Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

O que conhecer em Curitiba?

O que conhecer em Curitiba?

E ai, sabe o que conhecer em Curitiba? Como uma boa curitibana, eu não poderia deixar de falar da minha própria cidade, né? Por isso, reuni nesse post vários lugares para você conhecer na Cidade. Reuni o máximo de coisas que eu gosto de ir / fazer na cidade, assim você já tem uma boa ideia pro seu próprio roteiro.

De bicicleta ou ônibus de turismo?

A pergunta que mais me fizeram nas redes sociais. Qual a melhor opção de passeio pela cidade? Fizemos vídeos das duas formas, tanto de bicicleta quanto de ônibus de turismo. A grande diferença aqui é realmente o seu preparo físico. Você consegue fazer todo o trajeto de bicicleta, caso tenha um bom preparo físico e curta andar de bike. Eu não tenho, como você já bem sabe hehe. Então, entre as duas coisas, eu recomendaria ir de ônibus de turismo pra conhecer a maior parte dos locais. Embora dê para fazer o passeio de bicicleta pra conhecer alguns próximos de seu hotel. Assim você une o útil ao agradável.

Mas se você quiser ver a diferença entre os dois passeios, temos vídeos das duas coisas no nosso canal. Eles estarão disponíveis mais abaixo para você assistir, mas pra dar aquela facilitada na vida, segue os links: Ônibus de Turismo de Curitiba e de Bicicleta por Curitiba.

Onde ficar em Curitiba?

Como eu citei as bicicletas, não poderia deixar de registrar qual o hotel que eu te recomendo ficar na cidade. O Intercity Centro Cívico fica próximo do Museu Oscar Niemeyer, Passeio Público e o bairro do Centro Cívico em si.

Fomos bem recebidos pelo hotel

Nele, você tem como pegar as bicicletas sem custo do hotel. O que inegavelmente já te facilita o processo, já que se você for usar os aplicativos de reserva, pagará por tempo de uso. Já as do hotel não tem custo para o hóspede. Pelo menos na unidade aqui de Curitiba é gratuito para os hóspedes. Não esqueça apenas de agendar antes, ok!

Ônibus de turismo de Curitiba

Vamos começar pelo maior roteiro, usando o ônibus turismo da cidade. Aliás de ônibus normal você consegue chegar a todos esses locais, porém muita gente tem receio de usar transporte público (que não seja metro. Curitiba não tem) quando chega em uma cidade nova. E para utilizar os ônibus de Curitiba, é necessário um cartão de transporte (alguns ônibus só podem ser pagos com esse cartão).

O Ônibus Turismo já resolve o seu problema. O valor do ônibus de turismo de Curitiba é de R$ 50,00 (Setembro de 2019) e você pode comprar direto no ônibus. Assim que você compra seu passe e passa na catraca pela primeira vez, ele tem a duração de 24 horas e começa a contar no momento da primeira utilização. Então, você poderá usar até o dia seguinte, próximo do horário que usou pela primeira vez. Ah! Na segunda-feira o ônibus não funciona tá? Então, se você adquirir seu cartão do ônibus turismo no domingo à tarde, não conseguirá utilizar no dia seguinte.

Esses são os cartões utilizados no Ônibus Turismo. Ao fundo, a Catedral de Curitiba na Praça Tirandentes

Esse ônibus de turismo de Curitiba passa por 25 locais da cidade e você pode descer em todos eles.

Quando o dia permite, a capota superior fica aberta, deixando o passeio bem agradável!!

Os lugares que o ônibus passa

Uma listinha marota abaixo pra você saber quais são os pontos de fato.

  1. Praça Tiradentes
  2. Rua das Flores
  3. Rua 24 horas
  4. Museu Ferroviário
  5. Teatro Paiol
  6. Jardim Botânico
  7. Rodoferroviária / Mercado Municipal
  8. Teatro Guaíra / UFPR
  9. Paço da Liberdade
  10. Passeio Público / Memorial Árabe
  11. Centro Cívico
  12. Bosque do Papa / Memória Polonês
  13. Bosque Alemão
  14. Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)
  15. Universidade Livre do Meio Ambiente
  16. Parque São Lourenço
  17. Ópera de Arame
  18. Parque Tanguá
  19. Parque Tingui
  20. Memorial Ucraniano
  21. Portal Italiano
  22. Santa Felicidade
  23. Parque Barigui
  24. Torre Panorâmica
  25. Setor Histórico

Está aí a listagem completa. Os lugares que eu gosto e recomendo que você vá, para esse seu tour pessoal do que conhecer em Curitiba. Todos os lugares que eu recomendo estão descritos abaixo, dessa forma você pode ter uma melhor ideia de onde parar e porquê.

Lugares que te recomendo conhecer

Você viu que tem uma lista infinita de paradas e de coisas para conhecer em Curitiba. Contudo quais são as que eu considero boas pra conhecer?

Praça Tiradentes

Começamos do ponto principal da cidade e do primeiro ponto do ônibus. A Praça Tiradentes é o marco zero da cidade, foi daqui que eles marcaram a distância até Paranaguá e demais cidades e também onde começou Curitiba.

Atrás dessa praça tem um armazém com comida deliciosa, bem como um tour de boteco de Curitiba maravilhoso. Falei dele aqui!

Depois desse ponto ele passa pela Rua 24 horas (que já não é 24horas), pela praça Rui Barbosa e vai em sentido ao Museu Ferroviário. Esse museu fica dentro do Shopping Estação. Nesse shopping, é uma das paradas do ônibus. Então, caso necessite ir ao banheiro ou comer (há uma boa praça de alimentação no shopping), aproveite para descer aqui também.

Jardim botânico

Precisam parar aqui! Eu e o Will adoramos esse jardim da cidade! É aqui que você encontra a famosa estufa de cristal com plantas típicas da mata atlântica dentro. Já falamos sobre esse lugar no canal e você pode assistir aqui 🙂

Mercado Municipal

Eu sou bem suspeita ao falar sobre esse mercado. Eu amo o mercado municipal de Curitiba. Acho ele um dos mais limpos que já conheci e de quebra você pode parar pra um café da manhã esperto.

Corredor central do Mercado Municipal de Curitiba

O mercado municipal de Curitiba foi o primeiro a ter uma área específica para itens orgânicos. Não apenas comida, mas roupas também. É um bom local para você parar um pouquinho.

[table id=1 /]

Ah! Em frente ao mercado municipal fica a Rodoferroviária que é o local onde você pegará o seu trem para Morretes. Já mostrei esse passeio em vídeo, então já prepare a pipoca pra assistir esse passeio de trem.

Museu Oscar Niemeyer

Aqui é o local onde a bicicleta encontra o passeio de ônibus (hahaha). Eu fiz o museu, o bosque do papa e o São Francisco de bicicleta. Você pode fazer de bike (pegando no seu hotel em outro dia) ou fazer de ônibus mesmo.

O museu Oscar Niemeyer é o tão famoso museu do olho. Obra de Oscar Niemeyer, que você pode visitar e entrar dentro do grande olho que tudo vê. Esse é um dos locais que você vai sempre ver gente falando sobre, principalmente em textos sobre o que conhecer em Curitiba. De fato, eu recomendo a parada nele, o lugar vale muito conhecer (principalmente no final de semana, que é bem movimentado).

Esse museu fica localizado no bairro do Centro Cívico. Bem do lado dos prédios dos poderes do Paraná. Aqui estão localizados os prédios do Governo do Estado e também a Prefeitura de Curitiba. O que eu recomendo mesmo é você conhecer o museu do olho e o Bosque do Papa. São dois locais legais de passear. No final de semana, atrás do museu, encontram-se donos de cachorros no local já apelidado carinhosamente de ParCão.

Bosque do Alemão

Essa é a próxima parada do ônibus e eu te recomendo descer se tiver criança. Aqui é onde você encontrará o caminho de João e Maria e a casa da bruxa. Eu tenho um vídeo desse bosque pra você conhecer. Caso não tenha criança, não acho que a descida valerá muito, aí fica bem a seu critério mesmo. Assiste o vídeo e confere 🙂

Universidade Livre

Eu sou nascida e criada em Curitiba e eu nunca tinha vindo na Unilivre. Acho que essa é uma das coisas que eu mais gosto sobre viajar, até mesmo na sua própria cidade tem coisa que você nunca viu. Então não poderíamos deixar de parar aqui pra conhecer.

Universidade Livre do Meio Ambiente

O lugar é uma pedreira desativada e a maior da cidade. Tem um lago nela com vários peixes e tartarugas. E não, não pode pescar nem nada, tá? A Unilivre é uma organização não governamental e a entrada é livre.

Universidade Livre do Meio Ambiente vista de cima

Ópera de Arame

Nós não chegamos a descer. A Ópera de Arame é um dos pontos que eu te recomendaria descer sim, caso você nunca tenha visto. É um local com uma beleza ímpar, lembra até um pouco o jardim botânico (por conta da sua construção mesmo).

Aqui ocorrem eventos de música, canto, dança e tantas outras atrações na cidade. Ah! É do lado dela que tem a Pedreira Paulo Leminski. Também uma pedreira desativada e onde ocorre muitos show famosos da cidade.

Vamos almoçar?

Agora você já deve ter ficado com fome. Eu fiquei, então, nada melhor do que a sua parada ser no tão famoso bairro de comida: Santa felicidade. Até porque você ainda tem coisa para conhecer em Curitiba e precisa ter a barriguinha cheia pra isso.

Aqui você vai encontrar um pouco de tudo, mas tradicionalmente você encontra muita comida italiana. Os curitibanos tem suas preferências nesse local. Tem gente que ama o Madalosso e tem gente que detesta. Tem gente que só vai no Famiglia Fadanelli e tem curitibano que nem sabe o que é esse lugar.

O que eu posso te dizer? Eu gosto tanto do Madalosso velho, quanto do Famiglia Fadanelli. Qualquer uma dessas duas opções que você escolher será uma ótima pedida.

A que fomos hoje foi a do velho Madalosso. Eu particularmente gosto muito do velho Madalosso e nadinha do novo. Então, se você for seguir minha indicação, vá no velho. Ele fica do outro lado da rua do gigantesco (o novo), e vale muito mais. Eu amo a polenta frita deles. Sempre vem pelando de quente e é uma delicia.

Esse é o Madalosso. Ele é enorme!!!
[table id=1 /]

Continuando o passeio

De barriguinha cheia, podemos agora pegar novamente o ônibus para continuar nosso passeio. Sim, você voltará para o ônibus de Turismo. Haja visto que a validade dele é de 24 horas, não vamos deixar de aproveitar o uso, não é?

Parque Barigui

Quer conhecer as capivaras? É aqui que você as encontrará. O parque barigui é um parque gigantesco que foi criado pra apagar. Isso mesmo que você leu. A criação dele foi para que caso tivesse muita chuva, a água toda da região parasse ali e não alagasse os bairros.

Eu gosto desse parque e até já morei próximo dele. Tem bastante coisa acontecendo nele no final de semana, muito encontro de curitibano acontece ali mesmo. Aqui você pode decidir pegar uma bicicleta ou um patinete e aproveitar a estrutura gigantesca dele.

Ah! Não esqueça de tirar uma fotinha das capivaras lindas.

As capivaras lindas do Parque Barigui

Torre Panorâmica

Se você quiser ver a cidade de cima, essa e a sua pedida. A torre panorâmica te dá uma visão 360 graus da cidade e se você subir próximo do por do sol, a sua vista será ainda mais linda.

O preço pra subir na torre é de R$6,00 (setembro de 2019). Ademais você pode comprar direto no local.

Da Torre Panorâmica é possível apreciar o por do sol. Ao fundo se vê o Parque Barigui

O que mais tem pra fazer?

Curitiba ainda tem muitas outras coisas pra você conhecer. Mas com esse post você já tem uma ideia do que conhecer em Curitiba, não é mesmo? Ainda farei mais alguns textos sobre a cidade, para caso você já tenha conhecido tudo isso da lista e queria ver mais coisa.

Você ainda pode aproveitar e tirar um dia para conhecer a cidade de Morretes. Aqui no blog eu já expliquei o que fazer pela cidade. Você também pode aproveitar e conhecer as melhores praias da Ilha do Mel, que fica no litoral do Paraná.

Lembrando que abordamos apenas algumas paradas do ônibus Turismo de Curitiba. Tem muito mais coisas para se conhecer em Curitiba. Como por exemplo o Largo da Ordem que de dia é muito legal de conhecer. Agora se a sua viagem a Curitiba for com criança, aí seu roteiro pode ter alguns locais especiais inclusos. Para isso, confere aqui o post sobre o que fazer em Curitiba com crianças.

Te recomendo é começar a nos seguir nas redes sociais (Instagram: @latitudeinfinita) e no Youtube. Temos bastante conteúdo por lá.

Ficou com alguma dúvida? Então já aproveite pra deixar um comentário que nós sempre respondemos 😉

[table id=1 /]

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?

  • Tomáz

    Que legal !!! Quero muito conhecer Curitiba e esse post me ajudou. Aliás, adoro o trabalho de vocês!! Já sigo no Youtube!

    responder
  • Sonia Regina

    Eu amo Curitiba! Vi o vídeo de vocês e adorei saber que da pra parar em vários pontos agora, quando eu fui não podia. Já quero voltar e quem sabe encontrá-los!

    responder
  • Simone Soares

    Olá. Eu achei bacana a idéia do ônibus, mas não rola pegar ele em feriado prolongado na cidade. Todos os ônibus super lotados. E uma dica de extrema importância é levar o repelente, pq nos parques principalmente nas trilhas o repelente faz muita falta.

    responder
    • Aline Kamiji

      Obrigada por comentar Simone. Curitiba (como todas as capitais) ficam lotadas em feriados prolongados. Cheia de turista quanto de curitibano passeando mesmo. Quem sabe se eles aumentassem a quantidade do ônibus de turismo 🤔

      responder