bem localizado em Gramado

Hotel bem localizado em Gramado é os da Avenida Borges de Medeiros. Por ser a avenida principal da cidade e onde muitas atrações estão, essa será sim a melhor opção de hospedagem se você não quiser andar muito ou estiver sem carro.

  • Hotel Laghetto Stilo Centro: O hotel mais bem localizado de todos, além de ser lindo! Como disse no hotel BBB, esse também é do grupo Laghetto e você verá vários por lá. Esse em específico tem um quarto bonito, tem academia e é uma ótima opção para casais viu. A nota é 9,0 em 10 no Booking.
  • Modevie Gramado: Bem localizado, com spa lá dentro e de quebra ainda tem bicicleta para você passear pela cidade. Tem um custo adicional caso você queira usar o shuttle do aeroporto deles. Uma ótima opção para quem não vai alugar carro e chegará pelo aeroporto. Nota 9,3 de 10 no Booking.
onde ficar em Gramado
Esse é o Laghetto Stilo, ele fica bem na rotatória da Borges de Medeiros

Opções de Airbnb em Gramado

Airbnb na Borges de Medeiros: Bem localizado e ainda tem 1 suíte com cama queen, 1 suíte com 2 camas de solteiro (ou 1 king) + cama auxiliar, berço, sala com sofá-cama para 2 pessoas, sacada, lavabo, cozinha equipada, churrasqueira, máquina lava e seca. A nota dessa hospedagem é 4,94 em 5 e os comentários são bons.

Airbnb bonito em Gramado: Esse Airbnb é muito bonito, bem amplo, todo clarinho e tem dois quartos (comporta até 6 pessoas). O único ponto desfavorável dessa hospedagem é a garagem que é meio apertada e íngreme (conforme os comentários). A nota é 4.77 em 5 estrelas.

O que comer em Gramado?

Gramado é conhecida pela sua infinidade de restaurantes de fondue. Mas não é apenas isso que tem por lá, então aqui segue uma lista rápida de tudo o que você pode querer comer na cidade.

  • Chocolates das chocolaterias: elas ficam na Av. Borges de Medeiros.
  • Fondue: tem uma infinidade de restaurantes na cidade e casas específicas disso.
  • Café Colonial: precisa! Principalmente se for o Bela Vista, nós fizemos e gostamos.
  • Trudel: da Royal Trudel, é uma massa tipo churros com sorvete e é uma delícia.
  • Pão com Linguiça: Fica na praça das etnias, é gostoso, é grande e só aceita dinheiro.
  • Cuca: também fica na praça das etnias e só aceita dinheiro.

Há ainda mais coisas para comer por lá? Com toda a certeza desse universo! Mas você já tem 6 opções de comida aí em cima, coisas das quais vai escolher uma para comer por dia (ou fazer a loucura como nós e ir em duas de cada vez). Para uma primeira viagem acho que já está ótimo, mas caso você vá em outro local, volte e comente aqui para ajudar o próximo viajante.

O que fazer em Gramado?

Agora sim começamos o seu roteiro. Te darei 15 dicas de o que fazer em Gramado e Canela, assim você conseguirá programar todo o seu roteiro de chegada e saída da cidade. Vamos conhecer Gramados juntos?

Lago Negro

Comece o seu dia no Lago Negro. Ele tem vários pedalinhos para você aproveitar, tanto no formato de cisne, quanto em forma de barco pirata. O parque tem uma área total de 89.336 metros quadrados, que você pode caminhar à vontade.

O pedalinho tem custo de R$ 40,00 para 20 minutos. Um inscrito no nosso YouTube comentou que ficou mais tempo e que não teve controle dos minutos, sendo assim ele pagou só os R$ 40,00. Você pode assistir esse vídeo clicando aqui.

preço pedalinho em gramado
Ademais esses são os preços praticados na época e aceitam cartão

Mesmo que você não ande nos pedalinhos vale a pena o passeio no Lago. Ele tem esse nome porque foi inspirado na floresta negra da Alemanha, inclusive as arvores que rodeiam todo o parque foram trazidas de lá.

Avenida Borges de Medeiros

No trecho mais turístico da Borges de Medeiros ela não tem postes, então você tem aquela sensação de cidade mais ampla e limpa sabe? Essa avenida é a principal da cidade e onde você encontra várias chocolatarias, lojas diversas, Mcdonalds (hehe ele é bonitinho), a Rua Coberta E O Palácio dos Festivais. Essa é uma ótima localização na cidade.

Chocolates de Gramado

Na questão de chocolates você vai reparar que em cada cantinho da Borges de Medeiros há uma chocolataria de gramado. Os preços variam de loja para a loja, então entre em uma, prove um dos chocolates e faça o mesmo percurso em todos. Assim você saberá qual das chocolatarias é a sua preferida para aí sim gastar todos os seus dinheiros comprando chocolate.

chocolates gramado
Vai falar que você não quer um desses chocolates bem agora?

Nós não somos muito de trazer lembrancinha de viagens, já que vivemos viajando e esse é o nosso trabalho. Mas caso você goste de sempre trazer um agrado pra família, uma opção muito boa é comprar esses chocolates e dar de presente.

Paróquia São Pedro e fonte do amor

A paróquia São Pedro é muito bonita tanto por fora quanto por dentro. Ela originalmente foi construída em madeira, mas em 1917 substituíram por pedra basáltica, é lindíssima. Um detalhe é que nos vitrais eles contam a história do apostolo Pedro ao lado de Jesus. Mesmo se você não for religioso, vai querer dar uma paradinha por ali, mesmo que seja para sentar na lateral e esticar as pernas.

paróquia são pedro - o que fazer em gramado
Na época do Natal fique por ali a noite, tudo se ilumina e fica lindo

Do lado da Paróquia tem a fonte o amor. Uma fonte de água em que as pessoas colocam cadeados com data e nome representando o amor eterno. Você pode comprar seu cadeado na lojinha da lateral que tem ou então pode trazer o seu próprio de casa. Ali também acontecem várias sessões de fotos dos apaixonados.

Fonte do amor em Gramado

Cinema de Gramado

O Palácio dos Festivais é um dos pontos turísticos da cidade, principalmente na época da premiação de cinema em Gramado (em agosto ou setembro). Bem em frente tem a calçada da fama com o nome dos ganhadores e homenageados do cinema brasileiro. No festival eles premiam longas e curtas-metragens brasileiros, estrangeiros e gaúchos.

Também fazem sessões de cinema bem no palco do evento, então caso você vá pós-pandemia, dê uma olhada em qual filme está passando e aproveite uma noite de cinema.

Rua Coberta

A rua coberta é a rua em que todo turista tem que passar. Ela é coberta (como o nome já diz) e em todos os eventos da cidade ela fica decorada. No natal é repleta de luzes e um papai Noel em seu começo, chamando toda a atenção. Na época da pascoa a mesma coisa, ela fica toda enfeitada. Aliás tem um festival de gastronomia que acontece ali, que nós já queremos conhecer. Há também vários restaurantes e nos recomendaram comer no Bistrot Brillat, que tem pratos bem fartos, bacalhau delicioso e massas muito boas.

Algumas dicas de restaurantes na Rua Coberta (e próximo dela):

  • Bristrot Brillat
  • Caracol
  • Esperienza Bistrot
  • Platz Cervejaria: fica do lado da rua coberta
  • Casa da Velha Bruxa: fica do lado da rua coberta

Praça das Etnias

Fica bem ao lado da rodoviária da cidade e há várias casas de colonos vendendo desde artesanato a comidinhas. São ao todo 3 casas que representam os colonizadores da região, sendo eles: Alemães, portugueses e italianos. Na época do natal de Gramado tem a casa do papai Noel, em 2020 o papai Noel ficava dentro da casa dando tchau e interagindo com todo mundo.

Ali os dois itens que te recomendo comprar são o pão com linguiça e a cuca. Nós provamos e achamos uma delicia, vale dizer que eles aceitam apenas dinheiro como forma de pagamento, então já vá munido de grana pra não passar vontade. A casa do colono portuguesa não estava funcionando no dia que fomos, caso quando você for esteja aberta, volte aqui e me conte o que tem por lá!

O que comer em Gramado
Olha ai as cucas sendo embaladas e o fogo a todo vapor lá atrás

Rua Torta

A graça dessa rua é tirar foto mesmo. A rua é inspirada na rua famosa na Califórnia a Lombard Street. Recomendamos que você vá logo cedo, bem cedo mesmo, para que o sol esteja a favor da sua foto e você fique satisfeito com o click. Depois disso o sol fica contrário e a rua enche de gente, dificultando que sua foto fique vazia e só contigo na imagem. Então, vá logo cedo em seu segundo dia na cidade.

Aliás essa foto da capa do nosso vídeo é na rua torta hehe

Catedral de Pedra em Canela

Tire pelo menos um dia do seu roteiro para conhecer Canela a cidade vizinha de Gramado. Comece pela catedral de Pedra de Canela que é lindíssima e que tem um letreiro na frente para a sua fotinha esperta. Aliás sabia que ela é chamada de Catedral mas não é uma? Ela na realidade é uma paróquia, a catedral da região fica em Novo Hamburgo, onde a Cátedra do Bispo se encontra.

Isso tira a imponência dessa construção? nem um pouco! Por sinal, ela lá dentro é muito linda e você vai se surpreender ao entrar.

Parque Estadual do Caracol

Nós estávamos bem animados para conhecer O Parque Estadual do Caracol, de fato ele atendeu as nossas expectativas e só não superou porque a escadaria que leva até os pés da cascata estava interditada. Você paga R$ 20,00 reais (carro) para entrar e pode aproveitar toda a região por esse valor. Há alguns itens pagos, mas eu achei desnecessário fazer. Por exemplo, tem um mirante que você sobe de elevador para ver a queda d’água mais de cima, mas sinceramente? Você tem a mesma magnitude de visão de graça no mirante ao lado do elevador. Não faz tanta diferença olhar tão de cima.

Parque do Caracol
Parque do Caracol: repara só no arco-íris ali na cascata

Tem várias trilhas lá dentro e você pode ir seguindo as placas e desbravando a região. Se atente ao caminho, já que é um local de vegetação nativa e há sim vários animal por ali. Nada perigoso, caso você preste atenção ao caminho.

Você pode ainda aproveitar que já está na região e ir de carro mais a frente, até o Skyglass Canela. Essa foi uma atração que infelizmente não pudemos fazer, já que fomos uma semana antes de abrir. Mas a Elizabeth foi e contou no blog como foi a experiência. Detalhe: É a primeira plataforma de aço e vidro da América Latina.

Também valerá a pena você visitar o Castelinho Caracol Canela, a Lu explicou o que foi esse local e o que você encontrará por lá. Com essas explicações você pode gostar da visita.

Passeios em Canela

Uma atração muito visitada na cidade é o Mundo a Vapor de Canela. É uma atração bem lúdica e onde você pode encontrar vários trens a vapor, em maquetes bem feitas. Nós não visitamos, mas no link acima você consegue ver a experiência da Denise, que explicou tudo sobre o lugar. Vale a pena ler!

Alpen Park

Em o que fazer em Gramado não poderia faltar um parque de diversões dos adolescentes e adultos. O Alpen Park fica a 3 km da Catedral de Pedra e é repleto de atrações para todas as idades. Um detalhe é que você pode comprar o ingresso para todas as atrações ou então pagar a parte as que você de fato quer fazer.

  • As atrações no Alpen são: Trenó, montanha russa, cinema 4D, mini rider, tirolesas, arvorismo, quadriclo e turbo drop (aquele de queda sabe?).

Terra Mágica de Florybal

Essa é a opção para crianças e elas vão adorar, quer dizer, não apenas as crianças você também vai adorar. É cheia de personagens lúdicos e bem feitos. Ele tem um tema que é a história do Valdirzinho e ai as cenas do parque se baseiam em seguir essa história lúdica, onde mostra gnomo, dinossauro, gigante semeador e etc. É bem interessante se você quiser inspirar seu filho no mundo da imaginação.

Parque em Gramado
Aliás esse é o Semeador que fica bem na entrada do Parque Florybal

Café Colonial no Bela Vista

Eita que aqui é comida sem parar! O café colonial Bela Vista foi o primeiro café colonial do Brasil e ficou tão famoso que entrou no livro de 1.000 lugares para conhecer antes de morrer. Eles abriram as portas em 1972, a Dona Lira foi quem criou a maior parte dos pratos que ali se tem, são aproximadamente 80 itens diferentes para você provar.

Nesse café há três itens que você precisa provar: O Chocolate quente, bolo de amendoim e torta de maçã. O restante? é uma delicia também e você vai querer provar de tudo um pouco.

  • O que eu recomendo você evitar são as copotas e geleias.
O que comer em Gramado

O que fazer em Gramado com chuva?

Com chuva você pode:

  • Passear e comer na rua coberta.
  • Aproveitar para conhecer um café colonial, como por exemplo o Bela Vista.
  • Visitar as lojas de chocolate e se deliciar com a experiência.
  • Ir no Selfie Gramado que é uma atração coberta: Já contei só sobre ele aqui no blog.

O que fazer em Gramado com crianças?

Com criança te recomendo muito conhecer:

  • Parque Terra Magica Florybal: As crianças vão adorar essa experiência.
  • Pedalinhos no Lago Negro: um dos pedalinhos é um barco pirata.
  • Comer um doce na Royal Trudel: se lambuze, você vai gostar.
  • Ir no Mini Mundo e explicar cada local que tem por lá.
  • Mundo a vapor se seu filho (a) gosta de trens e maquinários (O Will adora!).
  • Alpen Park: isso para os um pouco maiores, tem até tirolesa.
  • Selfie Gramado: Para os que adoram uma foto nova no feed.
  • Criamigos: É uma loja toda lúdica própria para você montar seu próprio ursinho de pelúcia.

O que fazer em Gramado em um dia?

Só tem um dia inteiro e quer saber o que tem que visitar e que é um absurdo se você perder? Vou preparar a lista, assim você só copia e cola no seu celular.

  1. Lago Negro: Para você começar o seu dia com uma caminhada por esse lugar lindo.
  2. Av. Borges de Medeiros: a avenida principal, onde tem chocolatarias, lojas diversas e a rua coberta.
  3. Fonte do amor: Só se você quiser colocar seu cadeado por ali ou ver as fotos dos apaixonados sendo feita hehe
  4. Praça das Etnias: É uma praça pequena e simples, mas o pão com linguiça e a cuca ali são ótimos (só aceita dinheiro como pagamento, tá?)
  5. Royal Trudel: Ué, você não achou que eu deixaria de fora o doce que eu mais gostei na cidade né? Prove e depois me conte o que achou.
o que comer em gramado
Aliás essa é a cara do Royal Trudel que comentei: uma delícia!!!

Já está ótimo o seu dia, provavelmente vai ter um ou dois itens que você acabará deixando passar. Alguns itens que eu não incluo nessa lista, mas que você pode gostar e querer conhecer (isso é bem pessoal, eu por exemplo não gosto do mini mundo, mas tem gente que ama de paixão).

  1. Mini Mundo
  2. Cinema de Gramado
  3. Mundo de Chocolate
  4. Le Jardin (parque de lavanda)
  5. Praça Major Nicoletti
  6. Snowland: Parque de neve

O que fazer em Gramado?

Em conclusão, Gramado é repleta de atrações para você conhecer. Ela é uma cidade construída para o turismo, então, provavelmente você não ficará um dia sequer sem ter o que fazer. Mas, como eu mesma disse, ela foi construída assim, então seus preços, dependendo da época do ano são sim um pouco mais caros. Isso faz diferença? Não! A questão é que você só precisa saber disso para então conseguir se decidir sobre as atrações que mais deseja conhecer e as que prefere deixar para uma próxima visita.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Suellen Oliveira

    Nossa! Muito obrigada por essas dicas de o que fazer em Canela e Gramado. Muito completo. Inclusive onde se hospedar e onde comer !

    responder
    • Aline Kamiji

      Dica boa a gente compartilha né ♥️ espero que sua viagem seja incrível Su!

      responder
  • Norma Carvalho

    Muito bom o seu post sobre o que fazer em Gramado. Achei bem completo. Um verdadeiro guia da cidade. Parabéns.

    responder