Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O que fazer em Curitiba: 4 dias na cidade, o que dá para conhecer?

O que fazer em Curitiba: 4 dias na cidade, o que dá para conhecer?

Está vindo para Curitiba e agora ficou na dúvida se terá coisa suficiente para fazer na cidade? Calma, tem sim. Tem bastante coisa por sinal! A saber, vamos te mostrar várias opções de passeios. Aliás, com uma possibilidade de bate-e-volta. Então a sua busca acaba por aqui, nós te explicaremos o que fazer em Curitiba.

Onde ficar em Curitiba?

Acho que essa sempre será a pergunta que mais nos farão. Enfim, existem vários bairros muito bons por aqui, mas claro que eu vou te indicar aqueles que a sua locomoção será melhor. Dessa forma, você conseguirá ver a cidade, sem precisar ficar muito tempo no ônibus/Uber.

Essa opção fica próximo do Museu Oscar Niemeyer

Água Verde

Começarei com o bairro que acho mais recomendável para você viajante. O Água Verde é um bairro bem conhecido na cidade, pois, nele você consegue se locomover com o Biarticulado (o ônibus vermelhão) até o centro da cidade. Ainda, consegue ir a pé (dependendo de onde você se hospedou, claro) até a Avenida do Batel. Sim, a tão movimentada e cheia de casas noturnas. Ademais, é nesse bairro também onde está uma das praças que eu mais gosto! Amo demais a Praça do Japão, seja pela sua calma ou pelas cerejeiras maravilhosas.

o que fazer em Curitiba. praça do japão
Praça do Japão no inverno com direito a cerejeiras, mas em qualquer época ela é linda.
agua verde curitiba
Água Verde e o cemitério Água Verde ao fundo
  • Igloo: que é residencial e você fica hospedado pela plataforma do Booking, mas como se fosse Airbnb hehe.
  • Mercure: rede conhecida e muito boa, fica super perto da Praça do Japão e da Avenida do Batel (perto, mas não no burburinho). 
  • Adagio: Esse é um apart-hotel, ele é muito bonito e também fica bem localizado, mas o custo é um pouco mais alto.

Batel

Como disse ali, o Batel é um bairro bem movimentado! Se você curte festa e badalação, recomendo que você fique nessa região. Aliás isso vai te facilitar a festejar e voltar pra casa a pé até.

o que fazer em Curitiba. batel
Região do Batel. A linha vermelha é a avenida Visconde de Guarapuava. A amarela, Sete de Setembro.
  • Bourbon: Rede grande e conhecida por aqui. Os quartos são bem espaçosos e você ficará localizado na Visconde de Guarapuava. Uma ótima localização. 
  • IbisRede Ibis, conhecida mundialmente. Já filmamos um Ibis em Barcelona, os quartos são sempre iguais. Ou seja, você já sabe o que esperar, nós, particularmente gostamos. 
  • Quality: Também uma boa região para ficar. Dali você tem como ir para o Shopping Pátio Batel, ou para o Shopping Curitiba (tudo a pé).

Centro

Centrão da cidade, ou seja dali saem muitos tours de passeios. Aliás, é ali na região que tem a Rua das Flores, um dos cartões postais da Cidade. Além do mais, tem a Rua 24 horas, que fica linda nas épocas festivas! Passeio Público, Praça Tiradentes. Vixi! Tem tanta coisa no centro, que olha, dá para ficar apenas um dia por ali.

  • Ibis: Gosto de indicar o Ibis em qualquer localidade, aliás ele é fácil de se adaptar e você já sabe o que esperar. 
  • Slaviero: Esse hotel fica bem próximo da Praça Osório, onde ocorrem feiras livres e tem vários pastéis e caldo de cana bons. 
  • Bourbon: Já indiquei outro Bourbon por aqui. Esse fica bem próximo da Praça Tiradentes.

Tem um tour de comida que faz essa região. Por aqui, eu não recomendo que você saia para caminhar de noite. Portanto, fique nessa região se você for daqueles que volta e dorme.

o que fazer em curitiba. centro da cidade
Vista do Centro da cidade. A avenida em destaque é a Mariano Torres à esquerda e Rua Tibagi à direita

Opção de hospedagem próximo do Parque Barigui

Uma outra opção de hospedagem e que é próximo do Parque Barigui é pelo Airbnb. Fiquei nesse apartamento no início da quarentena e foi ótimo. A localização, como disse é perto do Parque Barigui (e das capivaras hehe). Tem mercado na frente e muitas opções boas de restaurante. Aliás, tem o ponto do ônibus biarticulado de Curitiba na frente.

Capivara parque barigui
As capivaras lindas do Parque Barigui

O que fazer em Curitiba: Primeiro dia na cidade

Agora sim o que fazer em Curitiba por completo. Você deve ter chego na cidade nesse dia, então, já levarei em conta que esse primeiro dia não é completo. Caso seja, não tem problema, você verá muitas opções do que fazer por esse texto.

Comece conhecendo os clássicos da cidade. Sendo assim, quando chegamos em uma nova cidade a gente sempre quer ver o principal primeiro né? Então, eu sei que você também quer ver dessa forma. Recomendo que dê uma caminhada pela rua das Flores. Ela começa na Boca Maldita (próximo da praça Osório) e se estende até a Universidade Federal do Paraná. Ela foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestre do Brasil! Todo curitibano já andou por ali e/ou anda, pois, tem muito comércio na região.

Onde comer nesse primeiro dia?

Se você estiver com fome, coma na Confeitaria Dois Corações. A coxinha deles com catupiri é uma delícia! Aliás, coxinha é algo que curitibano curte viu. Temos até briga quanto a isso. Eu acho a melhor a dos Dois corações. Contudo, o prêmio do ano passado( 2019), foi para o Postos Pelanda (leia aqui no Bom Gourmet. Eu provei a do Pelanda e a minha estava congelada no meio. Você acha que eu estou brincando? Que nada, tem disputa de prêmio mesmo.

O que mais dá para fazer?

Eu recomendo que você faça um passeio de bicicleta. Caso no primeiro dia você ainda tiver gás para gastar, então, qual o motivo de não dar uma pedalada pela cidade? Você pode fazer, seguindo o roteiro que fizemos no vídeo abaixo. Ou então, participando de algum tour de Bike pela Cidade. Tem vários viu, só pesquisar.

Aliás, andar de bike em Curitiba é uma boa opção!

Mas uma opção bem legal também é fazer uma corrida saindo da área da Prefeitura de Curitiba, passando pelo memorial Árabe e finalizando no Museu do Olho. Essa opção foi bem explicada pela Carolina no post de Onde correr em Curitiba, que vale muito a pena conferir.

O que fazer em Curitiba a noite?

Se você for baladeiro(a), que tal conhecer as baladas da Avenida do Batel? São várias, para todo o tipo de gosto musical possível. Tem bares, assim como casas de festas. Ficará a seu critério escolher qual a que você mais se encaixa. Ou até nem se encaixa, que tal se aventurar um pouco?

Agora se você quer sair, mas não é assim uma pessoa tão de balada. Recomendo o Tour de boteco a noite. Já escrevemos sobre ele aqui no blog. É uma ótima forma de fazer novas amizades, comer comida boa e tomar muita cerveja (ou drinks) das casas.

Segundo dia em Curitiba

Nesse segundo dia, eu vou te indicar o ônibus de Turismo da cidade. Nós já mostramos em vídeo.

Assim como, já escrevemos sobre ele aqui no blog. Por que indico esse passeio? Bem, você conseguirá ver todos os pontos turísticos da Cidade em uma cacetada só. Ele passa por quase todos os parques da cidade e, com isso, você vai adorar o passeio.

O legal desse passeio de ônibus é que você passará por alguns museus de Curitiba, como: Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense e Museu do Automóvel. Cada um deles é diferente e vale muito a pena conhecer. Para você saber o que cada um mostra e qual é mais a sua cara, confere esse post da Fui ser Viajante sobre os Museus em Curitiba.

Eu falei mais detalhadamente dos locais que ele para e quais eu recomendo, nesse post do ônibus de turismo de Curitiba. Mas saiba que ele funciona de terça a domingo e nos feriados.

Se você pegar o ônibus no domingo (ou sábado e domingo agora na época de quarentena). Dê uma parada no setor histórico para conhecer a Feirinha do Largo da Ordem. Ela é tradicional na cidade e o caldo de cana é sempre uma delícia. Para conhecer mais da feirinha leia: Como é o Largo da Ordem na visão do blog Tô no Mundo.

Aliás aproveite para almoçar em Santa Felicidade. Esse bairro é conhecido pelos seus restaurantes. Você vai ficar encantado com tudo por ali.

Uma dica extra: Veja os nossos 2 parques preferidos de Curitiba!

Terceiro dia em Curitiba: um bate e volta até Morretes

Nesse seu terceiro dia em Curitiba, te recomendo um bate e volta para Morretes. Morretes é uma cidade próxima a Curitiba, onde você irá passear de trem. O tão famoso trem que desce/sobe a serra do mar. Aliás, é em Morretes onde você comerá um prato típico do Paraná, o barreado.

Uma DICA importante: Eu recomendo que você desça de trem e suba de van/ônibus. Há a possibilidade de fazer o contrário, contudo, a subida de trem demora bastante. Então, se puder e quiser, melhor descer de trem e subir mais rápido. Já escrevemos um post completinho de o que fazer em Morretes.

Aliás uma boa opção é ir de Curitiba a Morretes de trem, a Maiara do Meu Destino é Logo Ali contou um pouco do trajeto e ainda deu uma dica pra otimizar seu tempo. Explicou melhor sobre os valores e como ir.

Buraco do Padre: Opção de bate e volta de Curitiba

Outra opção de bate e volta é ir até o Buraco do Padre em Ponta Grossa. Nós já fizemos isso, mas saiba que é necessário que você tenha carro. Não há um transporte para o Buraco do Padre que possamos indicar (não sei de nenhuma agência de viagem que faça esse trajeto).

Vale muito a pena conhecer o Buraco do Padre, principalmente se você curte caminhada e pontos turísticos magníficos. Já escrevi aqui no blog só sobre o Buraco do Padre, caso você queira conferir.

Quarto dia em Curitiba: vamos passear pela cidade?

Estou levando em consideração que você tem o quarto dia inteiro na cidade. Assim, caso não tenha, recomendo que se atente aos horários para não perder seu voo, combinado? Nesse quarto dia, eu quero que você saia daqui com aquela sensação doce de ter conhecido Curitiba. Para isso, já marque um Tour de Doces pela Cidade. Nós já fizemos dois, um que filmamos e outro que está escrito por aqui.

Aliás, não deixe de checar o vídeo que fizemos também! 😀

Esse tour te leva a conhecer muitas confeitarias e docerias do bairro escolhido. Ademais, é algo legal de se fazer e sem sombra de dúvidas você fará amizades. Esse tour começa de tarde (a maioria).

Um café da manhã pra chamar de seu

Para o seu período da manhã, que tal tomar um café com brownie na PerTutti? Ou uma broa especial no Marcolini? Quem sabe até um café no meio das plantas no Botanique Café Bar? ou um café com água com gás da Degusto café? (que é uma delícia e mega refrescante). São várias opções que você pode adorar conhecer.

o que fazer em curitiba. marcolini
A proprietária do Marcolini no Tour de Doces por Curitiba. À propósito, não deixe de provar essas broinhas
  • Caffè Per Tutti – Alameda Dr. Carlos de Carvalho 625
  • Fabiano Marcolini Alimentari – Alameda Dr. Carlos de Carvalho 1181
  • Botanique Café Bar – Rua Brigadeiro Franco 1193
  • Degusto café – Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1148

Já escrevemos um guia definitivo de comida por Curitiba, é certeiro viu. Confere e já anote os lugares dos quais você vai querer visitar (e voltar sempre!).

A cidade das Feirinhas de rua

Depois disso você pode revisitar o que mais gostou, ou então conhecer alguma Feira da Cidade. Sim, Curitiba tem aproximadamente 38 feiras livres diurnas. Para você verificar qual o dia da semana e qual a localização, clique aqui.

Centro Histórico de Curitiba

Ou quem sabe você possa caminhar e conhecer o Centro Histórico de Curitiba. Se for ao Domingo tem a tão famosa feirinha do Largo da Ordem. No restante dos dias, não tem feira, porém você encontrará vários museus e conhecerá um pouco do Centrão histórico da Cidade. Você pode até verificar se não tem nenhum tour do Airbnb por essa região.

  • Lembrando que caso seja a sua primeira vez usando o Airbnb, você ganha desconto tanto na hospedagem, quanto na experiência (Tour). Para o desconto, clique aqui.
  • Para ver as possibilidades de passeios ou experiências no Airbnb (A propósito, tem várias em Curitiba), clique aqui.

O que fazer em Curitiba com chuva?

Choveu e você ainda não foi conhecer os shoppings da cidade? te recomendo alguns shoppings.

  • Pátio Batel: novo e cheio de grifes
  • Shopping Curitiba: tradicional shopping da cidade
  • Shopping Estação: também tradicional. Aliás, nele, no seu segundo andar tem um teatro. Vale a pena dar uma passadinha por lá e ver se tem algo que você queira/goste em cartas.
  • Shopping Barigui: esse um pouco mais afastado do centro. Fica ao lado do Parque Barigui e também é um shopping legal de conhecer. Aliás, bem do lado dele tem um Sam’s Club, já comentamos sobre aqui no blog.
o que fazer em curitiba. shopping barigui
Shopping Barigui, a propósito, rodeado de bastante verde!

Em se tratando de compras, Curitiba conta com uma rua “especializada” em calçados. A rua Teffé que fica no bairro Bom Retiro. Em outras palavras, várias lojas de calçados uma do lado da outra. Caso tenha interesse, vale a pena conferir!

O que fazer em Curitiba?

Viu como tem bastante opção de coisas pra se fazer na cidade? Sem dúvidas, Curitiba é bem grande e você pode desbravá-la por partes ou como um todo. Além disso, se você tiver um pouco mais de tempo, dá para fazer uma parada na Ilha do Mel. Fica no Litoral do Paraná e é uma ilha linda e bem pouco habitada. Ou então, dar uma esticada e ir até as Praias de Matinhos, Guaratuba ou Shangri-lá.

Entretanto, se praia não é a sua, você pode passar dois dias no Hotel Itaytyba, que fica em Tibagi, a mais ou menos 220 km de Curitiba. Lá, você terá contato com a natureza, poderá fazer um passeio de cavalo e, posteriormente, tomar um café da manhã tropeiro.

Aliás você poderá fazer a rota do Vinho por São José dos Pinhais, cidade próxima (e é a cidade onde está localizado o Aeroporto Internacional de Curitiba). Sim, por aqui tem uma rota do vinho e você conhece um pouco das vinícolas do Paraná.

Viu como ainda tem muito o que fazer em Curitiba! Agora se você quiser juntar dois destinos, uma ótima opção é ir até Florianópolis. O percurso de Curitiba a Florianópolis de carro não é complicado. De quebra você vi conhecer a linda Florianópolis, a Ilha da Magia de Norte a Sul.

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Tobias

    Muito boas dicas!!! Eu amo Curitiba

    responder
    • Aline Kamiji

      Ahhh que bom que gostou Tobias!!! Ficamos felizes aqui viu 🙂

      responder
  • Mariana Menezes

    Oi gente,
    muito bom o post sobre o que fazer em Curitiba em 4 dias. Poxa, desde que fui no encontro RBBV fiquei morrendo de vontade de voltar. Não deu para conhecer nada!
    Achei bacana organizar por bairros as sugestões de hospedagem, fica mais fácil para se programar. O passeio de trem que vocês sugeriram é bem bacana!
    Agora, eu me interessei mesmo foi pelas sugestões de cafés da manhã. Adoro!!!
    Pena que a gente tá sem previsão de poder viajar de novo. Mas com certeza quero passar mais tempo em Curitiba.

    responder
  • Murilo Pagani

    Que demais suas dicas do que fazer em Curitiba! Tem muito passeio legal na cidade, né?!

    Assino em baixo a dica do Tour de Boteco! Foi uma das experiências que mais gostei por lá!

    Fiquei com mega vontade de conhecer as cafeterias que você indicou…

    Abraço

    responder
  • Thais

    Sou apaixonada por Curitiba, mas fui apenas duas vezes. Tinha planejado voltar em julho. O passeio de Morretes é uma delícia e imperdível. Com certeza, quando voltar, quero dar um pulo lá novamente. Babei com as suas indicações de café da manhã.

    responder
  • Lulu Freitas

    Nada melhor do que ler um texto de alguém que conhece profundamente uma cidade. A sua lista de o que fazer em Curitiba em 4 dias é um exemplo disso!!! Amei as dicas, até porque Curitiba é uma cidade muito agradável de se visitar (em especial se não estiver chovendo rsrs). A dica de bate-volta para Morretes também é uma delícia. Aquele passeio de trem é muito bonito e relaxante.

    responder