Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

TAP Portugal – Classe Executiva

TAP Portugal – Classe Executiva

Em Novembro de 2019, fizemos uma viagem para Portugal incluindo a Ilha da Madeira e nós compramos a passagem de ida e volta em classe econômica pela TAP Portugal. Porém, na volta, resolvi fazer algo diferente. No site de várias empresas quando você adquire uma passagem, há a possibilidade de dar um lance em dinheiro para tentar um upgrade na classe executiva.

Upgrade classe Executiva TAP

APÓS a aquisição da passagem, entrando no site da TAP e indo na opção de GERENCIAR RESERVA, existe a possibilidade de tentar um upgrade para a classe executiva dando um lance em dinheiro. Normalmente, para saber o quanto ofertar, as companhias disponibilizam uma espécie de termômetro que vai do vermelho ao verde. Na parte vermelha, a chance de conseguir a promoção é praticamente nula. Do contrário, quanto mais dinheiro você ofertar, o mostrador do termômetro vai se movendo em direção à parte verde. Nesta parte, as chances são bem grandes. Mas, provavelmente, a quantidade de dinheiro para isso também é bem grande.

Página onde é possível tentar ofertar para conseguir upgrade. Atenção ao termômetro à direita que indica a chance que você tem de conseguir

Eu já tentei esse tipo de upgrade antes e a única vez que conseguimos foi voando de Roma para São Paulo pela Alitalia. Contudo, foi para a Premium Economy. A classe intermediária entre a econômica e a executiva. Para a classe executiva já tentei outras vezes, mas nunca consegui.

A chance de conseguir vai depender do número de assentos disponíveis para o voo específico, portanto, o mesmo valor que você ofertar pode funcionar para um voo e não para outros.

Assim, como o voo não estava tão cheio, a TAP Portugal aceitou meu lance! Recebi um e-mail no dia anterior à viagem dizendo que meu lance tinha sido aceito.

Porto para São Paulo com a TAP Portugal

Antes que eu me esqueça, nosso voo de ida e volta para o Brasil foi para a cidade do Porto. Na ida, o voo foi até Lisboa e de lá, fizemos um voo de conexão. Já conhecíamos a cidade do Porto, mas como da primeira vez fizemos uma viagem de carro, foi a primeira vez no aeroporto.

tap portugal. aeroporto porto
Aline esperando no Terminal principal do aeroporto do Porto

O acesso ao aeroporto é muito bom! Ele fica a aproximadamente 12 quilômetros do centro, ao norte da cidade. Se for de transporte público, tem a linha E do metro que pára bem ao lado do terminal de passageiros.

metro porto
Aliás, vai dizer que o metro da cidade do Porto não é bonito!

O lounge ou a sala VIP do aeroporto chama-se Lounge ANA e era ok. Não era muito grande, mas tinha uma boa variedade de comida e café Nespresso a vontade, além do meu refrigerante preferido em Portugal.

sumol de abacaxi ananas
Sumol de abacaxi. Meu refrigerante português preferido! Não deixe de provar!
aeroporto porto. lounge ana
Variedade de comida no Lounge ANA no Porto

Caso você queira acessá-lo sem estar voando classe executiva também é possível. O valor é 24,83 Euros (Jan 2020). A saber, aceitam também o cartão Priority Pass.

lounge ana porto
Lounge ANA Porto. Últimos pastéis de nata em Portugal 🙁

Voo TAP 81 Porto para São Paulo Guarulhos

Então, esse era o voo TAP 81 saindo da cidade do Porto e direto para o aeroporto de Guarulhos. A previsão da saída era as 10.50 da manhã horário local.

O embarque foi remoto, ou seja, precisamos pegar um ônibus para acessar o avião e começou as 10:30. Então, já imaginamos que algum atraso iria ter.

Como estávamos de classe executiva, eles organizaram um embarque prioritário. Ou seja, o primeiro ônibus foi apenas para as prioridades e os passageiros da classe executiva.

Quando chegamos na aeronave, precisamos ainda, esperar um bocado dentro do ônibus. O avião que iria fazer esse trecho era um Airbus A330-200 que já tem 17 anos de idade! E olha só, pertencia a TAM antes de fazer parte da fronta TAP Portugal!

E os assentos da classe executiva da TAP?

Nossos assentos foram os 5A e 6C e dava pra ver que apesar da aeronave já ter 17 anos de idade que os assentos da classe executiva estavam novos. Não sei se todos, mas pelo menos 7 aeronaves A330-200 da TAP tiveram seu interior renovado. E a configuração da classe executiva nesse avião era bem curiosa. Na janela do lado esquerdo, onde nós estávamos, era um assento, no meio eram dois assentos e no lado direito, alternava 1 assento e 2 assentos.

tap portugal - classe executiva
Nossos assentos foram os 5A e 6C

A poltrona na classe executiva tem 51 cm de largura e a necessaire que a TAP entrega homenageia as cidades portuguesas e é essa bolsinha que mostro na foto abaixo.

tap portugal - classe executiva
O amenity kit entregue homenageia as cidades portuguesas. Peguei Madeira (apesar de não ser uma cidade, mas tá valendo)

Dentro tinha escova de dente, hidrante, hidrante labial, tapa olhos, protetor de ouvidos, uma caneta, um negócio para colocar dentro da mala e ela ficar cheirosa, mas o item que eu mais gostei foram essas meias com as cores da TAP!

tap portugal - classe executiva
Sem dúvidas, o espaço para esticar as pernas é o melhor item da classe executiva 😀

Você sabe quais são os itens dentro do voo que são reutilizados? Então, dê uma conferida nesse post de como gerar menos lixo em uma viagem de avião, da Mariana do blog Quase Nômade. Você vai ficar bem chocado ao saber o que jogam fora em cada voo, viu?

E lá vamos nós !!!!

O taxi começou as 11.30 e às 11.42 decolamos pela cabeceira 17.

  • Dessa vez ficamos num Airbnb que ficava até perto do aeroporto. Aliás, se você nunca utilizou o Airbnb em suas viagens, aqui tem um link. Se cadastrando, você consegue um desconto de até 130 reais na sua primeira hospedagem no Airbnb!!

Serviço de bordo da Classe Executiva da TAP

O serviço começou 1 hora após a decolagem com umas castanhas e uma bebida de sua preferência. Eu fui com esse vinho rosé português.

tap portugal - classe executiva
Rosé português e castanhas (só pra começar! :D)

Como era um voo diurno, a refeição servida era um almoço. A entrada foi um carpacio de bacalhau com um sopa.

De prato principal, tinham 3 opções. A gente sempre tenta escolher pratos diferentes porque gostamos de mostrar aqui no canal. Como somos dois caipiras, não estamos acostumados com esses nomes chiques. Então, resolvi escolher o borrego assado em massa crocante que eu achei que era um peixe.

tap portugal - classe executiva
Borrego assado em massa crocante e purê de abóbora

Aline escolheu Panzerotti funghi que ela sabia que era uma massa porque ela perguntou para a comissária.

tap portugal - classe executiva
Panzerotti funghi que Aline comeu
  • Gostando das comidas? Nesse outro post, falei como foi minha experiência gastronômica lá em Los Angeles. Teve muita comida boa também! 😀

E o veredicto da comida

Quando veio meu prato, já percebi que borrego não era peixe. Li depois que borrego é carne de cordeiro, mas não entendi direito se é a mesma coisa no Brasil e em Portugal. Se você sabe o que é comenta aqui embaixo pra ajudar a gente! Mas o prato estava bem gostoso!

A massa da Aline parecia um ravioli e ela disse também estava bom!

A sobremesa se chamava Mil folhas de sericaia, maçã e citronela! Era um bolo umedecido com várias camadas. Estava ok. O nome sem dúvida, chamou mais a atenção.

tap portugal - classe executiva
Mil folhas de sericaia, maçã e citronela. Comi porque é doce. Mas não estava maravilhosa

Ainda peguei um vinho da ilha da Madeira assistindo a série Chernobyl.

tap portugal - classe executiva
Vinho Madeira enquanto assistia Chernobyl. Já viu a série? O que achou?

De forma geral, a refeição estava muito boa. E as comissárias foram bem simpáticas também!

Caso queira ver nosso vídeo na classe econômica de São Paulo até Lisboa

  • Se precisar de hotel na cidade do Porto, aqui nesse link do Booking.com já deixamos uma lista pra você! 🙂

Como é o banheiro do avião da TAP?

Aliás, a viagem tinha duração de 10 horas e praticamente dormimos a viagem inteira.

O banheiro era do mesmo tamanho e semelhante ao da classe econômica. Nenhuma diferença por ser classe executiva.

tap executiva - classe executiva
A saber, o banheiro era exatamente como na classe econômica

Mais comida!

Assim, faltando mais ou menos uma hora para chegar em São Paulo, foi servido uma outra refeição que consistia de um pastel de nata, uma laranja e uns frios com uma salada de quinoa. Os frios tinham uma textura meio estranha. Não curtimos muito.

tap portugal - classe executiva
Refeição servida perto da chegada em São Paulo

Chegamos em São Paulo no horário previsto. Ou seja, o atraso que aconteceu no embarque, foi compensado durante o voo.

O que achamos então

De modo geral, gostamos do serviço entregue pela TAP. Não ache você que só por ser uma classe executiva que o serviço será bom viu! Nem sempre é assim. Assim sendo, a cordialidade dos comissários, a comida e o entretenimento de bordo foram muito bons.

Ponto Negativo
Como é um avião mais antigo, não tinha a opção de wi-fi a bordo como no voo da ida.

Voariamos com a TAP novamente?

Sem dúvida! A TAP faz parte da aliança Star Alliance e como juntamos pontos no programa LifeMiles da Avianca, conseguimos, por consequência, juntar pontos com esses voos.
Tanto a comida da classe executiva e da classe econômica foram boas dentro da proposta de cada uma.

Entretanto, caso queira ver esse experiência em vídeo:

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Alan Machado

    Muito boa resenha sobre a classe executiva da TAP. Me senti viajando do Porto para São Paulo com a TAP também!

    responder
    • Will Kamiji

      Que bom Alan !! A ideia era passar a experiência de voar de TAP Portugal do Porto a São Paulo mesmo. E como é a classe executiva da TAP

      responder