Comece reservando seu hotel

Seguro viagem com desconto

Assista os vídeos para se inspirar!

Arte de Rua em Nova York: Street Art

Arte de Rua em Nova York: Street Art

Eu prometi que traria mais assuntos como arte de rua pro blog, e esse texto de hoje é sobre isso. Vou mostrar alguns murais que valem muito a pena conhecer em Nova York. Essa cidade chega a ser um achado a cada esquina, a sensação que temos ao andar por Nova York é que você encontrará a cada virada de cabeça, um grafite diferente ou um mural diferente. Mas, acredite, não é assim em qualquer bairro. Você precisará saber onde procurar e esse texto de hoje resolverá toda essa questão. Então já prepare seu mapa, porque é hoje que você conhecerá a arte de rua em Nova York.

A arte de rua em Nova York

A cidade de Nova York já é bem conhecida pelos murais coloridos e impactantes, e realmente será isso que você encontrará nessa relação abaixo de murais/grafite. Na sua maioria, são sempre bem coloridos e vibrantes. Mas sabe o que mais chama atenção nisso tudo? É que sempre, SEMPRE, tem alguma mensagem subliminar (e as vezes explicita) sobre algo e/ou realidade local.

Vale só ressaltar que essa listagem abaixo não mostra nem metade da quantidade de murais pela cidade. A arte de rua é viva e a cada novo dia, alguma parede surge grafitada. Então, lembre que você pode sim desbravar outras áreas e encontrar novos grafite pela cidade.

Alguns bairros que você pode encontrar murais e em negrito os que aparecerão nesse post:

  • Lower East Side
  • East Village
  • Little Italy
  • Upper East Side
  • Williamsburg
  • High line
  • Dumbo
  • Chinatown

East Village

Não daria para começar nenhuma lista se não fosse pelo East Village. Esse bairro de Manhattan foi berço de muitos artistas, músicos, estudantes e hippies na época de 1960. Foi aqui também que nasceu o punk rock, movimentos literários e campo de muitos protestos e motins.

Guns in America: Artista JR. – Fotografia: Latitude Infinita.

O primeiro mural nesse local que eu te recomendo ver é o Guns in America, do artista JR. Esse mural é gigantesco e chama a atenção pela fisionomia de cada pessoa retratada na fotografia. O tema do mural é o armamento nos Estados Unidos, e você verá em cada parte do mural, algum grupo específico da sociedade.

Endereço: 76E HOUSTON ST

Atravessando a rua, você encontrará duas outras opções de murais e fotografia. Já que uma delas, na realidade não é um grafite e sim uma porta de loja com flores. Calma, deixe-me te mostrar do que estou falando. O primeiro é um grafite de sol e nuvens e o segundo é a porta de flores de uma loja masculina.

Endereço: 87E Houston St

Murais do Eduardo Kobra

Eduardo Kobra, brasileiro, que faz murais pelo mundo afora, levando sempre alguma mensagem em suas imagens. Sinceramente? Eu adoro a arte do Kobra, mesmo! As cores, o uso de losangos e de triângulos nas imagens e as composições, são incríveis. Depois de você ver uma arte dele, você já entenderá como é fácil de entender quando o mural é feito por ele.

O Kobra tem muita arte de rua em Nova York, mas eu vou falar apenas de algumas delas. Já que eu também quero que você faça esse roteiro da forma mais tranquila possível e tentei juntar o máximo de murais próximos um dos outros para te mostrar.

Algumas quadras depois da porta de flores e grafite do sol, você chegará em um dos murais do Kobra mais emblemáticos (pelo menos para mim). O do menino com uma arma na mão, celular no modo selfie, com fundo de sala de aula.

Endereço: 231 Eldridge St

Ele fica dentro de um estacionamento.

Michael Jackson por Eduardo Kobra

Mais um grafite famoso do Kobra para abrilhantar essa lista de arte de rua em Nova York. Esse em específico eu encontrei um monte de endereços pela internet, e apenas um deles era o correto. Então, já anote no caderno, porque eu lhe darei o endereço certinho para que você consiga chegar no mural do Michael, sem precisar dar muitas voltas nas quadras.

Ah! vale dizer que nessa região tem vários grafites dele, mas eu estou mostrando apenas alguns. Caso você queira, ande um pouco pelo bairro, ao redor desse grafite do Michael, que acabará encontrando vários outros por ali.

Endereço: 401E 11TH St

Ele fica em frente a uma escola Islâmica. Então o endereço que eu lhe passei é da frente do mural, não tem erro.

High Line

Agora você precisará pegar o metro e ir para o High Line. No nosso vídeo sobre os murais de Nova York, eu te mostro a estação que descemos para pegar o High Line logo no começo. Os murais em si ficam mais ao meio e final dele, o que significa que caso você esteja no Chelsea Market, você conseguirá visualiza-los mais rapidamente.

Dorothy Lannone – Estátua da Liberdade

Esse grafite tem tempo de duração. Ele ficará ali somente até março de 2019, depois será substituído por outro grafite, de escolha do High Line. Esse em questão é muito interessante, pois é baseado em um soneto de 1883, e do qual você vê a escrita de “I lift my lamp beside the golden door” – Em tradução livre: “Eu levanto minha lâmpada ao lado da porta de ouro”. Essa frase do final do soneto, cria a relação com a liberdade prometida pela imigração, e que por sinal tem gravada dentro da coroa da estátua da Liberdade.

Endereço: High Line at 22nd St

Dalai Lama e Madre Tereza – Eduardo Kobra

Eu falei que iria mostrar mais uma arte do Kobra. Essa é linda demais e você consegue ver pelo High Line. De um lado Dalai Lama e do outro Madre Tereza de Calcutá. Gente, vale muito a pena olhar esse mural, principalmente se você conhece pelo menos um pouquinho que seja sobre os dois.

Upper East Side

Essa é especial para aqueles que assistiram nosso vídeo de Roosevelt Island. Esse mural fica em frente ao teleférico de Manhattan para a ilha. Esse em especial é um mural colaborativo, já que foi feito por dois grafiteiros. A mensagem que é passada é linda. “Love comes in every color”.

Endereço: E 60ST esquina com a 2 Avenue.

Chinatown

Quer ver alguns grafite bem diferentes e com temática asiática? Então você precisará ir até a Chinatown de Manhattan. Além de aproveitar para conhecer a região, comer algo típico, você poderá encontrar muito grafite diferentes. Tem de diversas formas, com cores diferentes e muitos de dragões. O que eu mais gostei? Foi o de uma ‘samurai’. Bem no estilo “Lute como uma garota”.

Grafite por Nova York

Encontrou outros pela cidade e quer dividir com a gente? Comente aqui e não esqueça do endereço! Assim podemos criar uma comunidade de belos grafite pela cidade e todo mundo conhecer o preferido o colega.

Ah! não esqueça de ler esse post sobre:

[table id=1 /]

Comente este post!

Ficou com alguma dúvida?