Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O que fazer em Floripa: Norte ao sul da Ilha da Magia

O que fazer em Floripa: Norte ao sul da Ilha da Magia

Pensando em tirar suas férias por lá mas não sabe o que fazer em Floripa? Então nesse seu roteiro de 7 dias em Florianópolis, você irá do norte ao sul da Ilha da Magia. Assim você conseguirá ver um pouco de tudo que a ilha tem a oferecer. Dessa forma seu roteiro ficará infalível em Florianópolis e você conseguirá visitar a maior parte das coisas legais da Ilha da Magia.

tem vídeo desse roteiro aqui também

Norte de Florianópolis


O norte da ilha foi o local onde nós escolhemos pra nos hospedar durante os 30 dias que ficamos aqui. Ficamos por ali principalmente por conta da infraestrutura da praia dos ingleses ser muito boa e com um bom custo benefício de hospedagem + restaurante + farmácias e supermercado. Já falamos só sobre a praia dos ingleses aqui e também mostramos no canal.

No norte de Florianópolis

Assim sendo, no norte visite a praia dos ingleses, praia do santinho, praia de canasvieiras, praia de Jurerê, praia Daniela. Fique pelo menos dois dias nessa região, aproveite a praia dos ingleses e as suas dunas no canto (que vão até a praia do Santinho). De fato o local é tão incrível que dá pra fazer sandboard ou até mesmo só aproveitar a praia. Por sinal ela tem água um pouco gelada, em relação as praias que ficam viradas para o continente. Mas não é tão gelado assim, tá?

Em seguida no seu segundo dia você tem algumas opções: você pode ir para a praia da Daniela, que tem a água mais calminha e sem muitas ondas. Em conclusão ótima pra família ou pra quem tem medo de onda Forte. Ou então passar metade do dia em Jurerê internacional, se você quer conhecer um pouco do agito desse lado da ilha (eu particularmente não acho essa praia tão bonita). Ou então, aproveitar para passar metade do dia em canasvieiras.

dunas de floripa
Por sinal essa são as dunas do Santinho – Acesso da Praia dos Ingleses.

Aliás não esqueça de comer uma sequência de camarão no restaurante Aladym. A propósito nós adoramos a experiência e o valor para duas pessoas foi R$ 171,60 (essa foi a refeição mais cara que fizemos, pra você ver que tem como economizar se escolher bem).

Sequência de camarão e um prato típico aqui em Florianópolis, isto é uma sequência de pratos com camarão alho e óleo, camarão a milanesa, peixe com molho de camarão, pirão de peixe, bolinha de carne de siri e batata frita. Ou seja bastante comida, a gente almoçou isso é nem chegamos a jantar nada no dia de tão cheio que ficamos.

Santo Antonio de Lisboa e Sambaqui

Na região oeste de Florianópolis eu te recomendo conhecer Santo Antonio de Lisboa. Uma vila histórica de imigrantes açorianos. Açores? Açores é um arquipélago pertencente à Portugal, que fica no nordeste do oceano atlântico. Alguns se mudaram para Florianópolis e escolheram Santo Antônio de Lisboa para ser a sua nova casa. Por lá você vê várias casas colorindinhas lindas.

Na região de Santo Antônio você tem vários bares e restaurantes. Ali você comerá bem frutos do mar e ostras. Por sinal tem até um maquinário de limpeza das ostras bem em frente ao mar.

A água em Santo Antônio de Lisboa é própria pra banho. Ainda que tenhamos ido recentemente lá, recomendo que você pesquise para saber se ela é própria para banho quando você for. Essas coisas sempre mudam conforme a maré e portanto é necessário confirmar.

Nesse dia, passe a outra metade em Sambaqui. Fica bem ao lado de Santo Antônio e tem o mesmo ar histórico da sua vizinha. A praia de sambaqui é bem mansinha, quase nem tem onda alguma. Ótima pra crianças, valerá a sua visita se esse for seu caso. As praias desse lado são mais quentinhas, por não serem viradas ao mar aberto. Então, aqui você não vai sentir frio nas canelas.

Não vá embora sem ver o por do sol de Santo Antonio de Lisboa. Ele é virado pro continente, então o por do sol fica incrível. Aproveite para fechar seu dia na região mesmo e voltar para o seu hotel ou Airbnb apenas para dormir e se preparar para o dia seguinte.

4º DIA: O que fazer no centro de Florianópolis

Um dia pro centro histórico de Florianópolis. Detalhe: escolha dia de semana tá? Final de semana a região fica meio desertona. Já falamos só sobre esse roteiro do centro histórico de Florianópolis aqui no blog, caso você queira se aprofundar no roteiro.

Mercado Público de Floranópolis

No centro você pode começar o seu dia no mercado público. E se tiver hospedado em airbnb como nós ficamos, já dê uma conferida nos preços dos peixes e camarões, pra quem sabe fazer um quilo pra casa e cozinhar.

mercado público de florianópolis
mercado público de Florianópolis agora

Ali no mercado tem bares e restaurantes. Os itens famosos pra se provar ali são: o pastel de camarão da ilha, bolinho de camarão com catupiry, o bolinho de siri e o bolinho de berbigão. Eu te recomendo conhecer todos os cantos desse mercado público, tem bastante coisa nele, não apenas frutos do mar e carnes, como também lojas de calçados e roupas.

Praça XV de Novembro em Florianópolis

Caminhe e mate as calorias na praça XV de Novembro. É dessa praça que começará a sua andança pelo centro histórico. Valendo de informação que essa praça foi onde começou a cidade de Florianópolis. Ali tem uma figueira centenária enorme, pra tirar o sol do seu cururuca.

centro histórico de florianópolis
Aliás essa é a arvore centenária da Pracã VX de Novembro de Florianópolis

Entorno ali da praça tem museus, galerias de artes. Então, confira a lista desses locais e vá do que melhor combine com o seu tipo de viagem.

No final da praça tem a catedral metropolitana de Florianópolis. Que na real o nome é catedral de nossa senhora do desterro e ela é de 1678. Ela foi reformada e está toda lindona lá para você.

o que fazer em floripa

Em sequência caminhe pelo calçadão Felipe Schmidt. Um calçadão de pedestres enorme, cheio de lojas e vendedores ambulantes. Aproveite pra comprar um bolo de cenoura com chocolate na casa de bolos da vó Alzira. É uma delicia!

2 dias no Sul da ilha da Magia

Faça a trilha do Gravatá de manhã, aproveite a praia do Gravatá até próximo do horário do almoço. A trilha é de dificuldade leve, mas recomendo que você a faça logo cedo, com um bom calçado e uma garrafa de água embaixo do braço. Nós fizemos essa trilha na semana, em uma quarta-feira, então estava vazia. Contamos mais dela aqui no blog, caso você queira conferir e entender melhor.

Almoce ali pela lagoa da Conceição. E aproveite para conhecer a região em si. Provavelmente você vai estar cansado, já que esse é seu 5 dia em Florianópolis e está chegando próximo do seu dia de retorno pra casa. Aliás você acabou de fazer uma trilha de 2 horas (ida e volta) então descanse.

No seu sexto dia vá para a ilha do Campeche. Ela é considerada o caribe catarinense. Para chegar até a Ilha é necessário pegar um barco. Somente algumas empresas são autorizadas a fazer esse trajeto, dessa forma o valor é relativamente similar entre elas. Aliás na alta temporada o valor será maior que na baixa.

Há apenas um restaurante no local, mas recomenda-se que você leve sua comida e aproveite mesmo a praia. Por se tratar de uma ilha, ela tem algumas regras como por exemplo todos levarem seus respectivos lixos embora. Lembre que para o local continuar perfeito, ele preciso ser cuidado por você também.

Praia do Moçambique

No seu sétimo dia você já estará indo embora, mas se tiver uma manhã livre vá na praia do Moçambique. Ela é deserta, não tem ondas fortes, tem uma areia macia e deliciosa pra se esticar e fica dentro de uma reserva. Eu achei ela bem tranquila e gostosa. Só a entrada que é cheia de buracos, mas é só você ter cuidado com o carro que dará tudo certo.

o que fazer em floripa: praia do moçambique

O que você precisa saber antes de ir a Florianópolis

  • Florianópolis é gigante e você vai querer voltar mais vezes. Eu já quero!
  • A voltagem é 220. Então lembre disso caso seu secador ou prancha sejam de outra voltagem.
  • O trânsito é caótico. Nós viemos fora da temporada e corremos pelo esse quando a coisa esperava e ficava lotada as ruas.
  • Praias do atlântico: águas frias 18º a 24º graus.
  • As praias voltadas para o continente: águas 25 a 27º graus.
  • Pode ser tanto uma viagem econômica quanto uma viagem bem mais de luxo e riqueza. Tudo vai depender de que região você quer ficar e o quanto você quer gastar. Nós comemos foram poucas vezes aproveitamos pra comer no apartamento que alugamos. Isso já reduz um consideravelmente os curtos da viagem.

Uma opção de mercado e que achamos o preço bom é o Brasil atacadista. Então anote caso você queira fazer a compra é só sair pra restaurante uma ou outra vez.

O que fazer em Floripa com 7 dias

Pode falar, você ama uma listinha rápida. Por conta disso, vou colocar aqui um resumão da alegria dos seus 7 dias, dessa forma ficará ainda mais fácil para você entender todo o trajeto.

  • 1º dia: Chegada + Praia dos Ingleses.
  • 2º dia: Praia da Daniela ou Praia de Jurerê Internacional ou Praia de Canasvieiras.
  • 3º dia: Santo Antonio de Lisboa e Sambaqui.
  • 4º dia: Centro Histórico de Florianópolis.
  • 5º dia: Trilha do Gravatá.
  • 6º dia: Ilha do Campeche ou Praia do Campeche ou Praia Lagoinha do Leste.
  • 7º dia: Seu retorno pra casa, caso você tenha a manhã livre, vá a Praia do Moçambique.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?